sexta-feira, 24 de maio de 2013

Nº 1660 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - SAMUEL I - (9) - 24 de Maio de 2013




24 de Maio de 2013
Nº 1660 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL
Nº 1660
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)
Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1660 - 2ª Página
24 de Maio de 2013
ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro de SAMUEL

(9)


9 - SAUL -  Havia um homem da tribo de Benjamim, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, filho de Benjamim,  que era homem forte e valente. Tinha um filho chamado Saul, jovem galhardo e de bela presença.  Não havia em Israel outro mais belo do que ele; de ombros para cima sobressaia entre todos. Tendo-se perdido as jumentas de Cis, pai de Saul, disse aquele a seu filho: «Toma um servo contigo e vai procurar as jumentas». Eles atravessaram a montanha de Efraim e entraram na terra de Salisa, sem nada encontrar; percorreram a terra de Salim, mas em vão; na terra de Benjamim, tão pouco as encontraram. Tendo chegado à terra de Suf, Saul disse ao seu criado: «Vem, voltemos. Meu pai poderia não mais pensar nas jumentas e ficar em cuidados por nossa causa». Respondeu-lhe o criado: «Nesta cidade há um homem de Deus, varão insigne; tudo o que ele prediz se cumpre. Vamos lá, pois talvez ele nos indique o caminho que devemos tomar» (1 Rs 13, 1; Jz 13, 6). Saul respondeu: «Está bem, vamos: mas que presente levaremos ao varão de Deus? Os nossos alforges estão vazios, e não temos dinheiro para lhe dar. Que nos resta?» Respondeu, novamemnte , o criado: «Tenho aqui um quarto de siclo de prata; dá-lo-ei ao varão de Deus para que ele nos mostre o caminho». Antigamente, em Israel, todo aquele que ia consultar a Deus, costumava dizer assim: «Vinde, vamos ao vidente». Chamava-se então vidente ao que hoje se chama profeta. Saul disse ao seu servo: «Tens razão. Vamos até lá». E foram à cidade onde estava o homem de Deus. Subindo a encosta da cidade enontraram umas donzelas que saíam a buscar a água. Perguntaram-lhes: «Há aqui um vidente?» Responderam elas: «Sim, ei-lo diante de ti. Apressa-te, pois ele veio hoje à cidade, por ser dia em que o povo vai oferecer um sacrificio no lugar alto. Ao entrar na cidade logo o encontrareis, antes que suba ao lugar alto para o festim. O povo não comerá antes que ele chegue, pois ele deverá abençoar o sacrificio; só depois, comerão os convidados. Subi, pois, depressa e imediatamente o encontrareis». Eles subiram à cidade, e encontraram Samuel que saía para se dirigir ao lugar alto. Ora, no dia anterior à chegada de Saul, o Senhor tinha feito esta revelação a Samuel: «Amanhã, a esta mesma hora, enviar-te-ei um homem da terra de Benjamim, e tu o ungirás (Act 9, 10-16) para chefe do Meu povo de Israel. Ele salvará o povo das mãos dos filisteus. Porque voltei  os Meus olhos para o Meu povo, e o seu clamor chegou até Mim». Qando Samuel viu Saul, o Senhor disse-lhe: « Este é o homem de quem te falei; ele reinará sobre o Meu povo». Saul aproximou-se de Samuel à porta da cidade e disse-lhe: «Rogo-te me informes onde está a casa do vidente».Respondeu Samuel: «Sou eu mesmo o vidente. Sobe na minha frente ao lugar alto, porque hoje comerás comigo, e amanhã te deixarei partir, depois de te ter revelado tudo o que tens no coração. Quanto às jumentas perdidas há dois ou três dias, não te inquietes porque já apareceram. E de quem será tudo o que há de melhor em Israel? Não será porventura vteu e de toda a casa de teu pai Saul replicou: «Não sou eu um filho de Benjamim, da tribo mais pequena de Israel, e não é a minha familia a menor de todas as familias de Benjamim? Porque, pois, me falas assimSamuel tomando Saul, e o seu servo, levou-os para a sala do festim e deu-lhes o primeiro lugar entre os convidados, que eram, aproximadamente trinta pessoas. E Samuel disse ao cozinheiro: «Serve a porção que te dei e te mandei guarda à parte». Tomou, pois o cozinheiro a espádua com o que nela havia e serviu-a a Saul. Samuel disse: «Eis diante de ti a porção que te ficou reservada. Come-a, reservei-a para este momento quando convidei o povo». Saul e Samuel comeram juntos naquele dia. Tendo descido do lugar alto para a cidade, tiveram os dois uma conversa no terraço. Pela manhã, ao romper da aurora Samuel chamou Saul, que estava no terraço e disse-lhe: «Levanta-te e deixar-te-ei partir». Saul levantou-se e saíram os dois juntos.  Quando chegaram à parte mais baixa da cidade, Samuel disse a Saul: «Dize ao criado que passe e vá adiante de nós, mas tu detém-te aqui, porque quero comunicar-te o que disse o Senhor». 

******************************

Estes são os textos do 1º Livro de “SAMUEL” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
24 de MAIO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...