MATIAS, Santos
Bispo - (séc. II)
Em Jerusalém, São MATIAS, bispo que, depois de muitos padecimentos por Cristo, descansou em paz.
BARSIMEU, Santos
Bispo - (séc. III)
Em Edessa, no Osroene, hoje Sanliurfa, na Turquia, São BARSIMEU, bispo, que segundo a tradição, foi duramente flagelado por amor de Cristo no tempo do imperador Décio, mas, terminada a perseguição, obteve a libertação do cárcere e passou o resto da sua vida em intensa actividade no governo da Igreja que lhe foi confiada.
MARTINHA, Santa
(677)
Em Roma, a comemoração de Santa MARTINHA, sob cujo título o papa Dono dedicou uma basílica no foro romano.
BATILDE, Santa
Rainha e fundadora - (680)
Em Chelles, no território de Paris, actualmente na França, Santa BATILDE, rainha, que fundou cenóbios sob a Regra de São Bento segundo os costumes de Luxeuill; depois da morte de seu esposo Clóvis II, foi regente do reino e, durante o reinado de seu filho, passou os últimos anos da sua vida na rigorosa observância da regra monástica.
ALDEGUNDES ou ALDEGONDA, Santa
Abadessa - (684)
Em Maubeuge, na Nêustria, na actual França, Santa ALDEGUNDES ou ALDEGONDA, abadessa, no tempo do rei Dagoberto.
ARMENTÁRIO, Santo
Bispo - (731)
Em Pavia, na Lombardia, região da Itália, Santo ARMENTÁRIO, bispo, que depositou solenemente o corpo de Santo Agostinho na basílica de São Pedro «in Caelo Áureo», para ali trasladado pelo rei Liutprando.
TEÓFILO o Jovem, Santo
Mártir - (792)
A paixão de São TEÓFILO o Jovem, mártir, que, sendo comandante da frota cristã, foi capturado pelos inimigos junto a Chipre e conduzido a Harum, califa dos Sarracenos; e não podendo este obrigá-lo a negar a Cristo, nem com promessas nem com ameaças, mandou que fosse passado ao fio de espada.
ADELELMO ou LESMES, Santo
Abade - (1097)
Em Burgos, cidade de Castela e Leão, actual região de Espanha, Santo ADELELMO ou LESMES, abade, que transformou num mosteiro a capela de São João com o hospício adjacente.
FRANCISCO TAYLOR, Beato
Pai de família e mártir - (1584)
Em Dublin, na Irlanda, o passamento do Beato FRANCISCO TAYLOR, mártir, que sendo pai de família, passou sete anos encerrado no cárcere por causa da sua fé católica e, consumido pelas tribulações e pela idade avançada, terminou o martírio no reinado de Jaime I.
OGASAWARA YOSABURO GEN’YA e
OGASAWARA MIYA LUÍSA, esposos e 9 filhos, Beatos
Esposos e filhos - mártires - (1636)
Em Kumamoto, cidade do Japão, os beatos mártires OGASAWARA YOSABURO GEN’YA e sua esposa OGASAWARA MIYA LUÍSA com nove filhos OGASAWARA GENPACHI, OGASAWARA MARI, OGASAWARA KURI, OGASAWARA SASAEMON, OGASAWARA SAYUEMON, OGASAWARA SHIRO, OGASAWARA GORO, OGASAWARA TSUCHI, e OGOSOWARA GONNOSUKE e ainda quatro servos da família.
JACINTA MARISCÓTTI, Santa
Virgem e fundadora - (1640)
Em Viterbo, na Toscana, hoje no Lácio, região da Itália, Santa JACINTA MARISCÓTTI, virgem da Ordem Terceira Regular de São Francisco, que depois de passar quinze anos em prazeres mundanos, abraçou uma vida austeríssima e promoveu irmandades para a assistência dos idosos e para a adoração da Santíssima Eucaristia.
SEBASTIÃO VALFRÉ, Beato
Presbítero - (1710)
Em Turim, no Piemonte, região da Itália, o Beato SEBASTIÃO VALFRÉ, presbítero da Congregação do Oratório de São Filipe Néri, que trabalhou com todo o ardor na assistência aos pobres, aos enfermos e aos presos nos cárceres e, pela sua bondade e diligente caridade, conduziu muitos a Cristo.
PAULO HO HYOB, Santo
Mártir - (1840)
Em Seul, na Coreia, o santo mártir PAULO HO HYOB, que sendo soldado, foi preso por causa da sua profissão de fé cristã e submetido a cruéis torturas, de tal modo que, pela debilitação das suas forças, pareceu estar prestes a ceder; mas, arrependido, imediatamente confirmou diante do juiz a sua fé em Cristo; por isso ficou encarcerado durante muito tempo e, finalmente, enfraquecido pelas flagelações, morreu no Senhor.
TOMÉ KHUONG, Santo
Presbítero e mártir - (1860)
Em Tonquim, no actual Vietnam, São TOMÉ KHUONG, presbítero e mártir, que durante a perseguição do imperador Tu Duc, permanecendo invencível na profissão da fé cristã, foi metido no cárcere e, ajoelhado diante da cruz, morreu a golpes de machado.
DAVID GALVÁN, Santo
Presbítero e mártir - (1915)
Em Guadalajara, México, São DAVID GALVÁN, presbítero e mártir, que durante a perseguição mexicana, por defender a santidade do matrimónio, foi fuzilado pelos soldados , sem processo judicial, e assim alcançou a coroa do martírio.
MUCIANO MARIA (Luís Wiaux), Santo
Religioso - (1917)
Em Malonne, na Bélgica, São MUCIANIO MARIA (Luís Wiaux), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, que consagrou quase toda a sua vida a trabalhar, com inflexível constância e contínua alegria, na educação dos jovens.
COLUMBA (José) MARMION, Beato
Presbítero e abade - (1923)
No mosteiro de São Bento de Maredsous, também na Bélgica, o Beato COLUMBA (José) MARMION, que, natural da Irlanda, foi ordenado presbítero e eleito abade da Ordem de São Bento, onde resplandeceu como pai do cenóbio e guia das almas, pela santidade de vida, doutrina espiritual e eloquência.
CARMÉN GARCIA MOYON, Beata
Educadora e mártir - (1937)
Em Torrent, localidade da provincia de Valência, na Espanha, a Beata CARMÉN GARCIA MOYON, mártir, que trabalhou diligentemente como educadora da doutrina cristã e, durante a perseguição religiosa, depois de ter resistido tenazmente à tentativa de violação, foi queimada viva pela fé em Cristo.
SEGISMUNDO PISARSKI, Beato
Presbítero e mártir - (1943)
Em Gdeszyn, cidade da Polónia, o Beato SEGISMUNDO PISARSKI, presbítero e mártir, que durante a guerra, por não renunciar à sua fé perante os perseguidores, foi expulso da sua igreja paroquial e finalmente preso e fuzilado.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Caros Amigos:
Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.
Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.
Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.
Acontece, portanto, – GRAÇAS A DEUS - que como podem verificar, já consegui colocar em dia, a publicação desta Página – SANTOS DE CADA DIA e a partir do passado dia 21, vou ver se tenho possibilidade de continuar a agendar os textos correspondentes ao que falta decorrer até ao próximo dia 31. Mantenho para já o mesmo figurino.
_____________________________________
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.