sábado, 17 de março de 2018

HÁ 33 ANOS - INAUGURAÇÃO DA IGREJA DA COMUNIDADE DE SÃO PAULO DO VISO - 17- MARÇO - 2018



17-MARÇO-1985  -  17-MARÇO-2018
( 33 anos )



A Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, está integrada na Paróquia da Senhora do Porto. Começou a ser construída em 1983, sob a orientação do Pde António Inácio Gomes e a sua inauguração teve lugar em 17 de Março de 1985 que foi presidida pelo então Arcebispo-Bispo do Porto, D. Júlio Tavares Rebimbas, Em 17-Março-2010 os 25 anos, foram celebrados no dia 20 do mesmo mês,

A seguir discriminam-se algumas datas significativas relativas a esta Comunidade e também sobre a paróquia da Senhora do Porto.


Em 12-Junho-1964 - D. Florentino de Andrade e SilvaAdministrador Apostólico da Diocese do Porto, cria a Paróquia Experimental da Senhora do Porto que integra uma área muito vasta na parte noroeste da zona (Viso - bairro) na qual é criado também um centro secundário de culto e irradiação apostólica, tendo nomeado seu Pároco responsável, o Padre António Inácio Gomes.


Em Novembro de 1967 - São instalados no Bairro, 4 carros eléctricos, cedidos pelos Transportes Colectivos, que foram transformados em salas de aula para acolherem cerca de 320 crianças.

Em 26-Novembro-1967 - D. Florentino inaugura o pavilhão-capela, pré-fabricado cedido pelo Centro de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em Fevereiro de 1980 - Início da campanha de angariação de fundos para a construção da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso.

Em 1-Agosto-1983 - Início das obras de construção desta Igreja.

Em 17-Março-1985 - Inauguração da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, presidida por D. Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo-bispo do Porto.

Em 18-Dezembro-1987 - Colocação do Cristo Crucificado (de Hanny Polling).

Em 2-Junho-1990 - Colocação do Sacrário (autoria de Júlio Resende e Zulmiro de Carvalho).

Em 21-Março-2004 - Sagração do altar e Dedicação da Igreja de S. Paulo do Viso, presidida por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto.

Em 8 de Dezembro de 2006 - Após o falecimento do Pde António Inácio Gomes, ocorrido em Novembro, foi nomeado Pároco da Senhora do Porto e da Comunidade de São Paulo do Viso, o Pde Dr. Manuel Correia Fernandes (Director da Voz Portucalense).

No 2º Semestre de 2008 - Efectuadas obras de restauro da instalação eléctrica, instalação sonora, colocação de novo soalho em madeira nobre no presbitério e altar mor e retirada do tecto falso que ameaçava ruir.

24-Janeiro-2009 - Entronização e bênção da imagem de S. Paulo, esculpida em ferro (trabalho da escultora Ana Carvalho), a que presidiu o bispo do Porto D. Manuel Clemente.

Em 31 de Maio de 2009 - Após a Procissão de Velas, para Encerramento do mês de Maria, que partiu da Igreja Paroquial da Senhora do Porto para a Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, foi benzida e inaugurada pelo Pároco Dr. Manuel Correia Fernandes a nova imagem de Nossa Senhora do Rosário (obra da mesma escultora atrás referida, Ana Carvalho) que substituiu a pequenina imagem de Nossa Senhora de Fátima que ali existia há cerca de 25 anos (e oferecida por uma paroquiana) o que foi acompanhado com alegria pela multidão de paroquianos que enchia por completo, a Igreja.

Durante este ano de 2009 foi celebrado o Ano Paulino. Mais abaixo pode ler-se o comentário que eu fiz neste Blogue, assim como algumas fotos sobre o Encerramento do Jubileu do Ano Paulino.

17 de Março de 2010 - Quarta-feira - 25º Aniversário da inauguração.

20 de Março de 2010 Celebração do 25º Aniversário da fundação da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso,

17-MARÇO-2018  -  A Igreja da Comunidade de São PAULO DO VISO completa 33 anos (a idade de Jesus Cristo quando foi crucificado)




Igreja Jubilar
Comunidade de S. Paulo do Viso
Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso
Procissão de Acólitos, em que seguiram as paróquias do Amial, Paranhos e Senhora do Porto
Parte de escuteiros e povo das paróquias acima indicadas, na procissão
Parte da assistência antes da chegada do Senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente
Mais outro ângulo
Idem
Início do Cântico de Entrada
Início da celebração
Imagem de S. Paulo e parte do coro

27 de Junho de 2009

A partir das 15 horas, começaram a concentrar-se nos arruamentos circundantes da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, mais precisamente no cruzamento das ruas Padre Francisco Rangel e D. João de Azevedo, centenas de pessoas (que rapidamente chegaram a cerca de um milhar e meio ou dois milhares de pessoas), representando as 26 paróquias inseridas actualmente nas 1ª e 2ª Vigararias da Região Pastoral - Porto Cidade e que são por ordem alfabética, Aldoar, Ameal, Antas, Areosa, Azevedo, Bonfim, Campanhã, Carvalhido, Cedofeita, Cristo-Rei, Foz do Douro, Lordelo do Ouro, Miragaia, Nossa Senhora da Ajuda, Nevogilde, Paranhos, Ramalde, Santíssimo Sacramento, Santo Ildefonso, São Nicolau, Sé, Senhora da Boavista, Senhora do Calvário, Senhora da Conceição, Senhora do Porto e Vitória.
E muitas delas vieram em procissão, nomeadamente as do Amial, Paranhos e Senhora do Porto (onde se integraram acólitos, escuteiros, pessoas com as mais diversas actividades nas suas paróquias e comunidades e povo anónimo). Outras deslocaram-se em diversos meios de locomoção, como viaturas próprias ou transportes públicos, como autocarros e metro, mas todos vieram em Peregrinação para celebrar condignamente o encerramento do Ano Paulino comemorativo dos 2000 anos sobre o nascimento de Paulo, o Apóstolo das Gentes.
Logo após a chegada do Senhor Bispo, foi feita a apresentação de todas as paróquias da Diocese do Porto (de 4 em quatro), e nos intervalos, o coro e todos os presentes cantavam "Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim"
Esteve presente o vário clero das paróquias acima citadas, com os respectivos Párocos e Diáconos nesta celebração que foi presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente que na Homília deixou bem expresso o sentimento manifestado por Paulo não só na sua pregação durante as várias viagens que fez, mas que também deixou escrito nas Cartas aos Romanos, ao Coríntios, aos Efésios, aos Gálatas, aos Colossenses, aos Tessalonicenses, aos Filipenses, a Timóteo, a Tito, e nos Actos dos Apóstolos. Finalmente apelou para todos que se redobrem esforços para não esquecer a mensagem que nos é dada por Paulo e que estejamos prontos para a Missão 2010.
No final desta homília, foi cantado o "IDE POR TODO O MUNDO" em uníssono por toda a Assembleia presente.

António Fonseca


*************
**********
******


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...