domingo, 17 de maio de 2020

Nº 4208 - SÉRIE DE 2020 - (Nº 138) - SANTOS DE CADA DIA - 17 DE MAIO DE 2020 - Nº 194 DO 13º ANO

CAROS AMIGOS:





As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão e acima de tudo desejo
que os meus leitores  e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem


~








Nº   4   2   0   8


SÉRIE DE 2020 - (Nº  1 3 8)

17  DE  MAIO  DE  2020

SANTOS DE CADA DIA 


(Nº   1  9  4)



1 3º   A N O 



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E 
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA




**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 
Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ben%25C3%25A7%25C3%25A3o%255B2%255D.gif]


*************
****
***************
*************

MÊS DE MAIO MARIANO E DO ROSÁRIO


Como escreveu PAULO VI, quanto ao mês de MAIO:
MAIO é o mês em que nos templos e nas casas dos  Católicos de todo o mundo se deve rezar mais fervorosamente o Rosário e no qual todos os cristãos deverão Venerar a MARIA, Mãe de Deus.





FILIPE e TIAGO, Santos
Apóstolos




Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

 Tem especial importância na história do sigilo ou segredo  no sacramento da Penitência. Chama-se NEPOMUCENO por ter nascido na cidade de Nepomuk, na Boémia, Checoslováquia, Ordenado sacerdote, sobressaiu imediatamente pela santidade de vida e a energia da palavra. Foi nomeado pregador da corte de Venceslau IV em Praga e cónego dessa sé metropolitana. A história do seu ministério sacerdotal resume-a o epitáfio que foi travado no seu túmulo:

«Aqui jaz o venerabilíssimo JOÃO NEPOMUCENO, doutor, cónego desta igreja e confessor da rainha, ilustre pelos seus milagres, o qual, por ter guardado o sigilo sacramental foi cruelmente atormentado, e lançado de cima da ponte de Praga, ao rio Moldava, por ordem de Venceslau IV, no ano de 1383».
A rainha e imperatriz, filha de Alberto da Baviera e mulher de Venceslau, tomou-o na verdade por confessor. Ela era modelo de todas as virtudes cristãs, especialmente de modéstia, silêncio e fidelidade conjugal. Venceslau, que a história denegriu com os qualificativos de preguiçoso e borracho, esquecendo os altos exemplos do pai, o imperador Carlos IV, tornou-se céptico e materialista.
Tudo lhe parecia fingido e até da virtude da mulher começou a duvidar, sem qualquer fundamento. Invadiu-lhe a imaginação uma ideia diabólica: obrigar o confessor a descobrir-lhe as faltas de que ela se acusava na confissão. A paixão e a dúvida inquietante foram crescendo; mas sempre iam de encontro à firmeza granítica do Santo confessor, que seguiu inalteravelmente o mesmo principio; é preciso servir a Deus mais que aos homens.
A paixão é louca até se precipitar em conseguir, a todo o preço, aquilo que tem em vista. O Rei, incapaz de arrancar o segredo que pretendia, veio a acariciar o mais disparatado e cruel dos planos. Mandou prender o Santo e torturá-lo até ele confessar. Os ossos foram-lhe desconjuntados , os membros dilacerados, Por um momento,  ainda conseguiu a rainha a liberdade para o confessor, que pôde curar as feridas.
Mas JOÃO sabia que as paixões não se convertem nem recuam. Se Deus lhe concedia uma trégua, era para consumar a sua obra de pregador evangélico. «O meu fim  aproxima-se... - disse na catedral de Praga. Morrerei. Sobre a Boémia descarregar-se-á a tormenta, e ai de quem venha a cair nas mãos dos falsos profetas!».
A ira do tirano tinhas-se concentrado. Não esperou mais. Mandou que JOÃO fosse lançado durante a noite ao rio Moldava. O Santo confessor morreu mas ficou vivo o sigilo sacramental.
A 19 de Março de 1993, dirigiu JOÃO PAULO II ao Arcebispo de Praga uma longa carta comemorativa do 6º Centenário do martírio de São João Nepomuceno -
que terminava assim:
«Na sua intercessão  encontravam conforto e estímulo. Renove-se também hoje a confiança dos fiéis no seu auxílio, a fim de que se cumpra a prece expressa com as palavras do canto: "Que a piedosa estirpe boêmia guarde com veneração a tua genuína herança! Implora, ó mártir do Senhor, pelo teu povo e pelo bem-estar da terra boémia!"»




