CAROS AMIGOS:
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 3 7 2
SÉRIE DE 2020 - (Nº 3 0 8)
3 DE NOVEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 3 6 2)
1 3º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
MARTINHO DE PORRES, Santo
Outrora fez o Irmão MARTINHO DE PORRES no convento o seu ofício de enfermeiro com grande amor a Deus e às almas; agora, beneficiamos dos progressos espirituais que ele procurou dar à humanidade numa obra e por uma obra sem grande brilho exterior.
Nasceu fora do casamento, em Lima, capital do Peru, a 9 de Dezembro de 1579, dum nobre cavaleiro da ordem de Alcântara, João Porres, e duma mulata não escrava, Ana Velásquez. A acta do baptizado do nosso Santo diz: «nascido de pai incógnito». Mas o cavaleiro no testamento, reconheceu o filho natural. No processo apostólico de 1683 sobre as virtudes de MARTINHO, notava-se como prova de humildade este facto: MARTINHO não apregoava a nobreza de seu pai.
ANA fora abandonada pelo sedutor. Para viver, MARTINHO aprendeu o ofício de barbeiro-cirurgião. Entrou muito jovem, como «donato», terceiro leigo, no convento de Nossa Senhora do Rosário de Lima. A 2 de Janeiro de 1603, fez profissão solene com os três votos, o que era então raro para os religiosos da sua categoria.
Foi toda a vida enfermeiro da comunidade. A sua bondade estendeu-se aos animais. O irmão leigo, fornecedor da cozinha, matara um cão e ia-o deitar num esgoto. MARTINHO ressuscitou o pobre animal. Um peru tinha uma pata quebrada: MARTINHO tomou conta dele; a ave vinha pontualmente receber cuidados. Ele era bom para os touros, como para as ratazanas, e combinou com os ratos garantir-lhes um espaço vital que não comprometesse as reservas dos religiosos. Encontrava combinações pacificas entre cães, gatos e ratos. Uma imagem de 1733 representava-o com um cesto que serve de campo de concentração para a rataria. Na Itália ele é conhecido como «o Santo contra os ratos, il Santo contro ir sorci».
A sua solicitude pelos irmãos doentes era viva. Encontravam-no junto deles para os aliviar, mesmo, segundo se diz, que a porta estivesse fechada à chave. Como um prestidigitador, ele sabia sair da manga, na devida altura, a guloseima ou objecto ambicionado para restituir ânimo ao paciente. Um doente correspondeu às suas bondades com injúrias. MARTINHO foi rezar, depois voltou:
«A sua ira, disse, era bem justa, irmão, é preciso reconhecê-lo. mas pense ainda que a i4ra pode agravar o seu mal». E serve-lhe um pratinho de alcaparras, pelas quais ele tem paixão.
(...)
(...)
Ver mais sobre S. MARTINHO DE PORRES no livro SANTOS DE CADA DIA da editorial AO de Braga
HUBERTO, Santo
HUBERTO foi príncipe real em França, descendente em linha recta de Clóvis. Era filho de Beltrão, duque de Aquitânia.
Tendo somente doze anos, numa daquelas caçadas de que tanto gostavam os príncipes da sua raça, o jovem HUBERTO viu um urso furioso precipitar-se sobre o seu pai e calcá-lo com as suas poderosas patas.
A este espectáculo, o jovem gritou: «Meu Deus, dai-me força para salvar o meu pai». Imediatamente lança-se sobre o animal feroz e abre-lhe o peito com uma lança. Seu pai estava salvo.
Pouco tempo depois HUBERTO foi mandado para junto de Thierry III, rei de França, a fim de estudar a escola palatina, onde alcançou grandes triunfos. Mas a vista do miserável Eborim, o assassino de São LEGER, provocava-lhe uma repulsão invencível, resolvendo por isso passar à corte da Austrásia, onde governava o neto de Santo ARNALDO, Pepino de Heristal. HUBERTO ganhou de tal modo o afecto de todos, que Pepino deu-lhe a mão duma bisneta de Santo ARNALDO, FLORIBANA, de quem teve um filho, FLORIBERTO que chegou a ser santo como seu pai.
Por esta altura, ainda o coração do jovem príncipe se sentia preso pelo desejo das glórias humanas. A caça sobretudo era o objecto da sua predilecção.
(...)
Ver mais sobre Santo HUBERTO acima citado no livro SANTOS DE CADA DIA da editorial AO de Braga.
TITO BRANDSMA, Beato
A 3 de Novembro de 1985 foi em Roma beatificado o frade carmelita holandês TITO BRANDSMA (1881-1942). Professor da Universidade Católica de Nímega, notabilizou-se como jornalista e grande apóstolo da imprensa católica. Por isso, os nazistas prenderam-no e encerraram-no no Campo de Concentração de Dachau. No meio dos horrores do ódio e da vingança, desculpava os seus carrascos com estas palavras:
«Também eles são filhos de Nosso Senhor».
(...)
