quarta-feira, 27 de maio de 2015

Nº 2397 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE EZEQUIEL - (23) - 27 DE MAIO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

27 DE MAIO DE 2015

Nº 2397 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro BARUC
hoje (4 de MAIO de 2015)
início um novo livro: EZEQUIEL com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, 

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se  encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta EZEQUIEL


Gravura na Capela Sistina



LIVRO DE EZEQUIEL




*********************************************************


I  PARTE




23



 OHOLA E OHOLIBA


A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, havia duas mulheres, filhas da mesma mãe. 
Prostituíram-se no Egipto e desonraram-se na juventude. 
Aí lhes comprimiram os peitos, lhes afagaram o seio virgem. 
A mais velha chamava-se Ohola e a irmã Oholiba
Foram Minhas e deram-Me filhos e filhas. 
Quanto aos seus nomes: 
Ohola é a Samaria e Oholiba é Jerusalém
Ohola foi-Me infiel e apaixonou-se por seus cúmplices, os assírios, seus vizinhos. Vestidos de púrpura, governadores e chefes. 
Todos jovens sedutores, montados em cavalos. 
Entregou nos seus encantos a este escol de assírios. 
E junto de todos estes, por quem ela se apaixonava se enxovalhou com os ídolos dos mesmos. 
Não renunciou às suas devassidões no Egipto. 
No tempo em que, ainda jovem, haviam dormido com ela. 
E comprimindo os seus seios virgens, cobrindo-a de desonestidades; 
Por isso a entreguei aos seus cúmplices, os assírios, por quem ela ansiava. Descobriram-lhe a nudez. 
Tiraram-lhe os filhos e filhas e degolaram-na a golpes de espada. 
Tornou-se famosa entre as mulheres, porque justiça lhe havia sido feita. 
A sua irmã Oholiba fora testemunha disto; 
Contudo, foi ainda pior nos seus amores. 
as prostituições dela ultrapassaram as da irmã.
Apaixonou-se dos assírios, governadores e chefes. 
Seus vizinhos, pomposamente vestidos. 
Cavaleiros montados, jovens sedutores. 
Vi que também ela se enxovalhava. 
Segundo as duas o mesmo caminho. 
Esta, porém, foi mais longe na sua devassidão. 
Quando viu homens desenhados na parede. 
Figuras de caldeus, pintados a vermelhão. 
Com cintas sobre os rins e tiaras na cabeça. 
Todos como grandes senhores. 
Figuras de babilónios, originários da Caldeia. 
Apaixonou-se por eles ao primeiro olhar e lhes enviou mensageiros à Caldeia. 
E os filhos da Babilónia vieram até ela pelo leito dos amores. 
Conspurcaram-na com suas devassidões. 
Apenas se tinha aviltado com eles. 
Logo o seu coração sentiu repugnância pelos mesmos. 
Mas como tinha ostentado suas desvergonhas e mostrado a sua nudez. 
Eu mesmo a tratei com repugnância. 
Como havia feito com a irmã. 
Visto que multiplicou os desregramentos. 
Lembrando o tempo da juventude. 
Quando se aviltava no Egipto. 
Aí ansiou por devassidões. 
Com o ardor próprio dos jumentos. 
E a sensualidade igual à dos cavalos de cobrição. 
Voltaste às obscenidades da tua juventude. 
No tempo em que os egípcios apertavam os teus peitos. 
Porque o teu seio era virgem. 
Por isso, Oholiba, eis o que diz o Senhor Deus
Vou incitar contra ti. 
Todos os cúmplices que aborreceste: 
De toda a parte os vou reunir contra ti; 
Babilónios, caldeus, Pequod, Cheo e Quoa. 
 com eles os jovens e belos assírios. 
Todos os governadores e chefes, guerreiros e cavaleiros montados. 
Os quais marcharão contra ti com armas, carros e carroças. 
E toda uma multidão de povos. 
Levantarão contra ti, de toda a parte, um círculo de broquéis, escudos e capacetes; 
