sábado, 25 de maio de 2013

Nº 1661-4 - IN MEMORIAM do Padre MÁRIO SALGUEIRINHO - 25 de Maio de 2013

Nº 1661-4
(Post para publicação em 25 de Maio de 2013 – 10,30 h).
(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)
Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««
Do livro “Caminhos da Felicidade”
UMA RODA
Qualquer pequena coisa pode encerrar uma grande mensagem, como a história desta roda.
Uma roda de madeira, numa pancada mais forte numa pedra da calçada, perdeu um pedaço em forma de cunha. Daí em diante, sentia-se infeliz e só desejava voltar a ser uma roda completa.
Começou então a procurar pelos caminhos o pedaço que lhe faltava.
Como não podia rolar depressa, ia admirando a relva e as flores e apanhando sol. Encontrou muitos pedaços de madeira, mas nenhum encaixava na falha que tinha. Deixava-os na berma e continuava a sua busca.
Certo dia, encontrou um pedaço que era exatamente o que lhe faltava.
Recolocou-o no seu lugar e ficou imensamente feliz.
Começou então a rolar pelos caminhos, pelas calçadas, pelas estradas. Era agora uma roda perfeita, completa. Deslizava com facilidade e com muita velocidade. Mas verificou, com tristeza, que já não podia admirar a beleza das flores nem saborear o seu perfume nem outras coisas belas da natureza.
Quando sentiu que o mundo lhe era não muito diferente do anterior, parou, deixando o pedaço de madeira que tinha incorporado em si, e prosseguiu o seu caminho devagar, apreciando e saboreando as maravilhas do mundo.
 
Talvez se possa concluir que somos mais inteiros e mais felizes quando nos falta alguma coisa.
A pessoa que tem tudo é, de certa forma, uma pessoa carente. Mesmo muito rica, é uma pessoa pobre.
Nunca saberá o que é a ânsia  de alguma coisa, ter esperança de alguma coisa, sonhar com alguma coisa que se não tem.
É que, quando se perde algo importante para nós ou alguém que fazia parte de nós, o caminho é mais reflexivo, mais consciente, mais atento às nossas limitações e fragilidades.
A dor faz-nos caminhar mais lentamente, com mais dificuldade: faz-nos até parar, permitindo-nos apreciar e ponderar melhor o valor e a beleza das coisas e das pessoas.
 
Porto, Dezembro de 1998
Mário Salgueirinho
=======.===============================
Do livro “Dar é receber”
UMA BANDA DE MÚSICA
Uma das imagens mais simbólicas da vida humana é uma banda de música.
Ocorreu-me esta imagem quando, há tempos, vi uma banda de música entrar no espaço engalanado de uma romaria. Todos os componentes, de diversas idades e de ambos os sexos, manipulando briosamente o instrumento que lhes competia, caminhavam num passo vivo e marcha.
Todos, desde os saxofones às trompas, desde os pratos ao bombo, – todos procuravam tocar afinadamente, para proporcionar uma agradável sinfonia.
Algo de semelhante acontece na sociedade humana.
Os elementos de cada grupo – família, profissão, classe - têm a sua função para a harmonia: uns manuseando instrumentos mais complexos, outros menos exigentes, como na banda os ferrinhos ou o bombo. Mas todos complementares para a harmonia e felicidade da sua família ou do seu grupo de trabalho.
Cada um, conforme os seus talentos, oferece o seu contributo – elevado ou humilde –esforçando-se por executar a partitura da vida com competência e beleza.
Em cada componente de banda de música transparece uma preocupação fundamental: não desafinar, não sair do tom, não se distrair, para executar a partitura com perfeição.
É isso que tem que acontecer na vida; cada pessoa: pai ou mãe, filho ou irmão, chefe ou subalterno – cada um tem de exercer a sua função executando a partitura dos seus deveres na pauta da Lei de Deus.
 
Porto, Dezembro/2003
Mário Salgueirinho
=========

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
A publicar em:
25-Maio-2013 - 10,30 horas
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...