quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Nº 1848 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - TOBIAS - (Introdução e CAP. 1) - 18 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO
18 de Dezembro de 2013
Nº 1848  -  2ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013
iSRAEL 1
Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL
Nº 1848
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).
Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do
ANTIGO TESTAMENTO
que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:
Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.
Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;
e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever
até que Deus mo permita, evidentemente…
Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS…
(Uff... É obra…)
num total de 474 páginas, ficando a faltar apenas 724 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:
TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
- Sejamos optimistas –.
Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.
!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
Sei, no entanto que se poderá dizer:
trata-se de uma
tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).
e, SE CALHAR, É…
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,
no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
iSRAEL ANTIGO
Mapa de Israel antigo
Mãos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
Livro de TOBIAS
Tobias removendo as entranhas do peixe
Tobias desentranhando o peixe que o atacou, acompanhado pelo Arcanjo São Rafael
LIVRO DE TOBIAS
 
INTRODUÇÃO
 
 
1  -  HISTÓRIA E VIRTUDE DE TOBITE
 
Este livro narra-nos a história de TOBITE e de SARA, mulher de seu filho TOBIAS. Todos eles eram israelitas piedosos que sempre permaneceram fiéis ao Senhor, seu Deus, mesmo mo meio das piores tribulações.
O próprio nome de TOBITE, abreviatura hebraica de «Tòbiyyâh», que quer dizer «Deus é bom», confirma a acção da divina Providência, que vela por aqueles cuja fé é inabalável, ajuda-os a vencer as provas e acaba por os recompensar, acima de toda a expectativa, como no caso de TOBITE.
RESUMO
As origens de TOBITE e a sua piedade (1). TOBITE no cativeiro (2, 1-9). A sua resignação nas provas (2, 10-3, 6). SARA, no meio da sua aflição, ora ao Senhor (3, 7-25). Discurso de TOBITE a seu filho (4). O filho de TOBITE empreende viagem, acompanhado por um anjo (5, 1-6, 9). Bodas do filho de TOBITE com SARA (6, 10-8, 9). GABAEL assiste às bodas (9). regresso de TOBIAS para junto de seus pais (10, 11). Revelação do anjo (12). Cântico de TOBITE (13). Morte de TOBITE e de TOBIAS.
1 – HISTÓRIA E VIRTUDE DE TOBITE
História de Tobite, filho de Tobiel, filho de Ananiel, filho de Aduel, filho de Gabael, da descendência de Asiel, da tribo de Neftali, o qual, no tempo de Salmanasar, rei dos assírios, foi levado cativo de Tisbé, que fica à direita de Cades, em Neftali, na Galileia Setentrional, acima de Hasor, do outro lado (do caminho) do Poente à esquerda da de Sefete.
«Eu, Tobite, caminhei pelos caminhos da verdade e da justiça durante lodos os dias da minha vida, dando muitas esmolas aos meus irmãos, aos da minha nação, que comigo tinham sido levados cativos para a terra dos assírios, em Nínive. Sendo jovem, vivia na minha pátria, na terra de Israel. Toda a tribo de Neftali, meu pai, apostatara da casa de David e de Jerusalém, cidade escolhida, entre todas as tribos de Israel, para oferecer sacrifícios e ser morada do Altíssimo, santificada por todas as gerações. Todos os meus irmãos, assim como a casa de Neftali, meu pai, sacrificavam ao bezerro que Jeroboão, rei de Israel (1 Rs 12, 19 s), mandara fazer em Dan, sobre as montanhas da Galileia. Eu, porém, ia a maior parte das vezes só, a Jerusalém, durante as festas, conforme está ordenado a Israel por preceito eterno (Ex 23, 17). Levava as primícias, os dízimos das colheitas e as primeiras lãs das ovelhas, e entregava-as aos sacerdotes, filhos de Aarão, no altar. O dízimo do trigo, do vinho, do óleo, das romãs, dos figos e dos demais frutos entregava-o aos filhos de Levi, em função em Jerusalém. Entregava o segundo dízimo em dinheiro, cada seis anos, e ia anualmente a Jerusalém e lá o consumia.
«E o terceiro dízimo entregava-o aos órfãos, às viúvas e aos prosélitos, que se haviam juntado aos filhos de Israel. Dava-lho de três em três anos, e consumíamo-lo conforme o preceito da lei de Moisés e as recomendações de Débora, mãe de meu pai, pois eu era órfão de pai. Já homem, tomei por esposa Ana, da tribo de meu pai (Ex 34, 11) e dela tive um filho, a quem dei o nome de Tobias. Quando fomos levados cativos para Nínive, todos os meus irmãos, e os da minha linhagem, comiam dos alimentos dos gentios. Eu, porém, abstinha-me de os comer, porque, com toda a minha alma, me lembrava de Deus. Concedeu-me o Altíssimo favor e graça perante Salamanasar, que me fez seu provedor. Viajando pela Média, onde fazia compras para o rei até à sua morte, emprestei a Gabael, irmão de Gabri, em Rages da Média, dez talentos de prata, guardados em pequenos sacos.
Por morte de Salmanasar, sucedeu-lhe seu filho, Senaquerib. Os caminhos para a Média tornaram-se pouco seguros, de modo que não pude lá voltar. Nos dias de Salmanasar dava muitas esmolas aos meus irmãos, fornecendo pão aos esfomeados e vestindo os nus e se encontrava morto alguém da minha linhagem , atirado para junto dos muros de Nínive, dava-lhe sepultura. E quando, após ter fugido da Judeia nos dias de julgamento que sobre ele executou o rei do céu, por causa das blasfémias que pronunciava, Senaquerib mandava matar alguém, eu enterrava-o. Com efeito, Senaquerib, na sua ira, mandava matar muitos israelitas. Eu, porém, às ocultas, ia buscar os cadáveres e sepultava-os; quando, a seguir, o rei os procurava, não os encontrava (2 Rs 18, 17 s; Is 36 s). Um ninivita foi informar o rei que era eu quem enterrava os mortos e, então, tive de me ocultar. Sabendo que ele me procurava , para me matar, fugi com medo. Fui despojado de tudo o que possuía e só fiquei com Ana, minha mulher, e com Tobias, meu filho. Ainda não tinham passado quarenta dias quando dois dos seus filhos o mataram e fugiram para os montes de Ararat. Sucedeu-lhe seu filho, Saquerdão, o qual colocou Ahikar, filho de meu irmão Anael, à frente de toda a contabilidade administrativa do reino. Ora Ahikar intercedeu por mim e eu pude voltar para Nínive. O meu sobrinho, Ahikar, era copeiro, guarda-selos, administrador e contador, e Saquerdão nomeara-o seu primeiro ministro.  
(Texto do Livro de TOBIAS)
Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg
                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
LOCAL
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
18 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...