terça-feira, 19 de maio de 2015

Nº 2388 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE EZEQUIEL - (16) 19 DE MAIO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

19 DE MAIO DE 2015

Nº 2388 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro BARUC
hoje (4 de MAIO de 2015)
início um novo livro: EZEQUIEL com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, 

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta EZEQUIEL



Gravura na Capela Sistina



LIVRO DE EZEQUIEL




*********************************************************


I  PARTE




16

 JERUSALÉM: - A ESPOSA INFIEL


A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, faz conhecer a Jerusalém os seus nefandos crimes. 
Dirás
Eis como o Senhor Deus fala a Jerusalém: 
Por tua origem e nascimento, pertences à terra de Canaã; 
teu pai foi um amorreu, tua mãe uma hetita
No dia em que nasceste a tua vide não foi cortada; 
não te banharam na água para seres lavada, não te friccionaram com sal, nem te enfaixaram. 
Ninguém se inclinou para ti afim de, por piedade, te dispensar algum destes  cuidados. 
Com desprezo por ti foste exposta no meio do campo, no dia do teu nascimento. 
Passei junto de ti e vi revolver-te em teu sangue. 
E disse-te: 
Vive
Fiz-te crescer como a erva dos campos. 
Desenvolveste-te e tornaste-te núbil, os teus seios tomaram configuração, alongaram-se os teus cabelos. 
Porém, tu  estavas nua. 
E passando junto de ti, vi que era a tua idade, a idade das paixões.
Estendi sobre ti a aba da minha capa e cobri a tua nudez; 
depois fiz contigo um acordo, ligando-Me a ti por juramento - oráculo do Senhor Deus - e tu Me pertenceste
Então, mergulhei-te na água para te lavar do sangue de que estavas coberta e te ungi com óleo. 
Vesti-te de pano colorido, calcei-te sapatos de pele de golfinho, pus-te uma faixa de linho fino e cobri-te com um véu de seda. 
Ornei-te de pedras preciosas: 
Braceletes nas mãos, ao pescoço um colar, um anel no teu nariz, brincos nas orelhas e uma magnifica coroa na tua cabeça. 
Os teus adornos eram de ouro, de prata: 
foste vestida de linho fino, de seda e tecidos bordados a cores; 
teu alimento era pão, mel e azeite. 
Sempre cada vez mais bela chegaste à dignidade de rainha (Dt 32, 13). 
A fama da tua beleza correu através das nações, pois era perfeita esta beleza,graças à magnificência com que te preparei- oráculo do Senhor Deus
Mas confiaste em tua beleza, serviste-te da tua reputação para te prostituíres e ofereceste as tuas devassidões a todo quanto passava, de que tu eras pertença. 
Pegaste nos teus vestidos e fizeste para ti altos lugares, ornados de tapeçaria de cores deslumbrantes e aí te entregaste à impureza, o que nunca tinha acontecido nem jamais acontecerá. 
Agarraste nas magnificas joias, feitas com o Meu ouro e com a Minha prata, que te havia dado e, para ti, fabricaste imagens humanas com as quais praticaste a luxúria. 
Cobriste-as com os teus próprios vestidos coloridos e lhes oferecestes o Meu azeite e os Meus perfumes
Apresentaste-lhes, como oferta de agradável odor, o pão que te tinha dado, a flor de farinha, o mel com que te alimentava
Eis o que foi feito - oráculo do Senhor Deus _. 
Depois pegaste nos filhos e filhas, que tu Me destes à luz, e os ofereceste a fim de lhes servirem de alimento. 
E era isto muito pouco para te desonrares
Degolaste os Meus filhos para lhos entregares, fazendo-os passar pelo fogo em sua honra. 
Em todas estas devassidões abomináveis não te  recordaste dos dias da tua adolescência, quando estavas completamente nua e te revolvias no teu sangue.  
Para cúmulo de todas as perversões - desgraçada! desgraçada de ti! - oráculo do Senhor - edificaste para ti uma colina e  um alto lugar em todas as encruzilhadas. 
À entrada de cada rua levantaste um alto lugar e corrompeste a tua formosura, entregando o teu corpo a todo o que passava e multiplicando as tuas depravações. 
Prostituis-te com os egípcios, teus vizinhos de corpo vigoroso, multiplicaste, para Me irritar, tuas desonestidades. 
Eu, porém, estendi a mão contra ti e reduzi a tua porção, entreguei-te à mercê das tuas inimigas, as filhas dos filisteus, envergonhadas da tua infame conduta. 
Também praticaste a impureza com os assírios, pois era insaciável; 
e, depois de teres prevaricado com estes, nem mesmo assim ficaste satisfeita; 
multiplicaste as tuas desonestidades um país de marcadores, na Caldeia, sem que isto te tivesse podido saciar. 
«Oh! como o teu coração é devasso! - oráculo do Senhor Deus - para teres procedido como uma atrevida mulher de mau porte, por haveres construido uma colina em cada encruzilhada e um alto lugar à entrada de todas as ruas sem que, ao menos, procurasses um salário como qualquer meretriz!
Foste a mulher adúltera que acolhe os estranhos em vez do seu marido. 
A todas as mulheres desta condição se oferecem presentes: 
mas tu ofereceste-los a todos os teus amantes; 
