sábado, 23 de maio de 2015

Nº 2393 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE EZEQUIEL - (20) - 23 DE MAIO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

23 DE MAIO DE 2015

Nº 2393 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro BARUC
hoje (4 de MAIO de 2015)
início um novo livro: EZEQUIEL com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, 

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se  encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta EZEQUIEL



Gravura na Capela Sistina



LIVRO DE EZEQUIEL




*********************************************************


I  PARTE




20

 O DIA DO SENHOR, LAÇO ÍNTIMO DE UNIÃO ENTRE DEUS E SEUS FILHOS


No sétimo ano, aos dez dias do quinto mês, alguns anciãos de Israel vieram consultar o Senhor e sentaram-se diante de mim. 
Então a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, dirige-te aos anciãos de Israel como segue: 
Eis como fala o Senhor Deus: 
É para Me consultar que viestes? 
Por Minha vida! 
não Me deixarei consultar por vós - oráculo do Senhor Deus - . 
Julga-os, julga-os, pois, filho do homem. 
Dá-lhes a conhecer as abominações próprias dos pais (22, 2, 23, 36) e diz-lhes: Assim fala o Senhor Deus
O dia em que escolhi Israel, em que levantei a Minha mão para a estirpe de Jacob, em que Me manifestei a eles no Egipto, em que elevei a Minha mão para eles dizendo: 
Eu sou o Senhor vosso Deus, foi nesse dia que fiz o juramento de os tirar do Egipto a fim de os conduzir a um país que tinha escolhido para eles, em que brota leite e mel, a jóia de todos os países (Ex 3, 8). 
Disse-lhes então: 
Que cada um rejeite os ídolos abomináveis que seduzem os vossos olhos; 
não vos maculeis com os ídolos do Egipto. 
Eu sou o Senhor, vosso Deus (Lv 18, 3). 
Eles, porém revoltaram-se contra Mim e recusaram escutar-Me, nenhum renegou os ídolos da abominação, que atraíram os seus olhares, e nenhum abandonou os ídolos do Egipto. 
Por isso pensei desencadear sobre eles a Minha cólera e saciar contra eles a Minha ira ainda mesmo no Egipto. 
Se os tirei do Egipto foi somente em atenção ao Meu nome, a fim de não ser profanado perante as nações em que viviam e onde Me havia tornado conhecido deles (20, 14). 
Fi-los sair do Egipto e os conduzir ao deserto. 
Dei-lhes as Minhas leis e ensinei-lhes os Meus mandamentos, pelos quais o homem terá a vida, se os cumprir (Lv 18, 5). 
Para eles mesmos institui os Meus sábados, como sinal entre Mim e eles, para que reconhecessem que Eu sou o Senhor que os santifica. 
Todavia no deserto, os israelitas revoltaram-se contra Mim
Não observaram as Minhas leis e  rejeitaram os Meus mandamentos, que o homem há-de praticar para possuir a vida: 
profanaram gravemente os Meus sábados
Por isso pensei em desencadear sobre eles o Meu furor no deserto para os aniquilar. 
Mas tive em conta o Meu nome, a fim de que não fosse aviltado aos olhos das nações, diante dos quais Eu os tinha feito (sair do Egipto). 
Contudo, no deserto, fiz-lhes o juramento de não os introduzir no país que lhes tinha dado, onde corre o leite e o mel, o país jóia de todos os países (Nm 14, 28-20; Sl 9, 11), visto que haviam rejeitado as Minhas leis e abandonado os Meus preceitos, profanado os Meus sábados e tinham o coração apegado aos seus ídolos. 
Por fim tive piedade deles, renunciando a exterminá-los e não os aniquilei completamente no deserto. 
Eu disse aos seus filhos no deserto: 
Não sigais as observâncias de vossos pais, não imiteis os seus costumes e não vos mancheis com os seus ídolos. 
Eu sou o Senhor vosso Deus
São as Minhas leis que deveis observar, os Meus mandamentos que deveis guardar e praticar. 
Respeitai santamente os Meus sábados, a fim de serem um sinal entre Mim e vós, para que se saiba que Eu sou o Senhor, vosso Deus
Os filhos, porém, também se revoltaram contra Mim
