quinta-feira, 26 de março de 2015

Nº 2334 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE JEREMIAS - (25) - 26 DE MARÇO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

26 DE MARÇO DE 2015

Nº 2334 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 28-2-2015)
a transcrição do livro da PROFECIA DE ISAÍAS 
exactamente como tinha previsto na Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12)/2014) e agora início um novo livro o de JEREMIAS com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

  JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO


Profeta JEREMIAS



O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho 




PROFECIA DE JEREMIAS


*********************************************************


25

ANÚNCIO DO CATIVEIRO E DA RUÍNA FINAL DA BABILÓNIA

Palavra que foi dirigida a Jeremias acerca de todo o povo de Judá, no quarto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá (que é o primeiro ano de Nabucodonosor, rei da Babilónia) e que o profeta Jeremias anunciou a todo o povo de Judá e a todos os habitantes de Jerusalém, dizendo: 
«Desde o ano décimo terceiro de Josias, filho de Amon, rei de Judá, até este dia, há vinte e três anos, foi-me dirigida a palavra do Senhor, eu vo-la anunciei com assiduidade, mas vós não a ouvistes. 
O Senhor enviou-vos muitas vezes profetas, Seus servos, mas vós não lhes prestásteis
 atenção nem destes ouvidos às mensagens. 
Ele dizia-vos: 
Deixai os vossos maus caminhos e as vossas más obras, e habitareis para sempre na terra que o Senhor vos deu, a vós e a vossos pais. 
Não queirais ir atrás de outros deuses, para os servirdes e adorardes. 
Não provoqueis a  Minha ira para vossa desgraça com esses (ídolos), obra das vossas mãos. 
Mas vós não Me ouvistes - oráculo do Senhor - de modo que provocastes a Minha Ira, com  a obra das vossas mãos, para vossa desgraça. 
Pelo que, assim fala o Senhor dos exércitos
Porque não ouvistes as Minhas palavras, vou convocar todas as tribos do Norte - oráculo do Senhor - assim como o Meu servo, Nabucodonosor, rei da Babilónia: fá-lo-ei vir contra esta terra e seus habitantes, e contra todas as nações que a cercam. 
Destruí-los-ei e farei deles objecto de horror, de ludibrio e de vergonha eterna. 
Farei cessar os seus gritos de alegria e os seus cânticos de júbilo, os cantos do esposo e da esposa, amortecerei o ruído da mó e a luz da lâmpada (Ap 18, 22). 
Esta terra converter-se-á em deserto e desolação e, durante setenta anos, estas gentes servirão o rei da Babilónia (2 Par 36, 21-22; Dan 9, 2; Is 23, 15). 
Decorridos estes setenta anos, castigarei o rei da Babilónia e os seus habitantes por causa dos seus crimes- oráculo do Senhor - assim como o país dos caldeus, que transformei numa eterna solidão. 
Executarei sobre esta terra todas as ameaças que proferi contra ela e que estão escritas neste livro, tudo o que Jeremias profetizou contra as nações pagãs. 
Com efeito, estas serão por sua vez, subjugadas por numerosas nações e poderosos reis. Eu lhes retribuirei conforme o seu merecimento e segundo as acções das suas mãos!».

Juizo contra as nações



Assim me falou o Senhor, Deus de Israel
«Toma de Minhas mãos este copo cheio de vinho da Minha ira, e dá a beber dele a todos os povos, aos quais Eu te enviar. 
Quando o tiverem bebido, ficarão aturdidos e enlouquecerão à vista da espada que enviarei contra eles» (Is 51, 17). 
Tomei, então, o copo das mãos do Senhor e dei-o a beber a todos os povos, aos quais o Senhor me enviou. 
A Jerusalém, às cidades de Judá, aos seus reis e chefes, para fazer deles um deserto, um pavor, um objecto de desprezo e maldição, como hoje se vê; 
ao faraó, rei do Egipto, aos seus servos, aos seus príncipes e a todo o povo, assim como a todos os seus mercenários; 
a todos os reis da terra de Us e a todos os reis da terra dos filisteus; 
a Ascalon, a Gaza, a Acaron, ao que resta de Azot, à Idumeia, a Moab e aos filhos de Amon; a todos os reis de Tiro, de Sidónia e das ilhas que estão além do mar; a Dedan, a Tema e a Buz; a todos os que rapam (os cabelos) das têmporas; 
aos reis da Arábia e ao das populações que habitam o deserto; 
a todos os reis de Zambri
a todos os reis de Elam e a todos os reis dos medos; 
a todos os reis do Norte, próximos ou longínquos, e a todos os reinos da terra que existem sobre ela. 
E, depois deles, beberá o rei de Sesac
«Dir-lhes-ás: Assim fala o Senhor de Israel
Bebei. embriagai-vos, vomitai e caí para não mais vos levantardes diante da espada que enviarei contra vós. 
Se recusarem tomar o copo das tuas mãos, para beberem dele, dir-lhes-ás: 
Isto diz o Senhor dos exércitos
«Tereis de o beber» - porque, se, pela cidade onde o Meu nome foi invocado, vou começar a castigar, vós ficareis sem castigo? 
Não, não sereis poupados, porque farei descer a espada sobre todos os habitantes da terra- oráculo do Senhor dos exércitos» (1 Ped 4, 17). 
«Tu lhes anunciarás todas estas coisas. 
Dir-lhes-ás: 
O Senhor ruge do alto do céu, da Sua santa morada levanta a Sua voz, clama contra o Seu rebanho e lança gritos de dor contra todos os habitantes da terra (Am 1, 2). 
O seu estrondo chegará até aos confins da terra, porque o Senhor julgará as nações e este será o Seu juizo contra toda a carne, entregando os ímpios à espada - oráculo do Senhor
Isto diz o Senhor dos exércitos. 
Eis que o flagelo estender-se-á de nação em nação, e dos confins da terra desencadear-se-á violenta tempestade. 
Aqueles que o Senhor entregar à morte neste dia de uma à outra extremidade da terra, não serão chorados, nem recolhidos e sepultados; 
jazerão como esterco sobre a face da terra. 
Chorai, pastores, gritai! Cobri-vos de cinza, guardas do rebanho, pois que chegou o dia da vossa destruição, e caireis como ovelhas escolhidas. 
Não haverá mais refúgio para os pastores, nem salvação para os guardas do rebanho, porque o Senhor devastou os seus pastos. 
As suas amenas campinas são devastadas pelo furor da ira do Senhor
Saiu, como um leão sai do seu covil, e a sua terra foi destruída pelos golpes da espada destruidora  e pela ardente indignação do Senhor».




Respeitando o Texto do 

Livro da PROFECIA DE JEREMIAS



===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
26 de MARÇO de 2015







http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...