domingo, 19 de março de 2023

IV DOMINGO DA QUARESMA - ANO A - LEITURAS - 19 DE MARÇO DE 2023

                                     IV DOMINGO DA QUARESMA 

                                     ANO A


19 DE MARÇO DE 2023


LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL

1 Sam 16, 1b. 6-7. 10-13a


Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: 

«Enche a âmbula de óleo e parte. 

Vou enviar-te a Jessé de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos». 

Quando chegou, Samuel viu Eliah e pensou consigo: 

«Certamente é este o ungido do Senhor». 

Mas o Senhor disse a Samuel: 

«Não te impressiones com o seu belo aspecto, nem com a sua elevada estatura, pois não foi esse que Eu escolhi. 

Deus não vê como o homem; o homem olha as aparências, o Senhor vê o coração». 

Jessé fez passar os sete filhos diante de Samuel, mas Samuel declarou-lhe: 

«O Senhor não escolheu nenhum destes». 

E perguntou a Jessé: 

«Estão aqui todos os teus filhos?». 

Jessé respondeu-lhe: 

«Falta ainda o mais novo que anda a guardar o rebanho». 

Samuel ordenou: 

«Manda-o chamar; porque não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar». 

Então Jessé mandou-o chamar: era ruivo, de belos olhos e agradável presença. 

O Senhor disse a Samuel: 

«Levanta-te e unge-o, porque é este mesmo». 

Samuel pegou na âmbula de óleo e ungiu-o no meio dos irmãos. 

Daquele dia em diante, o Espírito do Senhor apoderou-se de David.


Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 22 (23)


REFRÃO


O Senhor é meu pastor,

nada me faltará.


(Repete-se) 


O Senhor é meu pastor,

nada me faltará.


1


O Senhor é meu pastor nada me falta

Leva-me a descansar em verdes prados,

conduz-me às águas refrescantes

e reconforta a minha alma.



2


Ele me guia por sendas direitas

por amor de seu nome.

Ainda que tenha que andar por vales tenebrosos

Não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo.

O vosso cajado e o vosso báculo

me enchem de confiança.


 3


Para mim preparais a mesa

à vista dos meus adversários

com óleo, me perfumais a cabeça

e meu cálice transborda


 4


A bondade e a graça hão-de acompanhar-me

todos os dias da minha vida

e habitarei na casa do Senhor

para todo o sempre.



LEITURA DA EPÍSTOLA DO APÓSTOLO SÃO PAULO AOS EFÉSIOS

Ef 5, 8-14

 

Irmãos:

Outrora vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. 

Vivei como filhos da luz, porque o fruto da luz é a bondade, a justiça e a verdade. 

Procurai sempre o que mais agrada ao Senhor. 

Não tomeis parte nas obras das trevas, que nada trazem de bom: tratai antes de as denunciar abertamente, porque o que eles fazem em segredo até é vergonhoso dizê-lo. 

Mas todas as coisas que são condenadas são postas a descoberto pela luz e tudo o que assim se manifesta torna-se luz. 

É por isso que se diz: 

«Desperta, tu que dormes: levanta-te do meio dos mortos e Cristo brilhará sobre ti».


Palavra do Senhor.


EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO


Jo 9, 1-41


Naquele tempo, Jesus encontrou no seu caminho num cego de nascença. 

Cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e tingiu os olhos do cego. 

Depois disse-lhe: 

«Vai lavar-te à piscina de Siloé». 

Siloé, quer dizer "Enviado". 

Ele foi, lavou-se e começou a ver. 

Entretanto, perguntaram os vizinhos e os que o viam a mendigar:

«Não é este no que costumava estar sentado a pedir esmola?» 

Uns diziam: 

«É ele». 

Outros afirmavam: 

«Não é. É parecido com ele». 

Mas ele próprio dizia: 

«Sou eu». 

Levaram aos fariseus o que tinha sido cego. 

Era sábado esse dia em que Jesus fizera lodo e lhe tinha aberto os olhos. 

Por isso, os fariseus perguntaram ao homem como tinha recuperado a vista. 

Ele declarou-lhes: 

«Jesus pôs-me lodo nos olhos, depois fui lavar-me e agora vejo». 

Diziam alguns dos fariseus: 

«Esse homem não vem de Deus, porque não guarda o sábado». 

Outros observavam: 

«Como pode um pecador fazer tais milagres?» 

E havia desacordo entre eles. 

Perguntaram então novamente ao cego: 

«Tu que dizes d'Aquele que te deu a vista?» 

O homem respondeu: 

«É um profeta». 

Replicaram-lhe então eles: 

«Tu nasceste inteiramente em pecado e pretendes ensinar-nos?» 

E expulsaram-no. 

Jesus soube que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: 

«Tu acreditas no Filho do homem?». 

Ele respondeu-lhe: 

«Quem é, Senhor, para que eu acredite nele?» 

Disse-lhe Jesus: 

«Já O viste: é quem está a falar contigo». 

O homem prostrou-se diante de Jesus e exclamou: 

«Eu creio, Senhor».

 



PALAVRA DA SALVAÇÃO.




********************


ANTÓNIO FONSECA



III DOMINGO DA QUARESMA

ANO A



DOMINGO - 12 DE MARÇO DE 2023 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...