quinta-feira, 12 de março de 2015

Nº 2320 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE JEREMIAS - (11) - 12 DE MARÇO DE 2015 - 7ºANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

12 DE MARÇO DE 2015

Nº 2320 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 28-2-2015)
a transcrição do livro da PROFECIA DE ISAÍAS 
exactamente como tinha previsto na Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12)/2014) e agora início um novo livro o de JEREMIAS com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

  JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO


Profeta JEREMIAS



O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho 




PROFECIA DE JEREMIAS


*********************************************************


11

CASTIGO DECRETADO CONTRA OS VIOLADORES DA ALIANÇA


Palavra que o Senhor dirigiu a Jeremias, dizendo: 
«Ouvi as palavras desta aliança e transmiti-a ao povo de Judá e aos habitantes de Jerusalém. 
Dizei-lhes: 
«Assim fala o Senhor, Deus de Israel: 
Maldito o homem que não obedecer às prescrições desta aliança, que dei a vossos pais no dia em que os tirei do Egipto, daquela fornalha de ferro, dizendo: 
Ouvi a Minha voz e fazei todas as coisas que vos mando, e sereis o Meu povo, e Eu o vosso Deus
Então, ratificarei o juramento que fiz a vossos pais de lhes entregar uma terra onde mana leite e mel - como hoje se vê». 
E eu respondi: 
«Assim seja, Senhor» (Dt 4, 20; 7, 12-13). 
O Senhor disse-me: 
«Anuncia todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo-lhes: Ouvi as palavras desta aliança e executai-a. 
Desde o dia que que vos fiz sair do Egipto até hoje, avisei com instância vossos pais falando-lhes assim: 
Ouvi a Minha voz! 
Porém não a ouviram, não prestaram atenção, seguindo, obstinadamente, as más inclinações dos seus corações. 
Então executei contra eles todas as ameaças contidas na aliança que lhes tinha mandado observar e que não observaram (Dt 29, 18). 
O Senhor disse-me: 
«Descobriu-se uma conjuração entre os habitantes de Judá e de Jerusalém.Tornaram às iniquidades   dos seus antepassados que se recusaram a ouvir as Minhas palavras; 
estes também foram após deuses estranhos para os servir. 
A casa de Israel e a casa de Judá violaram a aliança que Eu firmara com os seus pais»». Por isso, assim fala o Senhor
«Descarregarei sobre eles calamidades, das quais não poderão escapar. 
E, quando por Mim gritarem, Eu não os ouvirei». 
Então, as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém irão clamar aos deuses, a quem oferecem incenso. 
Esses deuses, porém, não os salvarão no momento da catástrofe. 
Os teus deuses, ó Judá, são tantos quantas as tuas cidades! 
Tantos como as ruas que tens em Jerusalém serão os os altares de ignomínia  que ergueste para neles oferecer incenso a Baal. 
Tu, pois, não intercedas por este povo, não rogues, não supliques por ele, porque no tempo da sua desgraça, quando clamaram por Mim, Eu não os ouvirei (Heb 10, 26; 1 Jo 5)» 
Por que cometeu a minha amada tanta maldade na Minha casa? 
Acaso os teus votos  e as carnes imoladas apartarão de ti os teus males, para que te glories (Ez 16, 25; Ag 2, 13)? 
Verdejante oliveira de belos frutos, eis o nome que te dera o Senhor
Porém, ao tumulto de um grande ruído, ateou-se-lhe fogo e queimaram-se as suas ramas (Sl 52, 10; Os 14, 7; Rom 11, 17-20). 
O Senhor dos exércitos, que te plantara, decretou calamidades contra ti por causa dos crimes cometidos pela casa de Israel e pela casa de Judá, irritando-Me  com os sacrifícios que fizeram em honra de Baal.

Jeremias perseguido

O Senhor instruiu-me e eu entendi.
Então vi com clareza o Seu proceder para comigo. 
E eu, como manso cordeiro conduzido ao matadouro, ignorava as maquinações tramadas contra mim, dizendo: 
«Destruamos a árvore no seu vigor. 
Arranquemo-la da terra dos vivos, que o seu nome caia no esquecimento (Is 53, 7; Ap 5, 6). Mas Vós, Senhor dos exércitos, sois justo juiz, que sondais os rins e os corações. 
Serei testemunha da vingança que tomareis deles, pois a Vós confio a minha causa. 
Por isso, assim fala o Senhor contra os habitantes de Anatot, que conspiram contra a minha vida, dizendo: 
«Cessa de proclamar oráculos em nome do Senhor,  se não queres morrer às nossas mãos (Jos 21, 18; Mt 13, 57; Jo 7,5 ). » 
Por tal motivo, isto diz o Senhor dos exércitos: 
«Vou castigá-los. Os jovens morrerão à espada, os seus filhos e filhas perecerão de fome. Ninguém escapará, porque quando chegar o tempo do castigo, mandarei a desgraça sobre os habitantes de Anatot».

Respeitando o Texto do 

Livro da PROFECIA DE JEREMIAS



===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
12 de MARÇO de 2015






http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...