Meus Amigos:
Como já afirmei aqui no passado dia 1, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes.
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor..
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem.
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor..
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem.
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.
Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.
Vigararia PORTO POENTE
Paróquia de CEDOFEITA, SÃO MARTINHO
14. Igreja Paroquial de São MARTINHO DE CEDOFEITA ou
Igreja de São MARTINHO
Igreja de São MARTINHO
Interior da Igreja Paroquial de São MARTINHO DE CEDOFEITA ou
Igreja de São MARTINHO
Foi construída pelas exigências do culto da Paróquia de Cedofeita, a par da Igreja Românica com projecto do arquitecto portuense, Eugénio Alves de Sousa.
Trata-se de uma arquitectura religiosa modernista com linhas programáticas.
Foi intencional marcar na arquitectura um movimento de Ascensão, atrair para o Alto e convergência, expressando o povo reunido em assembleia orante.
O templo acolhe mil pessoas sentadas, é utilizada para oração silenciosa de adoração ao Santíssimo Sacramento e celebrações de pequenos grupos.
No interior, destaque para o Sacrário de grande porte da antiga Colegiada de Cedofeita, visível de toda a Igreja e uma grandiosa pintura da Ceia dos Apóstolos, que apesar de atribuída a Rafael, será mais prudente atribui-la a um discipulo deste, por ser do começo do "Maneirismo".
A Capela do Baptistério, embora no lado esquerdo, é ao mesmo tempo um espaço acolhedor próprio e o centro do Templo. Destaque para as grandes esculturas que ultrapassam um pouco o tamanho natural humano de São BENTO e de Santa ESCOLÁSTICA. Do lado direito, a capela do padroeiro São MARTINHO DE TOURS com quatro peças de notável e apreciável valor artístico: pintura, escultura, alto-relevo e um relicário com "osso" de São MARTINHO, e a Capela das Santas Mães com um conjunto escultório de Santa ANA (Avó) de NOSSA SENHORA (a Mãe) e o MENINO com a sua graciosidade. Notável conjunto grandioso e de boa arte.
Na entrada o espaço inicial destinado a baptistério foi aproveitado para a capela da Senhora da Boa Viagem ou da Boa Morte com uma escultura de uma beleza muito notável do chamado "passamento de Maria".
O rosto é de uma expressão de paz e felicidade.
Trata-se de uma arquitectura religiosa modernista com linhas programáticas.
Foi intencional marcar na arquitectura um movimento de Ascensão, atrair para o Alto e convergência, expressando o povo reunido em assembleia orante.
O templo acolhe mil pessoas sentadas, é utilizada para oração silenciosa de adoração ao Santíssimo Sacramento e celebrações de pequenos grupos.
No interior, destaque para o Sacrário de grande porte da antiga Colegiada de Cedofeita, visível de toda a Igreja e uma grandiosa pintura da Ceia dos Apóstolos, que apesar de atribuída a Rafael, será mais prudente atribui-la a um discipulo deste, por ser do começo do "Maneirismo".
A Capela do Baptistério, embora no lado esquerdo, é ao mesmo tempo um espaço acolhedor próprio e o centro do Templo. Destaque para as grandes esculturas que ultrapassam um pouco o tamanho natural humano de São BENTO e de Santa ESCOLÁSTICA. Do lado direito, a capela do padroeiro São MARTINHO DE TOURS com quatro peças de notável e apreciável valor artístico: pintura, escultura, alto-relevo e um relicário com "osso" de São MARTINHO, e a Capela das Santas Mães com um conjunto escultório de Santa ANA (Avó) de NOSSA SENHORA (a Mãe) e o MENINO com a sua graciosidade. Notável conjunto grandioso e de boa arte.
Na entrada o espaço inicial destinado a baptistério foi aproveitado para a capela da Senhora da Boa Viagem ou da Boa Morte com uma escultura de uma beleza muito notável do chamado "passamento de Maria".
O rosto é de uma expressão de paz e felicidade.
Do Livro O PORTO E AS IGREJAS
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.