quinta-feira, 28 de maio de 2015

Nº 2398 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE EZEQUIEL - (24) - 28 DE MAIO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

28 DE MAIO DE 2015

Nº 2398 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro BARUC
hoje (4 de MAIO de 2015)
início um novo livro: EZEQUIEL com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, 

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se  encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta EZEQUIEL



Gravura na Capela Sistina



LIVRO DE EZEQUIEL




*********************************************************


I  PARTE




24



 A MARMITA NO FOGO

A palavra do Senhor foi-me dirigida no nono ano, aos dez dias do décimo mês, nestes termos: 
Filho do homem, anota a data de hoje por escrito na data de hoje, porque foi hoje que o rei da Babilónia atacou Jerusalém. 
Conta a esta geração rebelde, a seguinte parábola: 
Eis o que diz o Senhor Deus:
Prepara a marmita, põe-na ao lume. 
Deita-lhe água e mete-lhe bocados. 
Todos os bons bocados, a coxa e a espádua: 
Acaba de a encher com ossos escolhidos. 
Pega nas melhores cabeças do rebanho; 
Amontoa a lenha debaixo da marmita. 
E fá-la ferver em grossos borbotões. 
Até que cozam os ossos que estão dentro. 
Eis o que diz o Senhor Deus
Desgraça para a cidade sanguinária! 
Marmita ferrugenta, cuja ferrugem não poder ser tirada! 
Esvazia-a, bocado por bocado, sem tirar à sorte. 
Porque o sangue que derramou permanece nela. 
Derramou-o sobre a rocha nua. 
E não sobre a terra para o cobrir de poeira. 
Foi para excitar o Meu furor e para tirar vingança. 
Que Eu espalharei o seu sangue sobre a rocha nua. 
Afim de que não fosse tapado.
Por isso mesmo é que o Senhor Deus diz: 
Desgraça para a cidade sanguinária! 
Também Eu vou fazer uma grande fogueira. 
Amontoa os cavacos, atiça o lume. 
Assa totalmente a carne, prepara o tempero. 
E que os ossos sejam torrados! 
Depois porás a marmita vazia sobre carvões. 
Para que aqueça e o seu metal se ponha ao rubro. 
Que se desfaça a sua mácula e a ferrugem desapareça! 
«Contudo são vãos os esforços, o montão de ferrugem não sai, lança esta ferrugem ao fogo. 
Por causa da mancha da tua má conduta quis purificar-te, mas visto que te não tornaste pura, não recuperarás jamais a tua pureza até que Eu tenha saciado em ti o Meu furor
Sou Eu o Senhor Quem o diz: 
isto chegará e Eu o farei sem hesitação, nem piedade nem mágoa. 
Julgar-te-ão conforme a tua conduta e os teus actos - oráculo do Senhor» (5, 17).

Silêncio e resignação do profeta

A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
Filho do homem, vou tirar-te repentinamente o que fez a alegria dos teus olhos. Todavia, não darás qualquer grito de dor, não chorarás e não deixarás correr as tuas lágrimas. 
Suspira em silêncio, não pratiques o luto habitual dos mortos, ata à tua cabeça o turbante, mete nos pés os teus sapatos, não cubras o rosto, nem comas o pão que a gente fornece. 
Falei ao povo de manhã, de tarde a minha mulher morreu. 
No dia seguinte fiz o que me havia sido ordenado. 
Disseram-me as pessoas: 
«Não nos explicarás o teu modo de proceder?» 
Respondi-lhes: 
«A palavra do Senhor foi-me dirigida por estes termos: 
«Diz aos israelitas: 
Assim fala o Senhor Deus
Eis que vou profanar o Meu santuário, orgulho do vosso poderio, alegria de vossos olhos, objecto do vosso amor, vossos filhos e filhas que deixastes (além em baixo) vão cair sob a espada. 
Fareis então como Eu acabo de fazer: 
Não cobrireis o rosto, não comereis o pão das gentes; 
conservareis os turbantes na cabeça e os sapatos nos pés, não seguireis o luto e não chorareis. 
Mas ireis morrendo por causa de vossas faltas e gemereis uns com os outros. 
O que Ezequiel fez será para vós um sinal. 
Procedereis como ele procedeu quando isto acontecer e sabereis que Eu sou o Senhor Deus. 
Quanto a ti, filho do homem, no dia em que lhes tirar o que constitui a sua força, a sua gloriosa nobreza, a alegria dos olhos e o objecto do seu amor, - seus filhos e filhas -, nesse dia, em que um fugitivo vier anunciar-te a nova, nesse dia a tua boca se abrirá para falar com o que escapou, o teu mutismo acabará e falarás. 
A tua atitude  para eles um símbolo e saberão que Eu sou o Senhor Deus» (3, 26).




===========================================

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
28 de MAIO de 2015








http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...