Nº 1648-4
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.com – info@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
12 de Maio de 2013
Domingo da ASCENSÃO DO SENHOR
Lc 24, 46-52
Jesus disse aos seus discípulos: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia, que havia de ser pregado, em Seu nome, o arrependimento e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas. E eu vou mandar sobre vós O que Meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força lá do Alto».
Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-Se deles e elevava-Se ao Céu. E eles, depois de O terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no Templo a bendizer a Deus.
1 – A festividade da Ascensão pode resultar, para algumas pessoas, uma comemoração enganadora. Por suposto, este dia recorda-nos a Exaltação de Jesus. Mas nunca se deve entender esta celebração como a superação do humano, para transcender a um plano superior, que seria o plano do divino. Jesus ressuscitado e glorificado segue sendo a plenitude do humano. E segue sendo a imagem do divino, encarnado no humano. Jesus segue sendo tão humano como divino. Mas, para nós, humanos, Jesus glorioso segue sendo a manifestação do Transcendente no imanente. Jesus não foi para o Céu para que nós levantemos os nossos olhos da terra. Mas é somente na terra e desde a nossa condição terrena que podemos pensar em Deus e falar de Deus, e isso é possível porque Jesus segue sendo humano.
2 – Esta festa nos diz que Jesus é o centro dos tempos. O antigo já passou. Somente nos fica a força do Espírito que nos recorda e atualiza esta centralidade da presença humanizada de Deus em todo o humano, belo, feliz e grato que podemos encontrar neste mundo. Neste sentido – e só neste sentido – se pode afirmar que Jesus é o centro do tempo (H. Conzelmann).
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contatos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 12-5-2013 - 11H00
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
Etiquetas Technorati: SANTOS DE CADA DIA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.