SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
Festividade Universal
Na Oitava do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo e dia da Sua Circuncisão, a solenidade de SANTA MARIA, Mãe de Deus, que no Concílio de Éfeso os Padres aclamaram como Theotókos, porque nela o Verbo Se fez carne e habitou entre os homens o Filho de Deus, príncipe da paz, a quem foi dado o Nome que está acima de todos os nomes.
BASÍLIO, Santo
Bispo - (379)
Em Cesareia da Capadócia, hoje Kayseri, na Turquia, o sepultamento de São BASÍLIO, bispo, cuja memória se celebra amanhã, dia 2.
JUSTINO, Santo
Bispo - (séc. IV)
Na Campânia e nos Abruzzos, regiões da Itália, a comemoração de São JUSTINO, que é celebrado como bispo eminente pelo seu zelo e pela defesa dos cristãos.
ALMÁQUIO, Santo
Mártir - (391)
Em Roma, Santo ALMÁQUIO, que, opondo-se às lutas dos gladiadores, por ordem de Alípio, prefeito da cidade, foi morto pelos próprios gladiadores e contado entre os mártires vencedores.
EUGENDO, Santo
Abade - (516)
No monte Jura, na região da Gália Lionense, actualmente na França, a comemoração de Santo EUGENDO, abade do mosteiro de Condat, que desde a adolescência viveu no mosteiro, onde promoveu com grande vigor a vida comum dos monges.
FULGÊNCIO, Santo
Bispo - (533)
Em Ruspas, cidade da Bizacena, na actual Tunísia, São FULGÊNCIO, bispo, que, depois de ter sido procurador deste território, abraçou a vida monástica e foi eleito bispo. No tempo da perseguição dos Vândalos, por causa do seu zelo pela fé católica e eminente doutrina, sofreu muito da parte dos arianos e duas vezes foi desterrado pelo rei Trasimundo para a Sardenha. Tendo regressado à sua Igreja, dedicou o resto da sua vida a fortalecer os seus fiéis com a palavra da graça e da verdade.
CLARO, Santo
Abade (660 ou 670)
Em Vienne, na Borgonha, na actual França, São CLARO, abade do mosteiro de São MARCELO, que deu aos monges exemplo insigne da perfeição religiosa.
FRODOBERTO, Santo
Abade - (667)
Em Troyes, cidade da Nêustria, também na actual França, São FRODOBERTO, fundador e primeiro abade do mosteiro de Moutier-la-Celle.
GUILHERME, Santo
(1031)
No mosteiro de Fécamp, na Normandia, igualmente na actual França, o passamento de São GUILHERME, abade de São Benigno de Dijon, que nos últimos tempos da sua vida orientou com firmeza e prudência muitos monges, distribuídos em quarenta mosteiros.
ODILO, Santo
abade - (1049)
Próximo de Sauvigny, cidade da Borgonha, também na actual França, o passamento de Santo ODILO, abade de Cluny, que foi sempre rigoroso consigo mas benigno e misericordioso para com os outros, Pacificou em nome de Deus os povos beligerantes e, em tempo de fome, socorreu com todos os meios os necessitados. Foi o primeiro a ordenar que se celebrasse nos seus mosteiros a comemoração de Todos os Fiéis Defuntos no dia seguinte à Solenidade de Todos os Santos.
ZEDISLAVA, Santa
(1252)
Em Jabloné, na Boémia, actualmente na Chéquia, Santa ZEDISLAVA, mãe de família, que prestou grande conforto aos aflitos.
HUGOLINO, Beato
(século XIV)
Em Gualdo Cattâneo, na Úmbria, actualmente região da Itália, o Beato HUGOLINO, que viveu como eremita.
JOSÉ MARIA TOMÁSI, Santo
Presbítero e Cardeal - (1713)
Em Roma, São JOSÉ MARIA TOMÁSI, presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes Teatinos e cardeal, que, desejando ardentemente a renovação do culto divino, dedicou quase toda a sua vida à investigação e publicação dos antigos textos e documentos da Sagrada Liturgia, assim como à catequese das crianças.
JOÃO e RENATO LEGO, Beatos
Irmãos, presbíteros e mártires (1794)
Em Avrillé, próximo de Angers, na França, os irmãos beatos JOÃO e RENATO LEGO, presbíteros e mártires, que, durante a Revolução Francesa, por se terem recusado a prestar o infame juramento imposto ao clero, foram decapitados na guilhotina.
VICENTE MARIA STRÁMBI, Santo
Bispo - (1824)
Em Roma, São VICENTE MARIA STRÁMBI, bispo de Macerata e de Tolentino, da Congregação da Paixão, que governou fielmente as dioceses que lhe foram confiadas e, por perseverar na sua fidelidade ao Romano Pontífice, sofreu o exílio.
VALENTIM PAQUAY, Beato
presbítero (1905)
Em Hasselt, próximo de Maastricht, na Bélgica, o Beato VALENTIM PAQUAY, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que, na pregação, no ministério da reconciliação e na devoção ao rosário mariano, deu exemplo admirável de caridade cristã, alcançando, em seu espírito de humildade, a mais sublime santidade.
SEGISMUNDO GORAZDOWSKI, Santo
presbítero (1920)
Em, L’viv, na Ucrânia, São SEGISMUNDO GORAZDOWSKI, presbítero, natural da Polónia, que, animado pelo seu grande amor ao próximo, foi precursor das obras para a defesa da vida, fundou o Instituto das Irmãs de São José e se dedicou de todos os modos possíveis ao cuidado dos pobres e dos abandonados.
ANDRÉ GOMÉZ SÁEZ, Beato
Presbítero e mártir - (1937)
Em Santander, cidade da Cantábria, no litoral da Espanha, o Beato ANDRÉ GÓMEZ SÁEZ, presbítero da Sociedade Salesiana e mártir.
LUÍS GROZDE, Beato
Mártir - (1943)
Em Mirna, na Eslovénia, o Beato LUÍS GROZDE, membro da Acção Católica e mártir, que foi assassinado em ódio à fé sob o regime comunista.
MARIANO KOMOPINSKI, Beato
Mártir (1943)
No campo de concentração de Dachau, nas proximidades de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato MARIANO KONOPINSKI, presbítero e mártir, natural da Polónia, que, depois de suportar cruéis atrocidades dos médicos, morreu por Cristo Senhor.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Caros Amigos:
Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.
Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.
Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.
Portanto o resumo que eu publico hoje, (E AGORA…) deveria tê-lo sido no dia 1 de Janeiro.
_____________________________________Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.