RUPERT MAYER, Beato




Em Janow, junto a Pinsk, nas margens do rio Pripjat, na Polónia, Santo ANDRÉ BOBOLA presbitero da Companhia de Jesus, que foi zeloso promotor da unidade  dos cristãos, até que, arrebatado por soldados, de bom grado deu o supremo testemunho da fé com o derramamento do seu sangue. (1657)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O,. de Braga:



Junto à cidade de Pultondsk, na Masóvia, nasceu em 1590 Santo ANDRÉ BOBOLA oriundo de um das mais antigas famílias da Polónia.
Desde muito pequenino se notaram, nele indícios dos singulares dons com que Deus lhe tinha adornado a alma. Na adolescência, as provas de virtude foram tão superiores à idade que os mestres o propunham por modelo aos condiscípulos.
Quando contava 21 anos de idade, renunciando aos esplendores da sua casa e às glórias quer o mundo prometia brinda-lhe, abraçou a vida religiosa, na Companhia de Jesus. Feitos os estudos de filosofia e teologia, empregou-se algum tempo na educação da juventude nos colégios, ministério para o qual era dotado de prendas singulares. Porém, a partir de 1625 a sua principal ocupação foi a de pregador, na qual perseverou mais de 30 anos.
(...) (...) (...)
Foi beatificado por PIO IX, em 1853. As suas relíquias foram violentamente arrebatadas pelos bolchevistas, levadas depois a Moscovo e chegaram a Roma a 2 de Novembro de 1923, obtidas pela Santa Sé depois de negociações muito demoradas. ANDRÉ BOBOLA foi canonizado em 1938 por PIO XI, que mais tarde o declarou protector da nobre nação polaca.


MARIA LEÓNIA PARADIS 
(Irmã Maria de Santa Leónia), Beata




Em Bordéus na Gasconha, hoje França, São SIMÃO STOCK presbitero que, depois de ter sido eremita na Inglaterra, ingressou na Ordem dos carmelitas, da qual foi admirável superior, tornando-se célebre pela sua singular devoção à Virgem Maria. (1265)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O. de Braga:

 Nasceu pelo ano de 1165, no condado de Kent, de família nobre e cristã. Conta-se que na idade de 12 anos deixou os seus e foi viver 20 anos como eremita, abrigando-se na cavidade dum carvalho; daí  o cognome de "Stock".
Em 1213, entrou na Ordem do Carmo, que pouco antes se estabelecera em, Inglaterra. Em 1215 subiu à dignidade de vigário geral das províncias ocidentais. Viu o Papa em Roma em 1226, depois assistiu ao capítulo geral da sua ordem na Terra Santa, em 1237, e voltou a Inglaterra em 1245. Foi então que o elegeram Geral da Ordem.
Durante o ano de 1251 teve uma visão: a Santíssima Virgem apareceu.lhe, entregou-lhe o escapulário do Carmo e revelou-lhe que os que viessem a morrer com ele escapariam às Penas do inferno.
Foi durante uma visita das casas da sua Ordem situadas em França que ele caiu doente. Morreu em Bordéus em 1265.
Nicolau III permitiu celebrar-se o seu ofício na igreja os Carmelitas de Bordéus e, no principio do século XVII, PAULO V alargou a licença a todos os conventos da Ordem .
São SIMÃO STOCK escreveu um opúsculo sobre a penitência cristã, cartas a Carmelitas, Homilias, e Duas Antífonas da Santíssima Virgem.


(Ver também:  16 de Julho. Nossa Senhora do Carmo)


EDUARDO JOSÉ ROSAZ, Beato




Celebra-se em Tagaste, em África, Santo ALÍPIO bispo. Primeiro foi discipulo de Santo AGOSTINHO, depois seu companheiro, na conversão.  E tornou-se seu colega no episcopado, seu auxiliar corajoso nos combates contra os hereges, e por último seu associado na glória celeste.



ADRIÃO, Santo


Em Alexandria, no Egipto, Santo ADRIÃO mártir.( séc. IV )


VÍTOR,  Santo
   

Em Roma, junto à Via Salária Antiga, no cemitério de Basila, São VÍTOR mártir. (séc. IV)

HERÁCLIO e PAULO, Santos



Em Novioduno, na Cítia, hoje Isaccea, na Roménia, os santos HERÁCLIO e PAULO mártires. (séc. IV)


RESTITUTA, Santa



Na África Proconsular, hoje na Tunísia, a comemoração de Santa RESTITUTA virgem e mártir. (304)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O,. de Braga:

Tinham-na metido numa barca, cheia de estopa, para ser queimada viva. Quando os marinheiros pagãos se fizeram ao largo e opuseram fogo à estopa, as chamas voltaram-se contra eles e todos morreram em horríveis torturas, enquanto, sem sofrimentos do corpo, RESTITUTA subia ao céu. Quanto à barca, continuou o caminho sem piloto e chegou à ilha de Ísquia, Itália, onde os cristãos, avisados por um anjo, a esperavam, na margem. Esta é a lenda. A verdade é que as relíquias de RESTITUTA desembarcaram na Ísquia no século IX e chegaram em seguida a Nápoles, onde estão ainda. Vinham de Teniza, perto de Cartago - Tunísia onde parece que RESTITUTA sofreu o martírio em principio do século IV.


