quarta-feira, 20 de maio de 2015

Nº 2389 - 2 ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE EZEQUIEL - (17) - 20 DE MAIO DE 2015 - 7º ANO

Caros Amigos:
Desejo que o


ANO DE 2015

seja especial para todos vós,
tal como o desejo para mim.




O ANTIGO TESTAMENTO

20 DE MAIO DE 2015

Nº 2389 - 2 ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com

Caros Amigos:



«IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS», 

pelos meios de que disponho. 

Durante esta transcrição tenho aprendido muita coisa que desconhecia e, que de certeza, também era e é desconhecida de muitos milhões de almas por este mundo fora. 
Não chego a todos, evidentemente, mas nem que consiga apenas tocar no coração de um só, 
sentir-me-ei compensado. 
Até que DEUS o permita vou continuar esta descrição e espero completá-la no pleno uso das minhas faculdades.
Obrigado a todos os que me seguem.

Sigamos, então, em frente:


miscelania 002

Mapa Antigo de ISRAEL - ANTIGO TESTAMENTO

miscelania 124
























Em cima mapas após a saída do Egipto e após a independência em 1948





Jerusalém actual

****************************************************
Caros Amigos:
Terminada no (dia 27-4-2015)
a transcrição do livro BARUC
hoje (4 de MAIO de 2015)
início um novo livro: EZEQUIEL com a respectiva Introdução e Resumo, ficando por isso a faltar menos 1 livro até ao fim.
 ASSIM DEUS ME AJUDE. a terminar esta tarefa.
Apesar de continuar a ser um trabalho cansativo e que requer muita disposição de espírito e muito cuidado na transcrição de todas as palavras que contêm os textos que me propus levar a cabo. Não fora as frequentes e malfadadas avarias que têm causado muitas interrupções no meu computador, possivelmente estaria já um pouco mais adiantado, embora soubesse à partida que iria ser uma tarefa bastante difícil para levar a cabo com os poucos conhecimentos técnicos que possuo, para não falar da idade, que conforme é sabido e Graças a Deus, atingi no passado dia 20 de Fevereiro os 75 anos - tudo isso tem sido ultrapassado com a Sua ajuda e a minha Fé em que poderei terminar esta tarefa – dure o tempo que durar, – pois Deus me tem dado Saúde e Força para a continuar.
Como já tive oportunidade de dizer anteriormente continuo a mencionar  os Livros já publicados e os que faltam, em cada dia.
Assim, pois já foram aqui publicados até agora, os textos dos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º dos MACABEUS, 2º dos MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ), ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, 

Faltando, pois publicar, os seguintes:

 EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

Como dizia nas edições anteriores,
Poderei porventura dar conta do recado? 
Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver! 
Sei, no entanto que se poderá dizer: trata-se de uma  tarefa ciclópica, impossível., etc.., para os minha IDADE, e, SE CALHAR, É… 
Continuo a desconhecer se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir
caminho até Ele.


Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E
ENSINAI  TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO



Profeta EZEQUIEL



Gravura na Capela Sistina



LIVRO DE EZEQUIEL




*********************************************************


I  PARTE




17

 REINO UNIVERSAL DO MESSIAS


A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 
«Filho do homem, propõe um enigma e narra uma parábola à casa de Israel. Diz-lhe
Assim fala o Senhor Deus
Uma águia enorme de grandes asas, de larga envergadura. 
Toda coberta de uma plumagem de variadas cores, veio do Líbano. 
Levou o cimo de um cedro, arrancou o mais alto dos seus ramos. 
Levou-o para o país dos mercadores e largou-o na cidade do negócio. 
Depois pegou numa pernada do país e pô-lo em terreno fértil: 
Junto de águas abundantes a plantou como um salgueiro. 
Rebentou e tornou-se cepa, que se alongava, mas de pouca altura. 
A qual voltou os ramos para a águia, com as raízes debaixo dela.a produzir ramos.
Tornou-se cepa de videira, deu hastes. 
E lançou ramos. 
Aí havia outra grande águia, de grandes asas, de plumagem abundante. 
E eis que esta videira estende avidamente para elas as suas raízes. 
E que, do terreno onde estava plantada, lançou para ela os ramos, a fim de que a regasse. 
Estava, pois, plantada em solo excelente, junto de águas abundantes. 
De maneira a produzir ramos e a dar frutos. 
E a tornar-se uma videira magnifica. 
Por isso diz
Assim fala o Senhor Deus
Esta videira irá prosperar
A primeira águia não lhe arrancará as raízes
Não lhe derramará o fruto para que seque. 
De sorte que murche toda a folhagem que tiver deitado
Sem esforço e sem o concurso de muita gente poderá desenraizar-se. 
Eis que ela está plantada será bem sucedida
Não secará completamente, logo que o vento do oriente a tiver tocado
Não secará ela no terreno onde se desenvolveu?»  
A palavra do Senhor foi-me dirigida nos termos seguintes: 
«Pergunta a esta raça de revoltosos: 
Não sabeis o que isto significa
Diz: 
O rei da Babilónia veio a Jerusalém: 
aprisionou o rei e os chefes da cidade e levou-os para casa dele na Babilónia (2 Rs 24, 17). 
Escolheu um homem da estirpe real, com que estabeleceu um tratado e a quem fez prestar juramento. 
Tinha levado os homens poderosos do país para que o reino fosse abatido, sem esperança de ressurgir, a fim de que, guardando este homem o pacto, ele pudesse subsistir. 
Este, porém, revoltou-se contra ele enviando mensageiros ao Egipto para que lhe fossem fornecidos cavalos e uma armada numerosa. 
Terá bom êxito
Escapará o que tiver feito isto
Após ter quebrado a  aliança, salvar-se-á
Por Minha vida! - diz o Senhor Deus - é no país do rei que o fez reinar, cujo juramento ele desprezou e cuja aliança quebrou: 
é em plena Babilónia que morrerá. 
O Faraó, com a sua forte armada e a sua multidão de homens, nada poderá fazer por ele na guerra, quando se levantarem trincheiras e se edificarem muralhas com o fim de destruir enorme quantidade de vidas
Desprezou o juramento, infringindo a aliança, apesar de ter feito o seu compromisso
Fez tudo isto, não escapará». 
É por isso que o Senhor Deus fala assim: 
«Por Minha vida! 
Foi o Meu juramento que rejeitou, a Minha aliança que infringiu
Farei recair isso sobre a sua cabeça. 
Sobre ele estenderei as Minhas redes e será apanhado nas Minhas malhas, Comigo (12, 13). 
Toda a fina flor das suas tropas perecerá sob o fio da espada, os que restarem serão dispersos pelos quatro ventos
Assim sabereis que sou Eu o Senhor Quem falou». 
Eis o que diz o Senhor
«Pegarei Eu no cocuruto do cedro mais elevado
Da extremidade dos seus rebentos, cortarei o mais tenro
E o plantarei, Eu mesmo, sobre uma alta montanha
Plantá-lo-ei sobre a alta montanha de Israel
Deitará ramos e dará frutos
Tornar-se-á um cedro majestoso
Que será habitado por aves de qualquer pluma
Instaladas à sombra da sua ramada
Então todas as árvores dos campos saberão que sou Eu o Senhor
Aquele que abate a árvore altiva e que exalta o humilde arbusto
Que faz secar a árvore verde e florir a árvore seca
Eu, o Senhor, o disse e fá-lo-ei».


===========================================

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue



miscelania 003

********************************

00000000000000000000000000000
Este texto deverá ser publicado em
20 de MAIO de 2015








http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http://wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...