sábado, 11 de maio de 2013

Nº 1647-4 - IN MEMORIAM do Pde MÁRIO SALGUEIRINHO - 11 de Maio de 2013

Nº 1647-4
(Post para publicação em 11 de Maio de 2013 – 10,30 h).
(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)
Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««
Do livro “Caminhos da Felicidade”
NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO
 
Deparei com este texto emocionante de um diário escrito por um prisioneiro de guerra num campo de concentração nazi, um desses infernos horrendos que ficam a manchar de vergonha a História humana.
Diz assim: «Um dia, em Dezembro, chegaram duas cartas. Li dez linhas da primeira. Depois guardei-a e li algumas palavras no dia seguinte, e assim por diante. Acho que levei duas semanas a lê-la toda, mas assim procedendo, eu tinha correspondência diária. No dia de Natal li a segunda carta inteirinha. Que belo presente!»
Para que o efeito reconfortante de cada carta fosse maior, rendesse mais, lia um bocadinho cada dia e assim ia tendo uma pílula de força para o seu cativeiro macabro.
Lembrei-me de contar este episódio, em plena quaresma, porque é um tempo especial de reflexão e acolhimento da Palavra de Deus.
A Bíblia é uma  extensa e admirável carta de amor enviada por Deus à Humanidade, a cada pessoa.
Como lê-la de forma a aproveitar toda a riqueza do seu conteúdo, toda a mensagem de esperança e misericórdia que nos é oferecida?
Talvez imitando aquele prisioneiro. Ler em cada dia uma página, e esse naco do Pão da Palavra será força para os nossos caminhos, para enfrentar as nossas angústias, para abraçar os nossos problemas, para fortalecer e viver e testemunhar a nossa fé.
Quantas vezes se sente extremamente pesado o fardo da vida – trabalhos, doenças, desgostos – porque não se recorre à alavanca poderosa da Palavra divina.
 
 
Porto, Dezembro de 1998
Mário Salgueirinho
=======.===============================
Do livro “Dar é receber”
UMA FORÇA INVISÍVEL
 
Nem fazemos ideia das forças invisíveis que, n o silêncio desconhecido, nos ajudam a caminhar na rotas difíceis da existência e estão por detrás de tantos êxitos em qualquer dimensão.
Um grupo de  um movimento religioso era constituído por um médico, um engenheiro, um professor universitário, um carpinteiro e um motorista do Serviço de Transportes Coletivos.
Reuniam-se periodicamente e os mais letrados falavam com entusiasmo, apresentando ideias, eventos, projetos e resultados. O motorista, porém, estava sempre calado.
~Certo dia, o engenheiro diz-lhe: «Você está sempre calado. Nunca diz nada».
Ele sorriu e respondeu: «Sabe: há luzeiros que iluminam com os seus conhecimentos e com os seus testemunhos. Eu não consigo ser luzeiro, Mas enquanto conduzo o autocarro pelas ruas movimentadas vou rezando para que vocês continuem a ser luzeiros»…
Aquele homem humilde sabia, pela sua fé, que podia pela sua oração, ajudar aqueles companheiros do seu grupo apostólico.
Quanta gente o faz no silêncio dos claustros ou no seio do seu lar ou no caminho da sua solidão. Quantas mães e quantos pais, à semelhança da mãe de Santo Agostinho, rezam perseverantemente para suster os seus filhos nos caminhos da luz.
Quantos êxitos no campo da evangelização se devem à força escondida da oração de familiares, de amigos e de contemplativos e crentes.
É essa força nuclear da oração que o Papa João Paulo II pede aos crentes de todos os credos, para uma súplica veemente pela paz ameaçada: para que Deus ilumine os governantes para salvarem a paz ameaçada.
 
 
Porto, Dezembro/2003
Mário Salgueirinho
=========

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
A publicar em:
11-Maio-2013 - 10,30 horas
António Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...