não seguiram as Minhas leis e não as guardaram, praticando os Meus mandamentos, pelos quais o homem viverá se os observar, e profanaram os Meus sábados
Também concebi o desejo de dar largas à Minha indignação contra eles, satisfazendo sobre os mesmos a Minha cólera no deserto. 
Se retirei a mão, foi por consideração pelo Meu nome, para que não fosse profanado aos olhos das nações, diante das quais Eu os havia feito sair (do Egipto) (20, 14). 
Contudo, no deserto, fiz-lhes o juramento de os dispersar através das nações e os espalhar pelos países, pois que não praticaram os Meus preceitos, rejeitaram as Minhas leis, profanaram os Meus sábados e deixaram que os seus olhos se cravassem nos ídolos dos pais. 
Por isso mesmo lhes dei leis que eram funestas, ordens pelas quais não podiam viver: 
tornei-os impuros em virtude das suas oferendas, quando faziam passar pelo fogo os seus primogénitos, para os punir e lhes dar a conhecer que Eu sou o Senhor. Por isso, filho do homem, fala desta maneira à casa de Israel: 
Eis o que diz o Senhor Deus
Ainda nisto os vossos pais Me ultrajaram
Foram-Me infiéis. 
Depois de terem sido introduzidos por Mim no país que tinha jurado dar-lhes; 
por toda a parte onde viram uma colina alta e uma árvore frondosa, ofereceram 
sacrifícios  e apresentaram oferendas que excitavam a Minha cólera
depuseram aí o agradável perfume (das suas ofertas) e derramaram libações. Disse-lhes então: 
Que alto lugar é esse para onde seguis
Foi este o nome do alto lugar, que persistiu até ao dia de hoje. 
Por isso dirige-te deste modo à casa de Israel: 
Isto diz o Senhor Deus
Pois quê? Manchai-vos à maneira de vossos pais  e vos desonrais com os seus ídolos; 
ao apresentardes as oferendas, ao fazerdes passar os filhos pelo fogo, manchai-vos com todos os vossos ídolos ainda hoje.
E Eu, casa de Israel, deixar-Me-ei consultar por vós
Por Minha vida! - oráculo do Senhor - não o farei! 
Nada se realizará daquilo com que sonhais quando dizeis: 
Vamos proceder como as nações, como as famílias da terra, prestando culto aos bosques e às pedras. 
Por Minha vida! - diz o Senhor Deus - é de mão forte, de braço estendido, no ímpeto da Minha ira que reinarei sobre vós. 
Arrancar-vos-ei dentre os povos, reunir-vos-ei fora dos países por onde estais dispersos e de mão potente, de braço estendido e no ímpeto da Minha indignação, levar-vos-ei ao deserto dos povos, onde, face a face, entrarei em juizo convosco. 
Assim como intentei uma causa contra os vossos pais no deserto do Egipto, assim também intentarei uma causa contra vós - oráculo do Senhor Deus - . 
Far-vos-ei passar sob o cajado e voltar aos laços da aliança. 
Afastarei de vós os rebeldes e aqueles que se revoltaram contra Mim
tirá-los-ei do país onde habitam, mas não entrarão no solo de Israel. 
Deste modo sabereis que Eu sou o Senhor.  
Quanto a vós, israelitas, eis o que diz o Senhor
Ide! Servi a cada um dos vossos ídolos! Depois disso, Eu vos juro que Me ouvireis e que não profanareis mais o Meu santo nome com vossas oferendas e vossos ídolos. 
É sobre a Minha montanha santa, sobre a montanha de Israel - oráculo do Senhor Deus - que Me prestará culto toda a casa de Israel, tudo o que existe no país. 
Lá os acolherei favoravelmente. 
Lá receberei as vossas oferendas e as primícias das vossas oblações com tudo o que Me oferecerdes
Deliciar-Me-ei em vós com perfume de agradável odor, quando vos tiver tirado dentre os povos e vos reunir fora dos países, onde estivestes dispersos. 
Aos olhos das nações manifestarei a Minha santidade em vós, e sabereis que Eu sou o Senhor quando proceder para convosco em atenção ao Meu nome, e não em razão dos vossos delitos, e dos vossos costumes corrompidos, casa de Israel - diz o Senhor Deus».



===========================================

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
23 de MAIO de 2015








http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...