sexta-feira, 15 de maio de 2015

Nº 2386 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE EZEQUIEL - (13) - 17 DE MAIO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

16 DE MAIO DE 2015

Nº 2386 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro BARUC
hoje (4 de MAIO de 2015)
início um novo livro: EZEQUIEL com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, 

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta EZEQUIEL



Gravura na Capela Sistina



LIVRO DE EZEQUIEL




*********************************************************


I  PARTE




13
 OS FALSOS PROFETAS DEIXARÃO DE PERTENCER AO POVO DE ISRAEL

A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que pretendem profetizar e diz aos que profetizam opor sua autoridade: 
Escutai a palavra do Senhor. 
Assim fala o Senhor Deus: 
Ai dos profetas insensatos que seguem a própria inspiração sem nada verem. Como chacais em ruínas, tais são os teus profetas, ó Israel. Vós não enchestes as brechas nem cercastes de muralhas a casa de Israel, a fim de vos manterdes firmes no combate no dia do Senhor. 
Não têm senão visões disparatadas, não fazem senão profecias mentirosas, aqueles que dizem: 
Oráculo do Senhor
enquanto o Senhor os não enviou; 
e por isso esperam a realização da sua palavra. 
Não é verdade que vós somente tendes visões loucas e que não fazeis senão predições falsas, quando dizeis - Oráculo do Senhor, ao passo que Eu nada disse? 
É por isso que assim fala o Senhor Deus: 
Porque proferis vaticínios enganadores e porque tendes visões mentirosas, eis que venho tomar conta de vós - oráculo do Senhor Deus
Estenderei Minha mão sobre estes profetas de visões loucas e de predições enganadoras. 
Não farão mais parte da comunidade do Meu povo, não serão inscritos no livro da casa de Israel. 
Assim saberão que Eu sou o Senhor Deus. 
Porque enganam o Meu povo, dizendo que tudo vai bem, ao passo que tudo vai mal e quando o Meu povo constrói uma parede, ei-los a rebocá-la (Jer 6, 14). 
Diz pois aos que metem reboco a esta parede, que ela vai cair. 
Virá uma tromba de água, cairá granizo, um furação se vai desencadear;
e a parede ruirá. 
Então se vos perguntará: 
Onde está a argamassa com que a rebocastes? 
Por isso assim fala o Senhor Deus: 
Em Minha indignação desencadearei um vento tempestuoso: 
a Minha cólera produzirá trombas de água e inundação, e no Meu ímpeto de destruição, farei cair pedras de saraiva, derrubarei a parede que vós rebocastes e lançá-la-ei por terra, pondo a nu os seus alicerces. 
Cairá e no meio dos escombros perecereis. 
Sabereis assim que Eu sou o Senhor. 
Quando tiver saciado Meu furor contra a parede e contra aqueles que a rebocaram, dir-se-lhes-á: 
Nada mais há da parede, nem daqueles que a rebocaram, esses israelitas que profetizavam acerca de Jerusalém e tinham a seu respeito visões de tranquilidade, enquanto tudo corria mal! - Oráculo do Senhor.

Traição das falsas profetisas

«Tu, filho do homem, considera agora as filhas do teu povo que profetizavam por sua própria autoridade, e dirige contra elas o oráculo seguinte: 
«Eis o que diz o Senhor Deus: 
Infelizes daqueles que cosem tiras  para todos os pulsos das mãos e que confeccionam véus de todo o feitio para as cabeças a fim de dar caça às almas. Como!? 
Apanhareis com o presa as almas do meu povo, ao mesmo tempo que conservareis vivas vossas próprias almas?... 
Rebaixais-Me junto do Meu povo por alguns punhados de cevada e alguns pedaços de pão, causando a morte a gente que não devia morrer e dando vida àqueles que não deviam viver. 
Assim enganais um povo que não procura ouvir senão mentiras.
Por isso assim fala o Senhor Deus: 
Vou apoderar-Me das tiras de que vós vos servis para caçardes as almas: 
arrancá-las-ei dos vossos braços e libertarei as almas, que, como aves, apanhastes no laço. 
De igual modo rasgarei vossos véus e libertarei o Meu povo do vosso poder, a fim de que deixem de ser uma armadilha nas vossas mãos. 
E sabereis assim eu Eu sou o Senhor. 
Já que perturbais com vossos enganos o coração do  justo, a quem Eu mesmo não contristei, porque encorajais o ímpio, para que não abandone o seu caminho de perversão e assim encontre a vida. 
Pois bem! 
não tereis mais visões tolas e não pronunciareis mais oráculos. 
Libertarei o Meu povo de vossas mãos e sabereis que Eu sou o Senhor».



===========================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
16 de MAIO de 2015








http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...