sexta-feira, 17 de maio de 2013

Chefe VASCONCELOS - CNE - 17 de Maio de 2013

Ontem, por mero acaso, no meu arquivo do blogue, encontrei esta mensagem escrita em 16 de Maio de 2009, há 4 anos precisamente, em homenagem pessoal ao Chefe VASCONCELOS que foi durante muitos anos Companheiro e Irmão Escuta de meu Pai (Chefe Arlindo) no Escutismo da Região do Porto. 
Momentaneamente fiquei um bocado bloqueado,  pois lembrei-me que desde o passado dia 11 de Abril que deixei de contactar com sua filha DOROTEIA por intermédio do Facebook (de onde desapareceu completamente desde essa data, devido a uma "argolada" que cometi numa mensagem que lhe havia enviado INADVERTIDAMENTE), a qual parece ter-lhe causado alguns graves problemas.
Não sei se ela recebe ainda o meu blogue e também tenho um certo receio em tentar telefonar-lhe para lhe pedir as mais sinceras desculpas pelo erro que cometi: por isso resolvi incluir de novo a mensagem que aqui escrevi em 16 de Maio de 2009, para ver se poderemos reatar o contacto e por várias razões:
1ª Estou deveras arrependido do "pecado" cometido;
2ª Para mim, continuas a ser a minha Irmã Escuta, por seres filha de quem és;
3ª Porque fui amigo de teu pai, que era irmão-escuta do meu Pai;
4ª Por isto tudo e mais alguma coisa, desejo conservar a tua amizade para sempre.

Por favor, e em nome da amizade de nossos Pais, contacta comigo. 
Um abraço do António.




============================



Sábado, 16 de Maio de 2009

CHEFE VASCONCELOS - Homenagem pessoal

Há oito dias, dia 9 de Maio, o Chefe Vasconcelos (Elefante Branco) partiu para o Acampamento Eterno, ao fim de prolongada doença, e que havia completado 86 anos, em1 de Fevereiro do corrente ano. Foi através de um telefonema de meu irmão Fernando, que tomei conhecimento do seu falecimento, pois já há bastante tempo que não o via. Fui ao seu funeral - ou melhor - à Celebração de Palavra - que se realizou na capela da Igreja do Carvalhido, mas lamentavelmente, não me foi possível deslocar-me ao cemitério de Paranhos onde foi sepultado. No entanto, também pude ir à missa do 7º dia realizada ontem, dia 15, na citada igreja. No dia do seu funeral tive oportunidade de dar os meus pêsames a sua filha Doroteia de quem eu já não me lembrava, pois apenas nos teremos visto duas ou três vezes já há muitos anos, talvez trinta ou quarenta, não sei se estou a exagerar, mas deve ser isso aproximadamente, porque eu deixei o Escutismo activo há mais de 47 anos... e ela seria uma criança quando a conheci provavelmente. Recordei-lhe no entanto que eu era o filho mais velho do chefe Arlindo - (Velho Lobo do Norte) e ela recordou-se imediatamente a agradeceu-me a presença. Informei-a de que iria telefonar-lhe para recolher dados sobre seu Pai, para recolher elementos para uma eventual "memória" sobre o Chefe Vasconcelos e também sobre meu Pai, o Chefe Arlindo, que curiosamente (faleceu em 1986, com 82 anos) os dois foram os mais entusiastas Escuteiros que conheci na minha vida, tendo sido também os mais sincerosAmigos entre elesAlém disso foram dois dos fundadores do Escutismo aqui na região do Porto. Salvo erro ou omissão - e digo isto, porque de facto como acima disse, - já há mais de 47 anos que estou fora das lides do CNE"embora saiba que 'uma vez escuteiro, sempre escuteiro' - mas, realmente estou muito desactualizado - mas, parece-me que desaparecidos (o meu Pai, Chefe Arlindo e o Chefe Vasconcelos, Pai da Doroteia), neste momento não existirão nenhum dos fundadores do CNE, pelo menos aqui na região do Porto. Faço aqui esta referência apenas, porque de momento não tenho ainda disponíveis os dados necessários, tanto em relação ao Chefe Arlindo como aoChefe Vasconcelos, mas em breve julgo poder efectuar a tal "memória" a estes homens que entregaram de alma e coração, toda a sua vida ao Escutismo, inclusivamente tendo ido para o Acampamento Eterno, fardados como escuteiros exemplares que eram. O meu obrigado à Doroteia, por me ter enviado as fotos que encimam esta página e brevemente penso contactar-te. António Fonseca (antigo Escuteiro, filho do Chefe Arlindo - O Velho Lobo do Norte)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...