sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nº 1653 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - SAMUEL (2) - 17 de Maio de 2013





17 de Maio de 2013
Nº 1653 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL
Nº 1653
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)
Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1653 - 2ª Página
17 de Maio de 2013
ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro de SAMUEL

(2)


2  -  CÂNTICO DE ANA  -  «Exulta o meu coração de júbilo no Senhor / N'Ele se eleva a minha fronte; / Porque me alegro na Tua salvação / Ninguém é Santo como o Senhor, / Não há outro Deus fora de Ti, / Ninguém é tão forte como o nosso Deus, / Não multipliqueis vossas palavras altivas, / Não saia da vossa boca a arrogância, / Porque o Senhor é um Deus de sabedoria, / Só Ele sabe descobrir vossas acções. / O arco dos fortes foi quebrado, / E os fracos foram revestidos de vigor. / Os que estavam fartos assalariam-se por pão, / Os famintos são saciados. / Até a estéril foi mãe de sete filhos. / E as mulheres que os tinha numerosos, enlanguesceu. / O Senhor é que dá a morte e a vida, Leva à habitação dos mortos e tira dela. / O Senhor despoja e enriquece, / Humilha e exalta. / Levanta do pó o mendigo, / E do monturo tira o pobre. / Para que se sente com os príncipes  / E ocupe um trono de glória (Sl 112, 7 s); / Porque são do Senhor as colunas da terra, / Sobre elas estabeleceu o mundo. / Ele dirige os passos dos Seus santos, / Mas os ímpios perecerão nas trevas; / Porque homem algum vencerá pela sua própria força; / Tremerão diante do Senhor os Seus inimigos! / Trovejará do céu sobre eles; / O Senhor julga os últimos confins da terra! / Ele dará o império ao Seu Rei, / E exaltará o poder do Seu ungido» (Lc 1, 69 s).

Filhos de Heli  -  Depois disto, Elcana voltou para a sua casa em Ramá, e o menino servia na presença do Senhor, sob a direcção do sacerdote Heli. Os filhos de Heli eram filhos de Belial; não conheciam o Senhor (Os 4, 1; 6, 9), nem a obrigação  dos sacerdotes para com o povo. Quando alguém imolava alguma vítima, vinha o servo do sacerdote no momento em que se cozia a carne, com um garfo de três dentes, e metia-o na caldeira, na marmita, na panela ou  no tacho, e tudo o que agarrava com ele, tomava-o para o sacerdote. Assim faziam a todos os de Israel que vinham a Silo. Antes que queimassem a gordura, vinha o servo do sacerdote dizer ao que sacrificava: «Dá-me a carne de assar para o sacerdote  ele não aceitará carne cozida, mas unicamente a carne crua». O homem respondia-lhe: «É preciso que se queime antes a gordura; depois tomarás o que quiseres». O servo respondia: «Não, é agora que ma hás-de dar, senão tomá-la-ei à força». Era muito grande o pecado destes jovens aos olhos do Senhor, porque atraiam o desprezo sobre as ofertas feitas ao Senhor.

Entretanto o pequeno Samuel, revestido de uma túnica de linho, exercia o seu ministério diante do Senhor (Ex 28, 6 s). Sua mãe fazia-lhe uma pequena túnica, que lhe levava cada ano quando ia com seu marido oferecer ao sacrifício anual. Heli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo-lhe: «O Senhor te conceda filhos desta mulher, em recompensa do dom que ela Lhe fez!» E voltavam para a sua casa. O Senhor visitou Ana, e ela concebeu  dando à luz três filhos e duas filhas. Entretanto, o menino Samuel crescia na presença do Senhor.

Heli era muito velho, e teve conhecimento do modo como se portavam os seus filhos com todos os de Israel, e como dormiam com as mulheres que prestavam serviço à entrada da tenda da reunião. E disse-lhes: «Porque procedeis desta forma? Porque praticais esses crimes detestáveis de que fala o povo ? Não façais assim, meus filhos; não são nada boas as informações que me chegam a vosso respeito. Estais a escandalizar o povo do Senhor. Se um homem pecar contra outro, Deus o julga; mas, se ele pecar contra o Senhor, quem intercederá por Ele?» Eles, porém, não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor determinara a sua morte (Ex 4, 21). 

Entretanto, o menino Samuel ia crescendo, e era agradável tanto ao Senhor como aos homens (Lc 2, 52).

Predição da ruína da casa de Heli  -  Certo dia, um homem de Deus veio ter com Heli e disse-lhe: «Isto diz o Senhor: Não Me revelei claramente à família de teu pai, quando estavam no Egipto, na casa do Faraó? Escolhi-os entre todas as tribos de Israel para serem Meus sacerdotes, subirem o Meu altar, queimarem o incenso e vestirem o efod diante de Mim. Dei à casa de teu pai uma parte em todo os sacrifícios oferecidos pelos filhos de Israel. Porque desprezas os Meus sacrifícios e as Minhas oblações que ordenei se oferecessem na Minha morada? Fazes mais casos dos teus filhos que de Mim, engordando-os com o melhor de todas as ofertas do Meu povo de Israel. Por isso, eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: Eu tinha dito que a tua família  a família e teu pai serviria para sempre diante de Mim. Mas agora o Senhor diz: Não será mais assim: Eu honro aqueles que Me honram, e desprezo aqueles que Me desprezam. Virão dias em que abaterei o teu braço e o braço da casa de teu pai de modo a não ficar ancião algum em tua casa. Verás com inveja o bem que Eu farei a Israel, enquanto na tua casa jamais haverá um ancião (1 Rs 2, 27).

«Entretanto nem todos os teus descendentes afastarei do Meu altar, para que os teus olhos chorem e inveja e a tua alma desfaleça; todos os outros morrerão na flor da idade. O que vai acontecer aos teus dois filhos Ofni e Finéias, será para ti um sinal: ambos morrerão no mesmo dia. Suscitarei para Mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o Meu coração e a Minha vontade.  Edificar-lhe-ei uma casa sólida e duradoura, e ele andará sempre diante do Meu ungido. Os que sobreviverem da tua família irão prostrar-se diante dele por uma moeda de prata ou um pedaço de pão, dizendo-lhe: Peço-te que me admitas nalgum ministério sacerdotal, a fim de que eu tenha um bocado e pão para comer».

******************************

Este é o 2º (ou melhor, são, os 3º e o 4º apítulos) do  texto 

 do Livro “RUTE” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
17 de MAIO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...