quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Nº 1184–12 DE NOVEMBRO DE 2010–SANTOS DO DIA

SANTO JOSAFÁ KUNCEVICZ

Bispo (1580-1623)

Josafat Kunsevich, Santo

Josafat Kunsevich, Santo

Nasceu em Wladimir, em 1580, e morreu em Vitebsk, a 12 de Novembro de 1623. A Ruténia, onde nasceu, viveu e morreu, contava 10 milhões de habitantes e pertencia à Polónia. Faz agora parte da Bielorrússia e Ucrânia. Josafá era monge basiliano desde os vinte e quatro anos quando, em 1618, foi elevado a arcebispo de Polotsk. Era uma das numerosas dioceses rutenas que, em 1595, abandonaram a Igreja de Bizâncio para regressar à comunhão romana. Os «uniatas», como eram chamados, ficaram passando por maus patriotas e apóstatas, segundo o parecer dos ortodoxos. estes odiavam sobretudo Josafá, grande defensor, desde que era sacerdote (1609), da «União» e do papado. «Vereis que me hão-de matar», dizia muitas vezes. Assassinaram-no, de facto, no pátio da casa onde se alojara durante uma visita pastoral que fazia a Vitebsk. Prenderam-lhe o corpo a um cão morto e foram-no deitar ao rio. Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas. pt. Ver também www.es.catholic e www.santiebeati.it

SÃO TEODORO STUDITA

Monge (759-826)

Nascido em 759 e falecido em 826, é uma das maiores figuras da Igreja Oriental, pelas virtudes, saber, resistência que opôs aos imperadores bizantinos e perseguições que teve de suportar. O mosteiro de Studium em Constantinopla contava com mil monges. As suas obras compreendem escritos ascéticos, poesias, discursos e centenas de cartas. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

VER AINDA NESTE BLOGUE, DE 11-11-2010, uma biografia retirada de www.es.catholic., talvez um pouco extensa, mas mais completa.

SANTOS CRISTIANO, BENTO,

ISAAC, TIAGO e MATEUS

Religiosos (1003)

Os quatro santos camaldulenses, Bento, Isaac, Tiago e Mateus, pouco depois da chegada, vindos da Itália, à Polónia, a fim de trabalharem na conversão deste país, estabeleceram-se na floresta de Kazimierz, ao Sul de Gniezno. Mas na noite de 11 de Novembro de 1003, estando na cama, foram esganados por bandidos que julgavam possuírem eles um tesouro. No dia seguinte, foram sepultados como mártires na igreja do convento. Mas Cristiano, o cozinheiro polaco, tendo sido encontrado no jardim com um  pau na mão, o martírio dele foi julgado menos voluntário; daí ter sido ele primeiro enterrado no claustro. Mas o seu caso foi mais tarde igualado ao dos outros, e veio a ser com eles um dos padroeiros da Polónia. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

• Emiliano de la Cogolla, Santo
Novembro 12 Monge,

Etimologicamente significa “amável”. Vem da língua latina.
Jesús, tomando consigo a João, Santiago e Pedro, subiu à montanha para orar. E enquanto orava o aspecto do seu rosto mudou.  Formou-se uma nuvem que os cobria e dela ouviu-se uma voz que dizia: «Este é o meu Filho muito Amado. Escutai-O».
Emiliano foi monge no século VI. O santo que hoje veneramos e recordamos chamava-se Emiliano de la Cogolla ou Cocola. Nasceu em Castela, na província de Logroño – hoje a comunidade autónoma da Rioja – perto do monte chamado Cocola. A vida deste santo espanhol nos é contada por outro monge, Bráulio, que depois seria bispo de Zaragoza. Por esse tempo a península ibérica estava dominada pelos Visigodos.Sua família era pobre. Quando cumpriu os 20 anos, foi para anacoreta. Quando sua santidade chegou aos ouvidos das pessoas estas não cessavam de o visitar. Então tomou a decisão de ir para outro lado que fosse inacessível, no alto de uma montanha. Aqui passou cerca de 40 anos. O bispo de Tarazona, inteirado de sua virtude, ordenou-sacerdote. Foi um apóstolo entre a gente do campo, de onde ele provinha. Sua caridade era tão grande que ficava sem comer só para ver feliz o pobre. Acusado injustamente de que roubava na paróquia, foi para a solidão até que morreu no ano 574.
¡Felicidades a quem leve este nome!

