domingo, 8 de março de 2015

Nº 2316 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE JEREMIAS - (7) - 8 DE MARÇO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o
ANO DE 2015


seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

8 DE MARÇO DE 2015

Nº 2316 - 2 ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 28-2-2015)
a transcrição do livro da PROFECIA DE ISAÍAS 
exactamente como tinha previsto na Véspera do dia da NATIVIDADE DO SENHOR - (DIA 24/12)/2014) e agora início um novo livro o de JEREMIAS com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS,

Faltando, pois publicar, os seguintes:

  JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO


Profeta JEREMIAS



O profeta Jeremias (na frente) feito em pedra sabão por Aleijadinho 




PROFECIA DE JEREMIAS


*********************************************************


7

JERUSALÉM E O TEMPLO SERÃO DESTRUÍDOS



A palavra do Senhor foi dirigida a Jeremias nestes termos:

«Vai à porta do templo do Senhor e pronuncia aí este discurso: 
«Ouvi a palavra do Senhor, vós todos, povos de Judá, que entrais por estas portas para adorar o Senhor.
Eis o que diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: 
Endireitai os vossos caminhos e emendai as vossas obras e Eu habitarei convosco neste lugar. 
Não vos fiéis em palavras de mentira, dizendo: 
«Templo do Senhor! templo do Senhor! Este é o Templo do Senhor» 
Mas se endireitardes os vossos caminhos e emendardes as vossas obras, se verdadeiramente praticardes a justiça, se não oprimirdes o peregrino, o órfão e a viúva, nem derramardes neste lugar o sangue inocente, se não andardes para vossa desgraça, após os deuses alheios, então Eu permanecerei convosco neste lugar, nesta terra que dei a vossos pais por todos os séculos. 
Contudo, eis que vos enganais a vós mesmos, confiando em palavras vãs, que de nada vos servirão. 
Roubais, matais, cometeis adultérios, prestais juramentos falsos, ofereceis incenso a Baal e procurais deuses que vos são desconhecidos; 
e depois, vindes apresentar-vos diante de Mim, nesta casa, onde o meu nome é invocado, e exclamais: 
«Estamos salvos!» - para, de seguida, voltar a cometer todas estas abominações. Porventura, esta casa, onde o Meu nome é invocado, é a vossos olhos um covil de ladrões? 
Também Eu vejo assim - oráculo do Senhor (Mt 21, 13). 
Ide, portanto, à Minha casa de Siló, onde a princípio habitou o Meu nome, e vêde o que lhe fiz por causa da maldade do meu povo de Israel (1 Sam 1-3; 4, 12-22; Sl 77, 59-69). 
E agora, e porque vos tenho admoestado repetidas vezes e não Me atendestes (Is 50, 2; 65, 12), farei da casa em que é invocado o Meu nome e na qual depositais a vossa confiança, deste lugar que vos dei, a vós e a vossos pais, o mesmo que fiz de Siló; lançar-vos-ei para longe da Minha presença, como lancei todos todos os vossos irmãos, toda a linhagem de Efraim. 
Tu, pois, não intercedas por este povo, não faças súplicas nem orações em favor deles, não insistas Comigo, porque não te ouvirei. 
Não vês o que eles fazem nas cidades de Judá e nas praças de Jerusalém? 
Os filhos juntam a lenha, os pais acendem o fogo e as mulheres preparam a massa a fim de fazerem tortas destinadas à rainha do céu; 
depois fazem libações a deuses estranhos, para provocarem a Minha ira. 
Porventura é a Mim que eles ferem? - oráculo do Senhor. 
 - Não é antes a si mesmos, para sua maior vergonha?  
Portanto, isto diz o Senhor Javé
«Eis que o furor da Minha ira vai derramar-se sobre este lugar, sobre os homens e os animais, sobre as árvores dos campos e os frutos da terra. 
Inflamar-se-á e não se extinguirá».
Eis o que diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel
«Aumentai o número dos vossos sacrifícios, e comei a carne das vítimas, porquanto não falei com os vossos pais nem lhes prescrevi nada a respeito de holocaustos e sacrifícios, no dia em que os fiz sair do Egipto. 
A única ordem que lhes dei, foi esta: 
Ouvi a Minha voz e Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo, segui sempre a senda que que vos indicar, a fim de que sejais felizes. - Eles, porém, não Me ouviram, não prestaram atenção, seguiram os maus conselhos dos seus corações 
empedernidos; 
viraram-Me as costas em lugar de se voltarem para Mim (Sl 8, 12; 81, 13; Bar 1, 22). 
Desde o dia em que os vosso pais deixaram o Egipto até hoje, Eu vos enviei todos os Meus servos, os profetas, dia após dia. 
Eles, porém, não Me ouviram, não Me prestaram atenção:
endureceram a sua cerviz e agiram pior que seus pais (Bar 1, 19). 
Tudo isto lhes transmitirás, mas não te escutarão. 
Chamá-los-ás e não te responderão. 
Então dir-lhes-ás: 
Esta é a nação que não ouviu a voz do Senhor, seu Deus, não aceitou as Suas advertências. 
A sua lealdade desapareceu, foi banida da sua boca (Is 21, 2). 
Corta os teus cabelos  e lança-os fora. 
Entoa, sobre as colinas, as tuas lamentações, porque o Senhor rejeitou e abandonou esta geração, que excitou a Sua ira. 
Os filhos de Judá cometeram o mal diante dos Meus olhos - oráculo do Senhor
Puseram ídolos abomináveis  na casa em que foi invocado o Meu nome, profanando-a. 
Levantaram os lugares altos de Tofet, no vale do filho de Enom, para lá queimarem os seus filhos e as suas filhas, coisa que não mandei nem Me passou pela mente. 
Por isso, dias virão - oráculo do Senhor - em que não se chamará mais Tofet, nem vale do filho de Enom, mas «Vale do Massacre», onde, por falta de lugar, serão enterrados os mortos, em Tofet. 
Os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves do céu e aos animais da terra, sem aparecer quem os enxote. 
Farei que não se ouça nas cidades de Judá e nas praças de Jerusalém a voz dos cânticos de alegria e de júbilo, o cantar do esposo e o cantar da esposa, porque a terra será reduzida a um deserto (Bar 2, 23; Am 8, 10; Ap 18, 22-23).

Respeitando o Texto do 

Livro da PROFECIA DE JEREMIAS




===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++


000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
7 de MARÇO de 2015







http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...