HERMES e CAIO, Santos
Mártires (séc. IV)
Na Mésia, no território actualmente compreendido entre a Roménia e a Bulgária, os santos HERMES e CAIO, mártires, o primeiro em Arcer, e o segundo em Vidin.
GREGÓRIO, Santo
Bispo - (539 ou 540)
Em Dijon, na Borgonha, actualmente na França, São GREGÓRIO que, depois de ter sido conde na região de Autun durante muitos anos, foi ordenado bispo de Langres.
FERRÉOLO, Santo
Bispo (581)
Em Uzés, na Gália Narbonense, hoje também na França, São FERRÉOLO, bispo, que escreveu uma regra para monges e, tendo sido mandado para o exílio por inveja, três anos depois foi reconhecido como verdadeiro homem de Deus e voltou com grande alegria para junto do seu povo.
RIGOMERO, Santo
Bispo (séc. VI)
Em Meaux, na Nêustria, também na actual França, São RIGOMERO, bispo.
RIGOBERTO, Santo
Bispo - (743)
Em Reims, também na Nêustria, São RIGOBERTO, bispo que, expulso, contras as normas canónicas, da sua sede episcopal por Carlos Martel, rei dos Francos, passou o resto da vida em obscura humildade.
FARAÍLDE, Santa
Viúva (745)
Em Bruay-sur-l’Escaut, próximo de Valenciennes, no território de Artois da Nêustria, também na actual França, Santa FARAÍLDE, viúva, que obrigada a contrair matrimónio com um homem violento, abraçou até à sua velhice uma vida de oração e austeridade.
ÂNGELA, Beata
Viúva - (1309)
Em Foligno, na Úmbria, região da Itália, a Beata ÂNGELA, que, depois da morte do esposo e dos filhos, seguindo os passos de São Francisco, se consagrou inteiramente a Deus e escreveu num livro as experiências extraordinárias da sua vida mística.
CRISTIANA (Oringa) MENABUOI, Beata
Virgem (1310)
Em Santa Crocce sull’Arno, na Etrúria, actualmente na Toscana, região da Itália, a Beata CRISTIANA (Oringa) MENABUOI, virgem, que fundou um mosteiro com a regra de Santo Agostinho.
TOMÁS PLUMTREE, Beato
Presbítero e mártir - (1570)
Em Durham, na Inglaterra, o Beato TOMÁS PLUMTREE, presbítero e mártir que, no reinado de Isabel I, foi condenado à morte pela sua fidelidade à Igreja católica e, depois de ter afirmado corajosamente, diante do patíbulo, que preferia dar a vida a cair na apostasia, foi enforcado.
ISABEL ANA SETON, Santa
Viúva e fundadora (1821)
Em Emmetsburg, cidade de Maryland, nos Estados Unidos da América do Norte, Santa ISABEL ANA SETON, que ao ficar viúva, professou a fé católica e se entregou com grande diligência à formação das adolescentes e ao cuidado das crianças pobres com a Congregação das Irmãs da Caridade de São José, por ela mesma fundada.
MANUEL GONZÁLEZ GARCIA, Beato
Bispo (1940)
Em Madrid, na Espanha, o Beato MANUEL GONZÁLEZ GARCIA, bispo, que foi um exímio pastor segundo o coração do Senhor. Promoveu com a maior diligência a difusão do culto da Santíssima Eucaristia e fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de Nazaré.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Caros Amigos:
Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.
Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.
Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.
Portanto o resumo que eu publico hoje, (E AGORA…) deveria tê-lo sido no dia 4 de Janeiro.
_____________________________________
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.