• Gabriel Ferretti, Beato
Novembro 12 Franciscano,

Gabriel Ferretti, Beato

Gabriel Ferretti, Beato

Gabriel Ferretti nasceu em Ancona no ano 1385, filho dos condes Liberotto e Alvisa Sacchetti. Aos 18 anos contra a vontade de seus pais tomou o hábito dos irmãos Menores no convento anconitano de São Francisco ad Alto, onde se consagrou totalmente a Deus emitindo os votos de pobreza, castidade e obediência.
No silêncio de seu eremitério, todo concentrado em Deus no exercício da vida religiosa aprofundou no estudo das ciências teológicas. Ordenado sacerdote dedicou-se ao apostolado entre pobres e enfermos e cedo foi considerado o
Pai de Ancona.
As virtudes e dotes de Gabriel chamaram a atenção dos superiores, que em 1425 o elegeram guardião do convento de San Francesco ad Alto. Não só restaurou e engrandeceu o convento, mas se distinguiu na heroica assistência aos empestados nos anos 1425 e 1427.
Los Hermanos Menores de la Provincia Seráfica de las Marcas, reunidos en capítulo, en 1434 lo eligieron Ministro Provincial. Contribuyó eficazmente a propagar la fiel observancia de la regla franciscana en las Marcas. El Pontífice Eugenio IV le concedió amplias facultades para abrir nuevos conventos, como en Santa María de las Gracias en San Severino Marcas, San Nicolás en Ascoli Piceno y la Anunciación en Osimo. Además, a pesar de las múltiples y pesadas ocupaciones, continuó interesándose por el convento de San Francisco ad Alto y sus conciudadanos de Ancona.
En 1438, por sugerencia de su íntimo amigo San Jaime de la Marca, fue llamado por el Ministro general Padre Guillermo de Casale a predicar en Bosnia, donde ya anunciaban la divina palabra el mismo San Jaime de la Marca y otros religiosos.
El consejo comunal de Ancona, temiendo verse privado de la amorosa asistencia de su santo fraile, suplicó que se le volviera a dejar en Ancona, petición que fue acogida. Así el Beato Gabriel permaneció en las Marcas continuando su asistencia a los pobres y enfermos de su ciudad.
Alma eminentemente mariana, tenía una tierna devoción a la Sma. Virgen y difundió ampliamente la corona franciscana de las siete alegrías de la Bienaventurada Virgen María. La Virgen recompensó el amor filial de su siervo con apariciones y dulces coloquios.
También Dios mismo quiso premiar las virtudes de su siervo con el don de la profecía y de los prodigios. Una sobrina suya de nombre Casandra, imposibilitada para caminar, se dirigió a su santo tío. Este oró, luego trazó un signo de la cruz sobre la articulación afectada y la enferma quedó curada.
Gabriel terminó su virtuosa y laboriosa existencia a los 71 años en el convento de Ancona el 12 de noviembre de 1456, asistido por San Jaime de la Marca, quien en el funeral exaltó las virtudes del santo cohermano.
Benedicto XIV Aprobó su culto el 19 de septiembre de 1753

Margarito Flores García, Santo
Novembro 12 Mártir,

Margarito Flores García, Santo

Margarito Flores García, Santo

Nasceu em Taxco, Gro. (Diocese de Chilapa), em 22 de fevereiro del 1899.
Pároco de Atenango del Río, Guerrero, (Diocese de Chilapa). Três anos de ministério foram suficientes para conhecer a entrega sacerdotal do
Padre Margarito.
Se encontrava fora da Diocese por causa da perseguição, quando soube da morte heroica do Sr. Cura David Uribe, exclamou: «Me ferve a alma, eu também vou ar a vida por Cristo; vou a pedir permissão ao Superior e também vou a empreender o voo para o martírio».
O Vigário geral da Diocese nomeou-o vigário com funções de pároco de Atenango del Rio, Guerrero. O Padre Margarito se pôs logo a caminho.
Foi descoberto como sacerdote ao chegar a seu destino; preso e conduzido a Tulimán, Guerrero, onde se deu a ordem de fuzilamento.
O Padre Margarito pediu permissão para orar, se ajoelhou uns momentos, beijou o solo e logo, de pé, recebeu as balas que lhe destroçaram a cabeça e o uniram para sempre a Cristo Sacerdote, em 12 de novembro de 1927.
É um dos mártires mexicanos canonizados por João Paulo II em 21 de maio do ano 2000.

San Benedetto, Giovanni, Matteo, Isacco e Cristiano Monaci, protomartiri della Polonia - San Cuniberto di Colonia Vescovo  - San Diego di Alcalà Religioso Sant' Emiliano della Cogolla Monaco  - Sant' Esichio di Vienne Vescovo  - San Giosafat Kuncewycz Vescovo e martire  - Beato Giovanni della Pace (Cini da Pisa) Eremita, fondatore  - Beato Giuseppe Raimondo Medes Ferris Laico coniugato, martire  - San Livino (Lebuino) Vescovo  - San Machar di Aberdeen Vescovo  - San Margarito Flores Garcia Sacerdote e martire  - San Nilo il Sinaita Confessore

www.es.catholicwww.santiebeati – www,jesuitas.pt. (do livro Santos de Cada Dia)

António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...