sexta-feira, 15 de maio de 2015

Nº 2385 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE EZEQUIEL - (12) - 15 DE MAIO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

15 DE MAIO DE 2015

Nº 2385 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro BARUC
hoje (4 de MAIO de 2015)
início um novo livro: EZEQUIEL com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, 

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta EZEQUIEL



Gravura na Capela Sistina



LIVRO DE EZEQUIEL




*********************************************************


I  PARTE




12
 A BAGAGEM DO EMIGRANTE
E A FUGA DO REI SEDECIAS

palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, habitas no meio de uma raça de revoltosos, que têm olhos para ver e nada vêem, ouvidos para ouvir e não ouvem nada: é mesmo uma geração de revoltosos (2, 5; Jer 5, 21). 
Bem! 
filho do homem prepara para ti uma bagagem de emigrante e parte em pleno dia, sob o seu olhar. 
Parte à vista deles, do lugar onde habitas para outro lugar. 
Talvez compreendam que são uma raça de recalcitrantes. 
Porás fora a tua bagagem em pleno dia, sob o seu olhar, como bagagem de emigrante, e pela tarde, na sua presença, partirás como um homem que vai para o exílio. 
À sua vista farás um buraco na muralha, pelo qual porás fora a tua bagagem; 
sob os seus olhares a carregarás ao teu ombro para saíres quando anoitecer, de face velada, de modo que não vejas a pátria: 
Assim faço de ti um símbolo para a casa de Israel». 
Procedi como me tinha ordenado. 
Pus fora, em pleno dia, as minhas coisas e fiz delas como que bagagem de emigrante; 
ao entardecer furei, eu mesmo, a muralha, depois do que, pela escuridão, carreguei sobre os ombros toda a minha bagagem e saí à vista deles. 
No dia seguinte de manhã, a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos «Filho do homem, a casa de Israel, esta casa de revoltados não te perguntou: que é que tu lá fazias? 
Diz-lhes: 
Assim fala o Senhor Deus: 
Este oráculo diz respeito ao soberano que está em Jerusalém, e a toda a casa de Israel que aí se encontra. 
Dirás: 
Sou para vós um símbolo: 
Como Eu fiz assim lhe será feito: 
Irão, cativos, para o exílio. 
O soberano , que vive no meio deles, colocará aos ombros a sua bagagem e sairá durante a noite: 
abrirão um buraco na muralha para o fazerem sair: 
velará o rosto para não ver a pátria
Mas Eu lançarei sobre ele a Minha rede e será apanhado nas Minhas malhas. 
Levá-lo-ei à Babilónia, ao pais dos caldeus, mas não o verá. 
É lá que há-de morrer (17, 20). 
Todos os que o rodeiam, a sua guarda, as suas tropas, dispersá-los-ei aos quatro ventos e puxarei desta espada contra eles. 
Quando Eu os tiver disseminado por entre as nações e dispersado por todos os países, saberão que Eu sou o Senhor. 
Mas deixarei entre eles, um pequeno número, alguns poupados à espada, à fome e à peste, para que possam contar às nações, em que eles se fixarem, os seus delitos. 
E saberão que Eu sou o Senhor».

                           Pão e angústia 


A  palavra do Senhor foi-me dirigida nos termos seguintes: 
«Filho do homem, comerás o teu pão a tremer e beberás a tua água com inquietação e pavor.  
E dirás, à população do país: 
Eis o que o Senhor Deus diz a respeito dos habitantes de Jerusalém e da terra de Israel. 
Hão-de comer o pão em angústia e beberão a água com medo, porque o país será evacuado de tudo o que nele se contém, por causa das violências dos seus habitantes. 
As cidades habitadas serão despovoadas e o país devastado. 
Sabereis assim que Eu sou o Senhor».

              As visões permitidas por Deus 
                        hão-de realizar-se


A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos. 
«Filho do homem, que adágio é esse que corre em Israel: 
«Os dias passam e as visões ficam sem realização?» (2 Ped 3, 4)? 
Diz-lhes, pois: 
O Senhor diz isto: 
Porei termo a esse provérbio; 
não se repetirá mais em Israel. 
Diz-lhes antes: 
Estão próximos os dias em que se vão cumprir todas estas visões. 
De hoje em diante nenhuma visão será vã nem qualquer profecia ineficaz em Israel, porque sou Eu, o Senhor Quem fala. 
O que Eu disser, sem mais delongas se cumprirá. 
Sim, é em vossos dias, geração de recalcitrantes, que pronunciarei as Minhas palavras e as executarei - oráculo do Senhor Deus».
O Senhor dirigiu-me a palavra nestes termos: 
«Filho do homem, os israelitas afirmam que a visão do profeta não se refere senão a um futuro longínquo. 
Pois bem! 
Diz-lhes: 
Assim fala o Senhor Deus: 
Não haverá dilação para os Meus oráculos: 
o que Eu disser vai cumprir-se - oráculo do Senhor Deus».

===========================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
15 de MAIO de 2015








http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...