assalariaste-os para que viessem, de toda a parte, servir-te em todas as tuas prostituições. 
Na tua vida de devassidão foste ao contrário das outras mulheres: 
Ninguém te procurava. 
Dando presentes em vez de os receberes, procedeste, verdadeiramente, ao contrário do que fazem as outras. 
Por isso, debochada, escuta a palavra do Senhor
Assim fala o Senhor Deus
Pelo teu dinheiro esbanjado, por tua nudez manifestada no decorrer das desonestidades com teus amantes e com teus abomináveis ídolos, pelo sangue dos teus filhos, que tu lhes entregastes, vou ajuntar todos os cúmplices, com  os quais tiveste comércio impuro, todos os que amaste, bem como todos os que odiaste: 
Vou reuni-los de todas as partes contra ti, diante dos quais descobrirei a tua nudez, a fim de que a contemplem totalmente (Os 2, 10; Ap, 17, 16). Condenar-te-ei à pena das mulheres adúlteras  e de má vida, e desencadearei contra ti a Minha ira e a Minha inquietação
Entregar-te-ei nas suas mãos; 
demolirão a tua colinas e abaterão o teu lugar alto; 
despojar-te-ão dos vestidos, arrebatar-te-ão as joias e aí te deixarão nua e espoliada. 
Depois amotinarão contra ti o povo; 
Apedrejar-te-ão e, com as suas espadas, hão-de fazer-te em pedaços; porão fogo à tua casa e, sob o olhar de muitas mulheres, exercerão justiça contra ti. Porei fim às tuas prostituições e não terás mais salários para dar. 
Saciarei o Meu furor contra ti e quanto tiveres deixado de ser o objecto da Minha inquietação, apaziguar-Me-ei e não mais estarei irritado. 
Porque te não lembraste dos dias da tua adolescência e por em tudo isto não fizeste senão provocar-Me, eis que Eu, por Minha vez, farei cair dobre a tua cabeça o peso da tua conduta - oráculo do Senhor Deus -, para que a todas as tuas infâmias não ajuntes novos crimes. 
Eis que todos os autores de provérbios dirão este a teu respeito: 
Tal mãe, tal filha! 
Com efeito, tu és bem a filha de tua mãe, que detestou o seu marido e os filhos; 
és bem a irmã das tuas irmãs, que detestaram os seus maridos e seus filhos. Vossa mãe era uma hetita e o vosso pai um amorreu (16, 3). 
A tua irmã mais velha, que, com suas filhas, habita á tua esquerda, é a Samaria; 
tua irmã mais nova, que habita com suas filhas à tua direita, é Sodoma. 
Ainda não te contentaste com seguir os seus caminhos e imitar os seus crimes - o que era muito pouco; 
em tudo levaste mais longe que elas a tua corrupção. 
Por Minha vida! - oráculo do Senhor Deus - tua irmã Sodoma e suas filhas não procederam como procedeste tu e as tuas. 
O pecado de Sodoma, tua irmã, era: Opulência, glutonaria, indolente ociosidade: era assim que vivia, bem como as filhas, sem que estendessem a mão ao miserável e indigente. 
Tornaram-se orgulhosas e, sob o Meu olhar, se entregaram à abominação; 
e Eu, quando vi isto, fi-los desaparecer (Gn 19, 25). 
Quanto à Samaria não cometeu metade dos teus pecados, visto que multiplicaste os teus crimes para além dos deles e por todos os delitos que praticaste, consideraste inocentes as tua irmãs. 
Leva, pois, também tu, a vergonha das faltas, pelas quais as justificaste: Mercê dos teus pecados, cuja malvadez ultrapassou os delas, apresentam-se também mais justas que tu. 
Cabe-te arcares com a desonra e confusão, visto que as declaraste inocentes. Quando Eu as tiver restaurado, - Sodoma e suas filhas, Samaria e suas filhas - restaurar-te-ei com elas a fim de que, para seu conforto, arrastares com o teu opróbrio e seres confundida por tudo o que fizeste. 
Tua irmã Sodoma e as filhas voltarão ao seu primitivo estado. 
Samaria e suas filhas de igual modo; 
e tu com as tuas filhas voltareis também ao vosso primitivo estado. 
No período da tua arrogância, o nome de tua irmã Sodoma em tua boca não era honroso, antes que a tua perversidade fosse posta a claro, como no tempo em que recebias ultraje  das filhas da Síria, e de todas as suas vizinhas, das filhas dos filisteus, que te insultavam de todos os lados. 
Eis-te carregada com o peso dos teus crimes e das tuas abominações - oráculo do Senhor
Porque isto diz o Senhor Deus
Procederei contigo como tu tiveres procedido, tu que desprezaste o teu juramento violando a aliança. 
Eu, porém, recordar-Me-ei da aliança que concluí contigo nos dias da tua adolescência e farei contigo uma aliança eterna. 
Então te lembrarás da tua conduta e sentirás vergonha, quando receberes as mais velhas juntamente com as mais novas e Eu tas der por filhas, mas não que seja obrigado pela tua aliança.
Entretanto estabelecerei contigo a Minha aliança e saberás que Eu sou o Senhor para que tu te lembres do passado e cores de vergonha e que, por causa da tua infâmia, não tenhas mais a ousadia de abrir a boca, quando Eu te tiver perdoado todas as culpas - oráculo do Senhor Deus».




===========================================

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
19 de MAIO de 2015








http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...