VICENTE, Santo
Diácono e Mártir (304)
São VICENTE, diácono de Saragoça e mártir, que na perseguição do imperador Diocleciano, depois de padecer cárceres, fome, o cavalete e ferros incandescentes, terminou invicto o glorioso combate em Valência, da Espanha Cartaginense e subiu ao Céu para gozar o prémio do seu martírio.
VALÉRIO, Santo
Bispo (305/315)
Comemoração de São VALÉRIO, bispo de Saragoça, na Hispânia Tarraconense, que participou no Primeiro Concílio de Elvira e, conduzido para Valência juntamente com São Vicente, foi enviado para o exílio.
GAUDÊNCIO, Santo
Bispo - (418)
Em Novara, na Ligúria, hoje no Piemonte, região da Itália, São GAUDÊNCIO, considerado o primeiro bispo desta sede episcopal.
PÁTROCLO, Santo
Mártir (séc. III)
Em Troyes, na Gália Lionense, actualmente França, São PÁTROCLO, mártir.
ANASTÁSIO, Santo
Monge e Mártir - (628)
Em Sérgiopolis, na Pérsia, actualmente no Iraque, a paixão de Santo ANASTÁSIO, monge e mártir que, depois dos numerosos tormentos que tinha padecido em Cesareia da Palestina, foi torturado com muitos suplícios por Cósroas, rei dos Persas e, finalmente, depois de presenciar a morte de setenta companheiros, foi estrangulado junto ao rio Eufrates e decapitado.
BERNARDO, Santo
Bispo - (842)
No mosteiro de Romans, junto ao rio Isére, nos Alpes, actualmente na França, o sepultamento de São BERNARDO, bispo de Vienne que, tendo passado da milícia de Carlos Magno para a milícia de Cristo, distribuiu pelos pobres a fortuna herdada do seu pai e construiu dois cenóbios, o de Ambournay e o de Romans, onde terminou a sua vida.
DOMINGOS, Santo
Abade - (1031)
Em Sora, no Lácio, região da Itália, São DOMINGOS, abade que fundou mosteiros em várias regiões de Itália e reconduziu outros à observância regular com o seu espírito de reformador.
MARIA MANCINI, Santa
Viúva e religiosa (1431)
Em Pisa, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, a Beata MARIA MANCINI que, depois de enviuvar duas vezes e ter perdido todos os filhos, por conselho de Santa Catarina de Sena seguiu a vida comunitária no mosteiro de São Domingos, ao qual presidiu durante dez anos.
ANTÓNIO DELLA CHIESA, Santo
Presbítero - (1459)
Em Como, na Lombardia, também na Itália, o Beato ANTÓNIO DELLA CHIESA, presbítero da Ordem dos Pregadores, que reformou a vida regular em alguns conventos, acompanhando a fragilidade humana com indulgência e corrigindo-a com firmeza.
GUILHERME PATENSON, Beato
Presbítero e Mártir - (1592)
Em Londres, na Inglaterra, o Beato GUILHERME PATENSON, presbítero e mártir, que no reinado de Isabel I, foi condenado à morte por causa do seu sacerdócio; no cárcere ainda reconciliou com a Igreja seis dos seus companheiros de prisão; finalmente, decapitado na praça de Tyburn, consumou o glorioso martírio.
FRANCISCO GIL DE FREDERICH e
MATEUS AFONSO DE LEZINIANA, Santos
Presbíteros e mártires (1745)
Em Tonquim, no actual Vietnam, os santos FRANCISCO GIL DE FREDERICH e MATEUS AFONSO DE LEZINIANA, presbíteros da Ordem dos Pregadores e mártires, que no reinado de Trinh Doanh, depois de persistente pregação do Evangelho, continuada no cárcere, morreram gloriosamente por Cristo ao fio da espada.
VICENTE PALLÓTTI, Santo
Presbítero e fundador (1850)
Em Roma, São VICENTE PALLÓTTI, presbítero , fundador da Sociedade do Apostolado Católico, que com as suas obras e escritos incitou a vocação de todos os baptizados em Cristo para trabalhar generosamente pela Igreja.
GUILHERME JOSÉ CHAMINADE, Beato
Presbítero - (1850)
Em Bordéus, na França, o Beato GUILHERME JOSÉ CHAMINADE, pores itero que exerceu com audácia o seu zelo pastoral clandestinamente durante muito tempo e, procurando congregar os fiéis leigos para promover o culto da Virgem Santa Maria e as missões exteriores, fundou o Instituto das Filhas de Maria Imaculada e a Sociedade de Maria.
LAURA VICUNHA, Beata
Virgem (1904)
Em Junin de los Andes, na Argentina, a Beata LAURA VICUNHA, virgem, natural da cidade de Santiago do Chile e aluna do Instituto de Maria Auxiliadora, que aos treze anos ofereceu a Deus a sua vida pela conversão de sua mãe.
JOSÉ NASCIMBÉNI, Beato
Presbítero e fundador - (1922)
Em Castelleto del Garda, localidade do Véneto, região da Itália, o Beato JOSÉ NASCIMBÉNI, presbítero, fundador do Instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Família.
LADISLAU BATTHYÁNY-STRATTMANN, Beato
Pai de família - (1931)
Em Viena, na Áustria, o Beato LADISLAU BATTHYÁNY-STRATTMANN, pai de família, que dando testemunho do Evangelho, tanto na vida familiar como na sociedade civil, pela santidade da sua vida e das suas obras, honrou como cristão o nome e dignidade de médico e com grande caridade se dedicou à assistência dos enfermos, para os quais fundou hospitais, onde recebia, sem atitude alguma de vanglória, apenas pobres e indigentes.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Caros Amigos:
Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.
Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.
Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.
Acontece, portanto, – GRAÇAS A DEUS - que como podem verificar, já consegui colocar em dia, a publicação desta Página – SANTOS DE CADA DIA e a partir de ontem (21-1), vou ver se tenho possibilidade de, continuar a agendar os textos correspondentes ao que falta decorrer até ao próximo dia 31. Mantenho para já o mesmo figurino.
_____________________________________
Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.
ANTÓNIO FONSECA
In
MARTIROLÓGIO ROMANO
Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.