Dar-lhes-ei o poder de te julgarem e farão conforme as próprias leis. 
Dirigirei o Meu zelo contra ti: 
Tratar-te-ão com violência cortando-te o nariz e as orelhas: 
Aqueles dos teus que ficarem, perecerão à espada. 
Apanharão os teus filhos e filhas, o resto será devorado pelo fogo. 
Despojar-te-ão dos vestidos e levarão tuas jóias. 
Assim porei fim aos teus crimes. 
E às tuas devassidões iniciadas no Egipto; 
Não levantarás mais os olhos para eles. 
Não te lembrarás mais do Egipto. 
Porque assim fala o Senhor Deus
Vou entregar-te àqueles que odeias, por quem tu sentiste aborrecimento; 
Tratar-te-ão com ódio. 
Levarão tudo o que ganhaste. 
E deixar-te-ão nua, descoberta. 
Pondo a claro, a vergonha das tuas impudicícias, devassidões e desonestidades. Isto te há-de acontecer por causa das tuas orgias com as nações. 
E tuas obscenidades com seus ídolos. 
Seguiste o caminho da tua irmã. 
Por isso colocarei a taça dela na tua mão. 
Isto diz o Senhor Deus
Beberás a taça de tua irmã, taça larga e funda. 
Que será ocasião de riso e de zombaria, de tal maneira é grande a sua capacidade (Is 51, 17). 
Será cheia de embriaguez e de dor: 
É uma taça de pavor e terror. 
A taça da tua irmã Samaria. 
Bebe-a, esvazia-a; morderás os pedaços. 
E rasgarás o seio. 
Sou Eu Quem o diz - oráculo do Senhor Deus
Por isso eis o que refere o Senhor Deus
Porque Me esqueceste e Me atiraste para trás das costas. 
Levarás também o peso da tua criminosa prostituição». 
O Senhor diz-me: 
«Filho do homem: 
Não vais tu julgar Ohola e Oholiba
Denuncia-lhes os pecados (20, 4; 22, 2). 
Cometeram o adultério, há sangue em suas mãos. 
Cometeram adultério com seus ídolos; 
Aos filhos que deram à luz. 
Fizeram-nos passar pelo fogo para os queimar. 
Eis ainda o que Me fizeram
Mancharam naquele dia o Meu santuário e profanaram os Meus sábados
No mesmo dia, em que imolavam os filhos aos ídolos. 
Entravam em Meu santuário para o profanar. 
Eis o que fizeram em Minha própria casa
Ainda mais, mandaram vir homens de um país longínquo. 
Que acorreram imediatamente à mensagem recebida. 
Por eles tu te banhaste. 
Pintaste os olhos, puseste tuas jóias. 
Sentas-te em leito de luxo. 
Diante do qual se levantava uma mesa. 
Onde colocaste o Meu incenso e o Meu óleo
Ouvia-se aí o tumulto de uma multidão sem cuidados. 
A esta massa de homens se juntaram os borrachões do deserto. 
Que punham braceletes nas mãos (das duas irmãs). 
E coroas magnificas nas suas cabeças. 
Então Eu disse a esta que se gastou nos adultérios: 
Ainda continuará ela a entregar-se às suas devassidões
Vai-se a sua casa como se vai a casa de uma prostituída. 
Era assim que se ia a casa de Ohola e Oholiba, estas mulheres depravadas. Homens justos, porém, vão julgá-las como se faz a adúlteras. 
E às que espalham o sangue. 
Porque são perfeitamente adúlteras e suas mãos estão manchadas de sangue. Pois que assim fala o Senhor Deus
«Convoca contra elas uma assembleia. 
Para as abandonar a pesados impostos e à pilhagem. 
O povo se ajunte para as apedrejar. 
E talhá-las em pedaços com a espada. 
Que lhes matem os filhos e as filhas. 
Que sejam incendiadas suas casas! 
Assim porei termo aos crimes do país. 
E todas as mulheres aprenderão a não imitar a vossa luxúria. 
Farão pesar sobre vós as próprias devassidões. 
E arrastarei com o peso da vossa idolatria. 
Assim sabereis que Eu sou o Senhor Deus


===========================================

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
27 de MAIO de 2015







http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...