sábado, 18 de fevereiro de 2017

IGREJAS DO PORTO - NOVA PÁGINA - (18) - 18 DE FEVEREIRO DE 2017

Meus Amigos:

Como já afirmei aqui no passado dia 1, tomei a iniciativa de publicar aqui uma descrição das Igrejas, Capelas e Oratórios que existem na cidade do Porto. Vou-me socorrer de várias fontes, nomeadamente Wikipedia, do livro Porto e as Igrejas editado pela Câmara Municipal do Porto em 2015, e possivelmente de outras fontes. 
Não quero fazer uma enciclopédia, nem nada que se pareça e não vou fazer plágios. Sempre que publicar algo sobre este assunto, darei nota das fontes a que recorrer, respeitando sempre a deontologia e os direitos de Autor.. 
A maior parte das Igrejas e Capelas (e suas histórias) que vão ser aqui mencionadas, nunca as visitei e decerto também, muitos de vós, não conhecem. 
Apesar da minha idade - ser já um pouco avançada - e dado que publicarei diariamente apenas uma monografia (ou História), tenciono completar todo este trabalho, se Deus me der vida e saúde.

Para já vou começar este trabalho-missão, através da transcrição dos textos do Livro 
"O Porto e as Igrejas" por ordem de paróquias.



Vigararia PORTO POENTE

Paróquia de CEDOFEITA, SÃO MARTINHO 

18.  Igreja de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

    
Rua Nossa Senhora de Fátima





Interior da Igreja de NOSSA SENHORA DE FÁTIMA









O projecto é do gabinete "ARS Arquitectos" e o projecto de arquitectura de Morais Soares e Cunha Leão. Os vitrais são da autoria do Pintor Adalberto Sampaio. A igreja foi inaugurada em 1936, podendo considerar-se o 1º projecto de Arte Religiosa moderna em Portugal. 
Após o Concílio Vaticano II, a Igreja sofreu profundas alterações no Presbitério; o Altar-Mor e o Sacrário foram substituídos por outros de menor valia; o Trono destinado à exposição solene do Santíssimo Sacramento por um fundo de mármore escuro; um dos dois Ambões e a Teia da Comunhão foram retirados; os dois Santos que ladeavam o Trono foram substituídos por um belo crucifixo.
Além dos vitrais, destaque para a tela sobranceira ao Altar-Mor assinada pelo Pintor Henrique Franco representando a aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos de Fátima e a imagem de São JOÃO DE BRITO da autoria do escultor Barata Feyo, entalhada em madeira por Altino Maia, inaugurada em 1947, ano da canonização do Santo mártir Jesuíta. 
Os vitrais foram totalmente restaurados em 1999.

                                                                                                   



Do Livro O PORTO E AS IGREJAS




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...