domingo, 4 de março de 2018

Nº 3 4 0 2 - SÉRIE DE 2018 - (063) - SANTOS DE CADA DIA - 4 DE MARÇO DE 2018 - 11º ANO

Caros amigos:


Com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo
Ámen.






 Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso



B O M   A N O   DE   2 0 1 8 






Foto actual do autor
26-Agosto-2016




Nº  3 4 0 2
_


Série - 2018 - (nº 0 6 3)
_

4 de MARÇO de 2018
_

SANTOS DE CADA DIA
_

11º   A N O



 miscelania 008



LOUVADO SEJA PARA SEMPRE 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão Comemorar e Lembrar 
os Santos e Beatos de cada dia, além de procurar seguir os seus exemplos

___________________________________________________________________________

*********************************
***************************
*********************

»»»»»»»»»»»»««««««««««««


Lúcio I, Santo

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:
Um dos ilustres presbiteros que seguiram o santo Papa, São CORNÉLIO no desterro de Civita Vécchia, foi LÚCIO, romano. Tendo CORNÉLIO falecido neste desterro no ano de 253, foi LÚCIO chamado a suceder-lhe na Cátedra de São PEDRO. E, pouco depois foi-lhe possível ficar a residir em Roma.
São CIPRIANO felicitou-o por carta. E noutra missiva escreveu que São LÚCIO e seu predecessor "foram cheios do Espírito Santo e mártires gloriosos do Senhor". Realmente, limitando-nos a LÚCIO diremos que se notabilizou muito na promoção da piedade, a defesa da fé até ao sangue, em promover a unidade e em destruir os restos do cisma de Novaciano. Mas foi muito breve o seu papado.
Por último, foi o nosso Santo coroado com o martírio; e quando o conduziam para ele, encomendou a Igreja e os fieis dela a seu arcediago, ESTEVÃO, que lhe veio a suceder no Pontificado. Descansou no Senhor no dia 4 de Março do ano de 254, sendo sepultado no cemitério de CALISTO.



Casimiro, Santo




São CASIMIRO filho do rei da Polónia, que foi um principe insigne no zelo pela fé, na castidade e na penitência, na benignidade para com os pobres e na piedosa veneração da Sagrada Eucaristia e da bem-aventurada Virgem Maria, e, ainda jovem , vítima da tuberculose, na cidade de Grodno, perto de Vilna, na Lituânia, hoje na Bielorrússia, descansou piedosamente no Senhor. (1484)

Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:


Entre os filhos de Casimiro IV, rei da Polónia e granduque da Lituânia, e sua esposa Isabel de Áustria, CASIMIRO foi o terceiro, tendo nascido em 1458. Teve como preceptor João Dugloss, bispo de Lemberg, e, embora tivesse mostrado boa aptidão para o estudo e conscienciosa aplicação, foram sobretudo as lições espirituais que ele aproveitou.
Deu desde muito cedo a impressão de pretender seguir o caminho da santidade, manifestando-se indiferente às honras e prazeres, vigiando os sentidos, chorando ao meditar nos sofrimentos do Senhor e encontrando toda a sua felicidade na oração. Graças a um servo discreto, foi-lhe possível, sem despertar atenções, pôr em prática a as suas penitências predilectas, como, por exemplo, dormir no chão junto dum leito confortável, trazer cilícios e passar noites ajoelhado diante da porta das igrejas.
Casimiro IV, que pusera o seu primogénito no trono da Boémia, quis dar ao terceiro o trono da Hungria. Tendo-lhe garantido que Matias Corvino (1490), rei deste país, estava destituído de quem o apoiasse, enviou-o à frente dum exército para o acabar de destronar. Mas, ao chegar o principezinho à fronteira húngara, deparou com o exército do rei Matias. Concluiu então que a empresa em que o tinham comprometido era injusta e, satisfeito por ter de renunciar a ela, retirou-se durante três meses para o castelo de Golzki, não só para não ter de aparecer diante do pai, mas também, como dizia, para expiar as suas faltas.
De 1479 a 1483 teve de governar a Polónia, na ausência do pai, ocupado então na Lituânia. Tentaram nessa altura levá-lo a desposar a filha do imperador da Alemanha mas CASIMIRO recusou, para se manter fiel ao voto de continência que tinha feito. Já antes os médicos o tinham aconselhado a casar-se, assegurando-lhe que seria bom para se libertar da tísica que o ia consumindo.
Veio a morrer no dia 4 de Março de 1484, tendo apenas vinte e três anos e meio. Foi canonizado em 1522 e declarado patrono da Polónia em 1602. A seu pedido foi sepultado levando consigo o hino Omni die dic Mariae, que tantas vezes rezara em vida. É do teor seguinte:

«Não deixes passar, ó minha alma, dia algum sem render os teus respeitos a Maria; soleniza com devoção as suas festas, celebra as suas assombrosas virtudes.
Admira a sua grandeza e a sua elevação sobre todas as criaturas; não cesses de publicar a dita que teve de ser Mãe de Deus sem deixar de ser Virgem.
Honra-a como tua Rainha, para que te alcance o perdão dos pecados invoca-a como tua boa Mãe, e não permitirá que sejas arrastado pela torrente das paixões.
Ainda que sei muito bem que Maria está acima de todo o louvor, também sei que é impiedade, que é loucura deixar de a louvar.
Ela deve ser singularmente amada e exaltada por todos os homens; e não deveríamos jamais cessar de louvá-la, bendizê-la e invocá-la.
Virgem Santa, ornamento e glória do vosso sexo, vós sois reverenciada em toda a terra, e estais colocada tão elevadamente no céu.
Dignai-vos ouvir as orações dos que se gloriam em cantar os vossos louvores, alcançai-nos o perdão dos nossos pecados, e fazei-nos dignos da felicidade eterna.
Deus vos salve, Virgem e Mãe, pois por vós se nos abriram , a nós miseráveis, as portas do céu, por vós a quem a antiga serpente não pode morder nem enganar.
Depois de Deus, ninguém teve maior parte que vós na nossa redenção; por isso pomos em vós toda a nossa confiança, e esperamos por vossa santa intercessão que não nos há-de tocar a infeliz sorte dos réprobos.
Livrai-me desse lado de fogo, onde se padecem todos os tormentos, e obtende-me por vossas orações um lugar na estância feliz dos bem-aventurados.
Alcançai-me pureza inalterável, modéstia que edifique, doçura universal, devoção constante, prudência verdadeira, coração sem artificio e espírito recto.
Desterrai do meu coração todo o sentimento de aversão ou tibieza; acendei nele uma caridade perfeita; extingui todo o sentimento, toda a inclinação de concupiscência; consegui-me a perseverança final, e que eu encontre em vós toda a assistência necessária contra os inimigos da minha eterna salvação».





Humberto III de Saboia, Beato






Em Chambéry, na Saboia, hoje França, o Beato HUMBERTO III conde de Saboia que, constrangido a abandonar o claustro para presidir à governação civil, praticou fervorosamente a vida monástica, à qual pouco tempo depois regressou. (1188)



Texto do livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial A. O. de Braga:


HUMBERTO III, filho de Amadeu III, conde de Saboia e de Matilde de Viena, nasceu em 1136; teve de tomar o governo do condado aos treze anos, quando o pai lhe morreu em Nicósia, no regresso da terra Santa. Tomou, como guias e presidente do seu conselho, o Beato AMADEU bispo de Lausana; sob esta santa direcção, soube juntar ao mesmo tempo a arte de governar e a de santificar-se. Um dos seus primeiros cuidados foi restituir à abadia de São MAURÍCIO as somas que o pai tomara, como emprestadas, para a cruzada.
Fazia um retiro na abadia de Haute-Combe quando o delfim do Vienense veio cercar a cidade de Montmélian. Sem perder tempo, HUMBERTO pôs-se à frente das suas tropas, venceu o agressor e depois entrou em Haute-Combe, para agradecer a Deus a graça e terminar o seu retiro espiritual. A fama da sua sabedoria, probidade e das outras virtudes espalhou-se bem para além dos limites dos seus estados; recebeu numerosos testemunhos de estima e da confiança dos seus contemporâneos.