Ver mais sobre TITO BRANDSMA acima citado no livro SANTOS DE CADA DIA da editorial AO de Braga.
GERMANO, TEÓFILO e CIRILO, Santos
Em Cesareia da Capadócia hoje Kayseri na Turquia, os santos GERMANO. TEÓFILO e CIRILO mártires. (data incerta)
LIBERTINO, Santo
Em Agrigento, na Sicília - Itália São LIBERTINO bispo e mártir. (séc. III)
PÁPULO, Santo
No território de Lauraguais, na Gália Narbonense, hoje França, São PÁPULO venerado como mártir. (séc. III)
VALENTIM e HILÁRIO, Santos
E,m Viterbo na Toscana hoje Lácio - Itália, São VALENTIM presbítero e HILÁRIO diácono , mártires. (data incerta)
GUENAEL, Santo
Na Bretanha Menor hoje França, São GUENAEL venerado como abade de Lendévenec. (séc. VI)
SÍLVIA, Santa
Em Roma, a comemoração de Santa SÍLVIA mãe do papa São GREGÓRIO MAGNO que, segundo o mesmo Pontífice referiu nos seus escritos, atingiu o mais alto grau de oração e penitência e foi para todos um exemplo admirável. séc. VII
FIRMINO, Santo
No mosteiro de Hornbach, junto a Estrasburgo na Borgonha hoje França, o sepultamento de São FIRMINO bispo e abade de Reichenan, que evangelizou os Alamanos e os Bávaros , fundou muitos mosteiros e compôs para os seus discípulos um livro sobre a catequese aos rudes. (735)
JOANÍCIO, Santo
No cenóbio de Antídio, na Bitínia hoje Turquia, São JOANÍCIO monge que depois de mais de vinte anos no serviço militar, viveu solitário em vários montes do Olimpo , acompanhando habitualmente a sua oração com estas palavras:
«Deus é a minha esperança, Cristo é o meu refúgio e o Espírito Santo é o meu protector».
ODRADA, Santa
Em Alem, Flandres hoje Holanda, Santa ODRADA, virgem. (séc. XI
ERMENGOL ou ERMENGÁUDIO, Santo
Em Urgel na Catalunha -. Espanha, Santo ERMENGOL ou ERMENGÚADIO Bispo, um dos ilustres prelados que se empenharam em restabelecer a Igreja nas terras resgatadas do jugo dos Mouros, ao construir uma ponte trabalhando com as suas próprias mãos, resvalou do alto e morreu entre as pedras com fractura do crânio. (1035)
BERARDO, Santo
No território dos Marsos, nos Abruzos - Itália, São BERARDO bispo que se distinguiu na luta contra a simonia, na restauração da disciplina do clero e no auxílio e protecção dos ,pobres. (1130)
ALPÁIDES, Beata
Em Cudot, SensFrança, a beata ALPAÍDES virgem que ainda muito jovem, cruelmente espancada e abandonada pelos seus familiares, viveu depois reclusa numa pequena cela até à velhice. (1211)
IDA, Santa
No cenóbio de Antídio, na Bitínia hoje Turquia, São JOANÍCIO monge que depois de mais de vinte anos no serviço militar, viveu solitário em vários montes do Olimpo , acompanhando habitualmente a sua oração com estas palavras:
«Deus é a minha esperança, Cristo é o meu refúgio e o Espírito Santo é o meu protector».
SIMÃO BALÁCCHI, Beato
Em Rimini, Flamínia hoje Emília-Romanha, Itália, o beato SIMÃO BALÁCCHI religioso da Ordem dos Pregadores que dedicou toda a sua vida ao serviço dos irmãos, à penitência e à oração. (1319)
CARLOS BORROMEU, Santo
Em ;Milão, Lombardia - Itália o dia natal de São CARLOS BORROMEU bispo cuja memóiria se celebra amanhã. (1584)
PEDRO FRANCISCO NÉRON, Santo
Junto à fortaleza Xa Doai, no Tonquim hoje Vietname, São PEDRO RRANCISCO NÉRON, presbítero da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, mártir. (1860)
CÂNDIDO ALBERTO (José Ruiz de la Torre), CIRILO PEDRO (Cecílio Manrique Anáiz), CRISÓSTOMO (José Llorach Bretó) e LEÓNIDES FRANCISCO (Francisco Colón González), Beatos
Em Valdibrera - Barcelona - Espanha, os beatos CÂNDIDO ALBERTO (José Ruizx der la Torre), CIRILO PEDRO (Cecílio Manrique Anáiz), CRISÓSTOMO (José Llorach Bretó) e LEÓNIDES FRANCISCO (Francisco Colón González), religiosos da Congregação dos irmãos das Escolas Cristãs e mártires. (1936)
*********************
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
e do Livro
SANTOS DE CADA DIA
da Editorial AO de Braga
(4ª Ed.)
"""""""""""""""
(4ª Ed.)
"""""""""""""""
No que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, - por esse facto - são livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.