EMIL9IANO, Santo



Em Vercelas, na Ligúria, hoje Piemonte, Itália, a trasladação de Santo EMILIANO bispo. (séc. VI)

PASCOAL BAILÃO, Santo




Em Vilarreal, Valência, Espanha,  religioso da Ordem dos Frades Menores, que foi sempre diligente e benévolo para com todos e venerou constantemente com ardente amor o mistério da Santíssima Eucaristia.. (1592)São PASCOAL BAILÃO




Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:

 nasceu em 1540, no município de Torrehermosa, em Aragão, Espanha. Veio ao mundo no dia da ressurreição, por isso foi chamado PASCOAL BAILÃOPASCOAL.
(...)  (...)  (...)

Foi inscrito no catálogo dos bem-aventurados, juntamente com outros santos, por. ALEXANDRE VII
O declarou-o Protector dos Congressos e de todas as obras eucarísticas.Papa LEÃO XIII 

GEMA GALGANI, Santa


Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O,. de Braga:





É Santa quase dos nossos dias. Morreu em 1903, aos 25 anos de idade e foi canonizada por PIO XII.
(...)  (...)  (...)
Em 1907, o confessor publicou-lhe a vida e abriu-se o processo informativo para a beatificação. Foi canonizada solenemente em 2 de Maio de 1940.


MARGARIDA DE CORTONA, Beata




Texto do livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial A. O. de Braga:
Nasceu em Laviano, na Toscana, em 1247 e faleceu em Cortona, Itália, em 1292. Era dotada de grande formosura. Seu pai, depois de viúvo, tornou a casar com uma mulher que foi causa de grandes sofrimentos para MARGARIDA. Aos 18 anos, acabou esta por ser seduzida por um fidalgo de Montepulciano, com quem viveu durante nove anos e de quem teve um filho.
(...) (...)
Passou os últimos 23 anos da sua vida em Cortona (depois de seu marido ter sido assassinado), entregue às penitências mais severas e favorecida com as graças mais extraordinárias.
(...)


JOAQUIM MINE SUKEDAYU, PAULO NISHIDA KYUHACHI, MARIA JOÃO MATSUTAKE CHOZABURO, BARTOLOMEU BABA HAN'EMON, LUÍS FURUE SUKEEMON, PAULO ONIZUKA MAGOEMON, LUÍS HAYASHIDA SOKA, MADALENA HAYASHIDA e PAULO HAYASHIDA MOHYOE, Santos


Em Unzen, no Japão, os beatos JOAQUIM MINE SUKEDAYU, 
PAULO NISHIDA KYUHACHI companheiros MARIA, JOÃO MATSUTAKE CHOZABURO, BARTOLOMEU BABA HANÉMON, LUÍS FURUE SUKEEMON, 
PAULO ONIZUKA MAGOEMON, LUÍS HAYASHIDA SOKA, MADALENA HAYASHIDA e PAULO HAYASHIDA MOHYOE, mártires. (1627)


PEDRO LIU WENYUAN, Santo


Em Kong-Tcheu, no Guizhou, China, São PEDRO LIU WENYUAN mártir, que, sendo catequista, morreu estrangulado por amor de Cristo. (1834)




JÚLIA SALZANO, Santa


Em Casória, Nápoles, Itália, Santa JÚLIA SALZANO virgem que fundou a Congregação das Irmãs Catequistas do Sagrado Coração de Jesus para se dedicar ao ensino da doutrina cristã e difundir a devoção à Santíssima Eucaristia. (1929)



ANTÓNIA MESINA, Beata



Em Orgosolo, na Sardenha, Itália, a Beata ANTÓNIA MESINA virgem e mártir que se dedicou generosamente às obras da Igreja e, com dezassete anos de idade, defendeu a sua castidade até à morte. (1938)


Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O,. de Braga:

 Émula de Santa MARIA GORETTI de quem era muito devota, ANTÓNIA MESINA nasceu em Orgosolo, Itália a 21 de Junho de 1919. Graças a São PIO X que permitiu às crianças acercarem-se da mesa eucarística, a serva de Deus fez a primeira comunhão aos 7 anos. Pelos costumes daquele tempo, recebeu a Confirmação antes de completar ano e meio a 10 de Novembro de 1920.
(...)  (...) (...)
AAS 79 (1987) 1116-19


JOÃO ZIATYK, Beato
 

No campo prisional da cidade de Oserlag, perto de Irkutsk, na Rússia, o beato JOÃO ZIATYK presbítero da Congregação do Santíssimo Redentor e mártir, que em tempo de perseguição contra a fé, mereceu descansar no convívio dos justos. (1952)




... E AINDA  ...


