segunda-feira, 2 de março de 2015

Nº 2311 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - JEREMIAS - (2) - 2 DE MARÇO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o
ANO DE 2015


seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

2 DE MARÇO DE 2015

Nº 2311 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 28-2-2015)
a transcrição do livro da PROFECIA DE ISAÍAS 
exactamente como tinha previsto na Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12)/2014) e agora início um novo livro o de JEREMIAS com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

  JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO


Profeta JEREMIAS



O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho 




PROFECIA DE JEREMIAS


*********************************************************


2

APOSTASIA DE ISRAEL


A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:
«Vai e grita aos ouvidos de Jerusalém estas palavras: Oráculo do Senhor: Lembro-Me da tua fidelidade no tempo da tua mocidade, do amor dos teus desposórios, quando Me seguias no deserto, naquela terra que se não semeia (Os 2, 16-17; Ap 14, 4). 
Era, então, Israel propriedade sagrada do Senhor, a primícia dos seus frutos. 
Todos os que dela comiam, pecavam, e sobrevinha-lhes a desgraça - oráculo do Senhor (Ex 28, 36; Tg 1, 18). 
«Ouvi a palavra do Senhor, casa de Jacob, e vós, todas as famílias da casa de Israel. Isto diz o Senhor
Que injustiça encontraram em Mim os vossos pais, para se afastarem de Mim, irem após a vaidade dos ídolos, tornando-se eles próprios vãos (Is 5, 4; Miq 6, 3; Jo 2, 9)? Não disseram: 
«Onde está o Senhor, que nos fez sair do Egipto, que nos conduziu através do deserto, terra de desolação e de abismos, terra de aridez e de trevas, terra por onde ninguém passa, e onde ninguém habita?» ~
Introduzi-vos numa terra fértil, para que comêsseis os seus ricos frutos. 
Depois de terdes lá entrado , profanastes a Minha terra; e fizeste abominável a Minha herança. 
Os sacerdotes não disseram
«Onde Está o Senhor?» 
Os depositários da lei não Me conheceram, os pastores revoltaram-se contra Mim e os profetas proferiram oráculos em nome de Baal. 
E o povo seguiu os (deuses) que de nada valem (Mal 2, 7; Rom 2, 20). 
Por isso entro hoje em juizo contra vós - Oráculo do Senhor - e contra os vossos filhos. 
Passai, portanto, às ilhas de Cethim, e vêde. 
Enviai homens a Cedar e informai-vos bem, vêde se lá aconteceu coisa semelhante. 
Acaso troca uma nação os seus deuses, apesar de não serem deuses
Mas o Meu povo trocou a sua glória  pelo que de nada vale (Ex 24, 16; Rom 1, 23). «Ó céus, pasmai, tremei de espanto e de horror - oráculo do Senhor
Porque o Meu povo cometeu um duplo crime: 
Abandonou-Me a Mim, fonte de águas vivas, para cavar cisternas, cisternas rotas, que não podem reter as águas (Jo 4, 1). 
Israel, é porventura, um escravo, um escravo nascido na própria casa? 
Por que razão, pois, se tornou numa presa? 
Contra ele rugiram os leões enfurecidos. 
Reduziram a terra a um deserto, queimaram e despovoaram as suas cidades. 
Até os habitantes de Memphis e de Tâfnis te raparam a cabeça. 
Não te aconteceu tudo isto porque abandonaste o Senhor teu Deus, quanto te guiava pelo caminho ? 
E agora, porque não tomas o caminho do Egipto para ires beber a água do Nilo? 
E para que tomar o caminho da Assíria a fim de beber da água do Eufrates? 
Sirvam-te de castigo, as tuas perversidades, e de punição as tuas infidelidades. 
Sabe, portanto, e vê quão funesta e amarga coisa é o haveres abandonado o Senhor teu Deus, e teres perdido o meu temor - oráculo do Senhor Deus dos exércitos
Desde há muito, quebrastes o Meu jugo, rompeste os Meus laços e disseste
«Não Vos servirei» 
E sobre todas as colinas elevadas, sob todas as árvores verdejantes, te reclinaste e te prostituíste. Eu te plantei como vinha escolhida, com sarmentos de boas qualidade. 
Como, pois, te transformaste em sarmentos bastardos de uma videira estranha? 
Ainda que te laves com potassa, e empregues muito sabão, os Meus olhos verão sempre a sordidez  da tua depravação - oráculo do Senhor Javé. 
Como podes dizer
«Não me profanei, não andei atrás dos ídolos?» 
Vê os vestígios dos teus pés no vale, vê tudo o que ali fizeste.
És como dromedária leviana, a correr sem rumo, jumenta selvagem acostumada ao deserto, que aspira o vento no calor da paixão: 
quem a deterá nos seus ardores? 
Os que a buscam não se afadigarão, porque facilmente a encontrarão no tempo do cio. Toma cuidado para que o teu pé se não descalce e a tua garganta não se resseque. 
Mas tu disseste : 
«Não vale a pena ! Amo os estrangeiros  e quero segui-los». 
Como o ladrão fica confundido ao ser surpreendido em flagrante delito, assim serão confundidos os homens da casa de Israel, eles e os seus reis, os seus chefes, os seus sacerdotes e profetas, os quais dizem a um pau: 
«Tu és meu pai» - e a uma pedra: «Tu me geraste». 
Voltaram-Me as costas e não a face. 
Mas no tempo da angústia, invocam-Me
«Levantai-Vos e salvai-Nos Senhor». 
Onde estão os deuses que fabricaste? 
Levantem-se, se te podem salvar no dia da desgraça, porque são tantos, ó Judá, como as tuas cidades. 
Que podeis alegar contra Mim? 
Todos Me fostes infiéis - oráculo do Senhor
Em vão castiguei os vossos filhos. 
Porém não prestaram atenção à reprimenda. 
A espada dizimou os vossos profetas, qual leão devastador (Is 1, 5, 9-13; Mt 23, 34-37; 1 Tes 2, 15). 
«Assim é a vossa raça! Considerai o que diz o Senhor
«Acaso, tenho Eu sido para Israel um deserto, ou terra de trevas?» 
Por que razão o Meu povo clama
«Somos livres, não voltaremos mais para Vós?» 
Porventura esquece a jovem os seus ornatos, ou a esposa o seu cinto? 
Mas o  Meu povo esqueceu-se de Mim, durante dias sem número. 
Com que habilidade preparas os teus caminhos a fim de buscar o que amas! 
É que estás habituada aos caminhos do crime. 
Até nas orlas das tuas vestes se acha o sangue dos pobres inocentes, que, entretanto, não tinhas surpreendido em falta. 
E ainda dizes
«Estou inocente: a Sua cólera certamente afastou-se de mim». 
Eis que te julgarei, por teres dito
«Não pequei!»? 
Com que pressa mudas de caminho! 
Serás confundida pelo Egipto, como o foste pela Assíria. 
De lá sairás também com as mãos sobre a cabeça, porquanto o Senhor rejeita aqueles em quem confias e o seu apoio não te trará bom êxito.







Respeitando o Texto do 

Livro da PROFECIA DE JEREMIAS




===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
2 de MARÇO de 2015






http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...