quarta-feira, 4 de março de 2015

Nº 2313 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE JEREMIAS - (4) - 4 DE MARÇO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o
ANO DE 2015


seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

4 DE MARÇO DE 2015

Nº 2313 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 28-2-2015)
a transcrição do livro da PROFECIA DE ISAÍAS 
exactamente como tinha previsto na Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12)/2014) e agora início um novo livro o de JEREMIAS com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

  JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO


Profeta JEREMIAS



O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho 




PROFECIA DE JEREMIAS


*********************************************************


4



Se te converteres Israel, - oráculo do Senhor, voltarás para Mim
se tirares de diante da Minha face as tuas práticas abomináveis, não serás rejeitada. 
Se jurares pela vida do Senhor, lealmente, com rectidão e justiça, em ti serão abençoadas as nações e em ti se gloriarão. 
Assim diz o Senhor aos povos de Judá e Jerusalém: 
«Desbravai o vosso campo, não semeeis entre espinhos. 
Circuncidai-vos para o Senhor, tirai os prepúcios de vossos corações, varões de Judá e Jerusalém, a fim de que o Meu furor se não converta em fogo, e não vos consuma, e não haja quem o apague, por causa da perversidade das vossas obras (Dt 10, 16). 
Anunciai ao povo de Judá, avisai Jerusalém: 
mandai tocar as trombetas por toda a terra, gritai em alta voz!
Proclamai: 
«Reuni-vos! Retiremo-nos para as cidades fortificadas!» (Jl 2, 1). 
Levantai o estandarte na direcção de Sião! 
Fugi apressadamente, porque vou fazer vir do norte uma desgraça, uma imensa catástrofe. O leão saiu do seu covil, o destruidor das nações põe-se a caminho: 
saiu do seu refúgio para transformar a tua terra num deserto e destruir as tuas cidades, onde mais ninguém habitará. 
Por isso, vesti-vos de saco, chorai e gemei, porque o ardente furor do Senhor não se afastou de nós. 
Naquele dia - oráculo do Senhor - desfalecerá o coração do rei e dos chefes; 
os sacerdotes serão possuídos do terror, e os profetas de espanto: 
«Ai! Senhor Javé, dirão eles.
Verdadeiramente enganastes este povo e Jerusalém quando lhe dissestes: 
Tereis a paz no momento  em que a espada os ia ferir de morte». 
Naquele tempo, dir-se-á a este povo e a Jerusalém: 
Um vento abrasador sopra das colinas do deserto sobre os caminhos do filho do meu povo; vento que não joeira nem purifica. 
Será um vento impetuoso mandado por Mim; 
agora vou também pronunciar a Minha sentença contra eles. 
Eis que se levantará como nuvem tempestuosa, os seus carros são semelhantes ao furacão, os seus cavalos mais leves que as águias. 
Ai de nós! 
Estamos perdidos! 
Jerusalém,  limpa o teu coração da maldade, a fim de que consigas a salvação. 
Até quando aguardarás no coração pensamentos que te são funestos? 
Eis que já se ouve uma voz, vinda de Dan, a dar o alarme, a notícia da calamidade vem dos montes de Efraim. 
Proclamai-a às nações. 
Ei-la! 
Levai a nova a Jerusalém. 
Os assaltantes chegam de longinquas terras e lançam os seus gritos de guerra contra a cidade de Judá. 
Circundam a cidade como guardas de campos, porque ela se revoltou contra Mimoráculo do Senhor
O teu proceder e as tuas obras te trouxeram estas desgraças. 
Eis o fruto da tua malícia, a amargura fere o teu coração. 
Minhas entranhas! 
Minhas entranhas!
Sofro! 
Ai! 
O meu coração tumultua! 
A dor trespassa-o, não me posso calar! 
Já ouço o som das trombetas  e o fragor da batalha. 
Anunciam-se desastres sobre desastres, toda a terra foi devastada. 
De improviso, foram destruídas as minhas tendas, abatidos os meus pavilhões (Ez 7, 26). Até quando verei o estandarte e ouvirei a voz da trombeta? 
O Meu povo está louco não Me conhece. 
São filhos insensatos, desprovidos de inteligência, são hábeis em praticar o mal, mas incapazes de fazer o bem. 
Olhai para a terra  e tudo estava informe e deserto: 
para os céus, e tudo eram trevas. 
Olhei para os montes e todos vacilavam, todas as colinas estremeciam. 
Olhei e já não havia nenhum ser humano, todas as aves do céu tinham fugido. 
Olhei de novo: 
O vergel tornara-se um deserto, todas as sua cidades tinham sido destruídas diante do Senhor, ao sopro da Sua cólera. 
Eis pois o que diz o Senhor
Toda a terra será devastada, mas não a exterminarei de todo. 
Chorará a terra e os céus enegrecer-se-ão, porque assim o decretei e não Me arrependerei, resolvi e não Me retractarei (Os 4, 3; Jl 1, 10). 
Ao grito dos cavaleiros e dos arqueiros, as cidades ficaram desabitadas; 
penetraram nas selvas, galgaram os rochedos; 
as cidades foram abandonadas e os seus habitantes desapareceram. 
E tu desolada que farás agora? 
Por mais que te vistas de purpura, te adornes com ornamentos de ouro, e alargues os olhos com pinturas, em vão te embelezarás. 
Os teus amantes desprezam-te, querem tirar-te a vida (Is 61, 10; Ez 23, 22
Ouço gritos como os da mulher a dar à luz, gritos de angústia  como os do primeiro parto. São os clamores da filha de Sião, que geme e ergue as mãos: 
«Ai, ai de mim! 
A minha alma desfalece diante dos assassinos!».


Respeitando o Texto do 

Livro da PROFECIA DE JEREMIAS




===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
4 de MARÇO de 2015







http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...