domingo, 5 de abril de 2020

LEITURAS DO DOMINGO DE RAMOS - 5 DE ABRIL DE 2020

DOMINGO DE RAMOS  -  5 DE ABRIL DE 2020


LEITURA DO LIVRO DE ISAÍAS

Is 50, 4-7


O Senhor deu-me a graça de falar como um discipulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos. 
Todas as manhãs 
Ele desperta os meus ouvidos, para eu escutar, como escutam os discípulos. 
O Senhor Deus abriu-me os ouvidos e eu não resisti nem recuei um passo. Apresentei as costas àqueles que me batiam e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rosto dos que me insultavam e cuspiam. 
Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio, e, por isso, não fiquei envergonhado; tornei o meu rosto duro como pedra, e sei que não ficarei desiludido.

Palavra do Senhor.

Salmo responsorial



Meu Deus, meu Deus,
porque me abandonastes?. (bis)

Todos os que vêem escarnecem de mim, 
estendem os lábios e meneiam a cabeça;
«Confiou no Senhor, Ele que o livre,
Ele que o calve, se é seu amigo».

Matilhas de cães me rodearam,
cercou-me um bando de malfeitores.
Trespassaram as minhas mãos e os meus pés,
posso contar todos os ossos..

Repartiram entre si as minhas vestes
e deitaram sortes sobre a minha túnica.
Mas Vós, Senhor, não Vos afasteis de mim,
sois a minha força, apressai-Vos a socorrer-me.


Hei-de falar do vosso nome aos meus irmãos,

hei-de louvar-Vos no meio da assembleia.
Vós, que temeis o Senhor, louvai-O,
glorificai-O, vós todos os filhos de Jacob,
reverenciai-O, vós todos os filhos de Israel




LEITURA DA EPÍSTOLA DO APOSTOLO SÃO PAULO AOS FILIPENSES

Filip 2, 6-1

Irmãos:

Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. 
Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. 
Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. 
Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Palavra do Senhor.


EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS

Mt 21, 1-11

Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, junto ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discipulos, dizendo-lhes: 
«Ide à povoação que está em frente e encontrareis uma jumenta presa e, com ela, um jumentinho. Soltai-os e trazei-mos. E se alguém vos disser alguma coisa, respondei que o Senhor precisa deles, mas não tardará em devolvê-los».
Isto sucedeu para se cumprir o que o Profeta tinha anunciado: 
«Dizei à filha de Sião: "Eis o teu Rei, que vem ao teu encontro, humildemente montado num jumentinho, filho de uma jumenta».
Os discipulos, partiram e fizeram como Jesus lhes ordenara: trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram-lhes em cima as suas capas e Jesus sentou-se sobre elas.
Numerosa multidão estendia as capas no caminho; outros cortavam ramos de árvores e espalhavam-nos pelo chão, E, tanto as multidões que vinham à frente de Jesus como as que O seguiam diziam em altos brados: 

«Hossana ao Filho de David. 
Bendito O que vem em nome do Senhor!  
Hossana nas alturas!».

Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou em alvoroço. 
«Quem é Ele?» - perguntavam. E a multidão respondia: 

«É, Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia».


Palavra da salvação




****************


ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 660 - SÉRIE DE 2024 - Nº (137) - SANTOS DE CADA DIA - 16 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 2 )

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 137º  Número da ...