Tendo perdido a sua segunda mulher, de quem tivera uma filha, HUMBERTO resolveu tomar o hábito monástico na abadia de Haute-Combe para se preparar para o julgamento de Deus com as austeras observâncias da vida religiosa. Mas os barões sabonianos, ameaçados de cair sob o domínio dum principe estrangeiro, obrigaram-no a sair do claustro, a desposar em terceira núpcias uma filha de Gerardo, conde da Borgonha, que lhe deu um filho e sucessor. Grande pela fé, bondade e coragem, HUMBERTO morreu em Chambéry, a 4 de Março de 1189.
O seu culto imemorial foi aprovado por GREGÓRIO XVI em 1836.



FÓCIO, ARQUELAU e QUIRINO e mais 17 mártires, Santos

Mártires na Nicomédia - Bitínia hoje Izmit - Turquia  -. (séc III)


BASINO, Santo

Bispo descendente de família nobre do reino da Austrásia que foi primeiro monge e depois abade de São MAXIMINO DE TRÉVERIS e elevado à dignidade episcopal fundou o mosteiro de Ephternach com Santa IRMINA - Tréveris - Renânia da Austrásia - hoje Alemanha - (705)


APIANO, Santo

Monge do mosteiro em Pavia, foi depois Eremita - Comáquio - Emília-Romagna - Itália - (séc. VIII)


PEDRO, Santo

Primeiro foi monge, depois Bispo de Policastro e voltou ao mosteiro de Cava d'Tirréni onde passou a ser Abade - Campânia - Itália - (1123)




CRISTÓVÃO BALES, ALEXANDRE BLAKE e 
NICOLAU HORNER, Beatos

Presbiteros e mártires  -  Londres - Inglaterra - (1590)



MARIA LUÍSA 
(Isabel de Lamoignon Molé de Champlatreux), Beata

Viúva e fundadora das Irmãs da caridade de São Luís - Vannes - Bretanha - França - (1825)

JOSÉ ANTÓNIO FARINA,  Beato

Bispo e fundador  e fundador do Instituto das Irmãs Mestras de Santa Doroteia Filhas dos Sagrados Corações - Vicenza - Itália - (1888)

ROBERTO SPISKE, Beato

Presbitero diocesano e fundador da Congregação das Irmãs de Santa Edwiges - Wroclaw  -  Polónia - (1888)

MIECISLAU BOHATKIEWICZ, LADISLAU MACKOWIAK e ESTANISLAU PYRTEK, Beatos

Presbiteros e Mártires - Berezwecz - Glebokie - Polónia - (1942)

ZOLTAN LAJOS MESZLÉNYI, Beato

Bispo e Mártir - Esztergom-Budapeste - Kistarcsa - Budapeste - Hungria - (1951)

»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto




Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

"""""""""""""""

Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las




 Porto  - Praça da Liberdade e Estação de São Bento, etc. ...


Blogue: 

 SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
»»»»»»»»»»»»»»»»
&&&&&&&&&&&
Local onde se processa este blogue, na cidade do Porto


miscelania 003


Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

Textos recolhidos

In




MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII

e através dos sites:


 Wikipédia.org; Santiebeati.it; es.catholic.net/santoral, 
e do Livro SANTOS DE CADA DIA, da Editorial de Braga, além de outros, eventualmente 

"""""""""""""""

Também no que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, serem livres. 
Quanto às de minha autoria, não coloco quaisquer entraves para quem quiser copiá-las




 Porto  - Vista da Ribeira de Gaia


Blogue: 
 SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com




ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...