BERNARDO DE VERDUN, Beato



Nobile francese, il Beato Bernardo da Verdun, si ritirò dal mondo per donarsi tutto alla redenzione degli schiavi facendosi religioso mercedario. Grande predicatore, fu onorato per le sue parole ed esempio di vita. Nel 1408 andò a Tunisi in Africa e subendo molte percosse per la fede in Cristo, liberò 300 schiavi dalla prigionia dei saraceni ed in quella città terminò la sua vita con una morte preziosa agli occhi di Dio


RESTITUTASanta

(mãe de Santo EUSÉBIO DE VERCELLI)

Un ignoto agiografo scrisse nel secolo VIII una biografia di Sant’Eusebio, primo vescovo di Vercelli, originario però della Sardegna. Tale scritto sostiene che la madre del santo si chiamasse Restituta.
Nata anch’essa in Sardegna nella seconda metà del III secolo, dopo la morte del marito, ucciso in odio alla fede cristiana, decise di lasciare l’isola per trasferirsi a Roma, portando dunque con sé i due figlioletti, che vennero battezzati dal papa Sant’Eusebio ed appunto da lui ricevettero i nomi di Eusebio ed Eusebia. Il primo fu dunque il primo a ricoprire in Piemonte la carica episcopale, mentre la sorella gestì il ramo femminile del celebre cenobio vercellese.
Restituta fece in seguito ritorno in Sardegna e presso Cagliari le toccò subire la medesima sorte del marito, cioè il martirio, nella prima metà del IV secolo. Nel 1607 vennero eseguiti scavi in quella città, che confermarono l’esistenza di due cappelle in cui erano custodite una statua e delle reliquie di Santa Restituta. Alcuni storici fanno tuttavia risalire questi resti ad un’altra santa omonima, la martire uccisa presso Cartagine sotto il proconsole Antonino le cui reliquie sarebbero state portate in Sardegna da alcuni profughi, sfuggiti alle devastazioni operate dai vandali.
La festa delle due sante omonime è posta comunque alla stessa data: 17 maggio




MÊS DE MAIO MARIANO E DO ROSÁRIO


Como escreveu PAULO VI, quanto ao mês de MAIO:
MAIO é o mês em que nos templos e nas casas dos  Católicos de todo o mundo se deve rezar mais fervorosamente o Rosário e no qual todos os cristãos deverão Venerar a MARIA, Mãe de Deus.



Come ha scritto papa Paolo VI, quello di maggio «è il mese in cui, nei templi e fra le pareti domestiche, più fervido e più affettuoso dal cuore dei cristiani sale a Maria l’omaggio della loro preghiera e della loro venerazione». Il primo a percepire il legame tra maggio e Maria fu il re poeta Alfonso X di Castiglia (morto nel 1284) in una delle sue Cantigas. Mentre il più antico testo di meditazioni per il mese mariano si ebbe nel 1549 con il Maggio spirituale composto dal benedettino tedesco Wolfgang Seidl.
Tipica del mese mariano e ampiamente diffusa è la recita del Rosario, che papa Pio V – già a metà del Cinquecento – definì «una modalità di orazione e di preghiera a Dio facile, alla portata di tutti e oltremodo pia». A codificarne la struttura definitiva fu il monaco domenicano Alano de la Roche, che narrò di aver avuto precise istruzioni dalla Madonna, in diverse apparizioni fra il 1463 e il 1468.
La struttura prevedeva quindici decine di Ave Maria, con un Padre nostro all’inizio di ciascuna decina e la contemplazione di altrettanti Misteri della salvezza: rispettivamente, una cinquina caratterizzata dal gaudio dell’incarnazione, una dal dolore della passione e una dalla gloria successiva alla risurrezione. Mancava soltanto la preghiera finale del Gloria al Padre, inserita all’inizio del XVII secolo. Nel 2002, papa Giovanni Paolo II ha poi voluto rimarcare la centratura del Rosario su Gesù Cristo, aggiungendo il nuovo ciclo dei Misteri della Luce, relativi al tempo della vita pubblica del Redentore.
Secondo quanto narra la tradizione, durante la visione il monaco Alano avrebbe ricevuto dalla Vergine quindici promesse, valide per tutti i devoti del Rosario. Fra esse c’è la speciale protezione mariana per tutti coloro che lo recitano devotamente, la garanzia che i fedeli non moriranno senza sacramenti, l’assicurazione che quanti propagheranno il Rosario verranno soccorsi dalla Madonna in ogni loro necessità.


»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto




»»»»»»»»»»»»»»»»


»»»»»»

Os textos são recolhidos prioritariamente do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga (os mais descritivos, até com imagens) e os restantes do 

MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e ainda eventualmente através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 


"""""""""""""""


Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não 
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las



FELIZ ANO NOVO DE 2020


Igreja da Comunidade de São PAULO DO VISO~
inaugurada a 17 de Março de 1985


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...