quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nº 1870 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - TOBIAS (3) - 20 de Dezembro de 2013

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

20 de Dezembro de 2013

Nº 1870  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1870

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS…

(Uff... É obra…)

num total de 474 páginas, ficando a faltar apenas 724 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de TOBIAS

Tobias removendo as entranhas do peixe

Tobias desentranhando o peixe que o atacou, acompanhado pelo Arcanjo São Rafael

LIVRO DE TOBIAS

2  -  AS DUAS PRECES

Entristeci-me e chorei, e com aflição orei, dizendo: - «Vós sois justo, Senhor! Todas as Vossas obras são justas e todos os Vossos caminhos são misericórdia e verdade; proferis um juízo verídico por toda a eternidade. Agora, Senhor, recordai-Vos de mim, olhai-me e não me castigueis por causa dos meus pecados e transgressões, nem pelos pecados que os meus pais cometeram contra Vós. Não obedeceram aos Vossos mandamentos, por isso, entregastes-nos à pilhagem, ao cativeiro e à morte; fizestes de nós um objecto de escárnio e injúria de todos os gentios, entre os quais nos dispersastes (2 Sam 7, 14). E agora poderíeis executar sobre mim muitos juízos verídicos por causa dos meus pecados e dos de meus pais, pois não cumprimos os Vossos preceitos e não caminhamos na verdade diante de Vós. Todavia, concedei-me esta graça; Mandai que o meu espírito me seja tomado, para que eu desapareça da face da terra e de novo me torne pó; porque melhor é para mim morrer do que viver, pois tive de ouvir ultrajes, mentiras e grande tristeza me acabrunha. Senhor, permiti que seja libertado desta angústia, fazei-me chegar à morada eterna e não afasteis de mim Senhor, a Vossa face, pois é melhor para mim morrer e não mais ouvir opróbrios, que sentir na vida tanta dor!

Sara ora ao Senhor – Naquele mesmo dia, aconteceu que Sara, filha de Raguel, que estava em Ecbátana, na Média, teve de ouvir também injúrias de uma das escravas de seu pai. Fora dada como esposa a sete maridos. Mas Asmodeu, um demónio maligno, matara-os antes que se pudessem aproximar dela como esposa. Disse-lhe, pois, a serva: «És tu que matas os teus maridos! Eis que já fostes dada a sete homens, e de nenhum  até agora tiveste proveito. Porque nos espancas por terem morrido os teus maridos? Vai-te embora com eles e não vejamos de ti um filho nem filha por toda a eternidade!» Naquele dia, a alma de Sara encheu-se de tristeza e ela pôs-se a chorar; subiu, então, ao quarto de seu pai, com intenção de se enforcar. Todavia reflectiu de novo e disse para consigo: «Poderiam escarnecer de meu pai e dizer-lhe: “Tiveste uma filha única, muito querida, e ela enforcou-se por causa das suas desgraças”; assim, levaria eu para a região dos mortos a velhice de meu pai, consumida pelo luto. É melhor, então, que não me enforquem, mas peça ao Senhor a morte, para que nunca mais ouça insultos em toda a minha vida». Naquele instante, estendeu Sara os braços para a janela e orou nestes termos: «Vós sois bendito, Deus misericordioso! Que o Vosso nome seja bendito por todos os séculos! Louvem-Vos todas as Vossas obras pela eternidade! Eis que agora ergo para Vós a minha face e os meus olhos. Mandai que eu seja retirada da terra, para que jamais ouça tais opróbrios. Sabei, Senhor, que estou pura de toda a mácula contraída com algum homem e que nunca manchei o meu nome nem o de meu pai nesta terra do meu cativeiro. Sou filha única de meu pai, que não tem outro descendente que possa constituir herdeiro. nem tem parente próximo ou companheiro da mesma tribo, para o qual eu me deva conservar como esposa. Morreram-me já sete maridos: para que, pois, me serve a vida? Se, porém, não ma quiserdes tirar, Senhor, olhai-me e tende piedade de mim, para que não ouça mais ultrajes».

Deus ouve as orações de Tobite e de Sara – Na mesma hora, foi ouvida a oração de ambos na presença da glória de Deus. por isso, foi enviado Rafael para os curar: Tirar as escamas dos olhos de Tobite, a fim de que com os seus próprios olhos pudesse ver a luz do céu, e dar a Sara, filha de Raguel, como esposa a Tobias, filho de Tobite, expulsando dela Asmodeu, o demónio maligno – pois a Tobias, de preferência aos demais pretendentes, competia tomá-la para si. No mesmo instante, voltou Tobite para casa e Sara, filha de Raguel, desceu do quarto.

(Texto do Livro de TOBIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

20 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...