CAROS AMIGOS:
Este é o
Décimo Sexto Número
correspondente
ao 14º ano de publicação,
desde 7/11/2006
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 3 9 1
SÉRIE DE 2020 - (Nº 3 2 7)
22 DE NOVEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 1 6)
1 4º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
CECÍLIA, Santa
Embora se trate da mesma pessoa, na prática fala-se de duas santas CECÍLIAS: a da História e a da Lenda.
A CECÍLIA histórica é uma senhora romana que deu uma casa e um terreno aos cristãos dos primeiros séculos. A casa transformou-se em Igreja que se chamou mais tarde Santa CECÍLIA no Trastevére; o terreno tornou-se o cemitério de São CALISTO, onde foi enterrada a doadora, perto da cripta fúnebre dos Papas. Lá repousou, sem falar de si, até ao século VI, quando os peregrinos começaram a perguntar quem era essa CECÍLIA cujo túmulo e cuja inscrição e encontravam em tão honrosa companhia. Para lhes satisfazer a curiosidade foi então publicada uma Paixão que deu origem à CECÍLIA lendária; esta foi sem demora colocada na categoria das mártires mais ilustres.
(...)
Ver mais sobre Sant CECÍLIA no Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
.
FILÉMON de Colossos e ÁPIA, Santos
FILÉMON era rico habitante de Colossos, na Frígia, Ásia Menor. Encontrou-se com São PAULO e fez-se cristão, cristão convicto que pregava o Evangelho à sua volta e reunia os irmãos em sua casa. Tinha também um escravo que se chamava ONÉSIMO, belo nome que significa «útil, proveitoso», mas nome que ONÉSIMO não honrava; era preguiçoso e, depois de roubar ao senhor, fugiu para Roma, a fim de escapar ao castigo.
Em Roma, ONÉSIMO esteve com São PAULO, que o baptizou e o recambiou, dando-lhe uma breve carta de recomendação dirigida a FILÉMON, ÁPIA e ARQUIPO, sem dúvida , a mulher e o filho. Amavelmente, convidada FILÉMON a que recebesse bem ONÉSIMO; sugeria, sem o exigir, que lhe desse a liberdade. Ao terminar, anunciava-lhe, a sua própria visita como provável. Esta carta de São PAULO faz parte do Novo Testamento.
Ter merecido a confiança de ,São PAULO que honra ! Os hagiógrafos gregos julgaram dever completar a biografia de FILÉMNON. Segundo as Constituições Apostólicas , veio a ser bispo de Colossos, e lá mesmo sofreu o martírio, conforme conta o martirológio romano. Segundo outros, veio a ser bispo de Gaza. Foram-lhe dedicadas várias igrejas em Constantinopla.
Os latinos foram mais moderados e FILÉMON só entrou no martirológio com BARÓNIO.
SALVADOR LILLI e 7 Companheiros K'ADIR filho de Xodianin, CERUN, filho de K'urazi, VARDAVAR filho de Dimbalac, PAULO filho de Jeremias, DAVID e TEODORO, filhos de David, Beatos
No 3 de Outubro de 1982, JOÃO PAULO II elevou às mhoinbras dos altares o padre SALVADOR LILLI, O. F. M. e seus sete companheiros mártires. K'ADIR filho de Xodianin, CERUN, filho de K'urazi, VARDAVAR filho de Dimbalac, PAULO filho de Jeremias, DAVID e TEODORO, filhos de David,
O Padre SALVADOR nasceu na Capadócia - Itália, a 19 de Junho de 1853. Em 1870 vestiu o hábito dos Frades Menores e no ano seguinte fez a profissão religiosa. Devido ás condições históricas da Itália naquele tempo, em que as Ordens Religiosas foram extintas, ele partiu para a Palestina e lá nas cidades de Belém e Jerusalém, fez os estudos de Filosofia e Teologia, ordenando-se sacerdote no dia 6 de Abril de 1878.
(...)
Ver mais sobre o Padre SALVADOR MLILLI e seus companheiros no livro SANTOS DE CADA DIA DA Editorial AO de Braga.
ANANIAS, Santo
Em Arbélia na Pérsia, hoje Erbil no Iraque, Santo ANANIAS mártir, que no tempo do rei Sapor II por ordem do arquimago Ardisag foi feito prisioneiro e por três vezes espancado com tal crueldade, que os verdugos, julgando-o já morto, o deixaram caído na praça: mas de noite os cristãos levaram-no para sua casa, onde entregou a alma a Deus. (345)
BENIGNO, Santo
Em Milão na Ligúria hoje na Lombardia - Itália São BENIGNO bispo que na grande perturbação causada pelas invasões, administrou com grande zelo e piedade a Igreja que lhe foi confiada. (470)
PRAGMÁCIO, Santo
Em Autun na Galácia Lionense hoje França, São PRAGMÁCIO bispo. (517)
TOMÁS RÉGGIO, Beato
Em Triora, na Ligúria - Itália, o beato TOMÁS RÉGGIO Bispo de Génova, que associando a austeridade de vida a uma admirável afabilidade conseguiu estabelecer entre os cidadãos a concórdia e assistiu com todos os meios aos indigentes, atendendo especialmente aos problemas da convivência humana. (1901)
PEDRO ESQUEDA RAMIREZ, Santo
Em Teocaltitlan, México São PEDRO ESQUEDA RAMIREZ presbítero e mártir que durante a perseguição mexicana por ser sacerdote fpoi encarcerado e fuzilado. (1927)
ELIAS (Julião Torrijo Sánchez) e BELTRÃO FRANCISCO (Francisco Lahoz Moliner), Beatos
Em Paterna - Valência - Espanha os beatos ELIAS (Julião Torrijo Sánchez) e BELTRÃO FRANCISCO (Francisco Lahoz Moliner) religiosos da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártires. (1936)
FERNANDO MARIA (Fernando Maria Llovera Puigsech), Beato
Em Orfans - Gerona - Espanha, o beato FERNANDO MARIA (Fernando Maria Llovera Puigsech) mártir (1936)
*******************
Os textos são recolhidos prioritariamente do
MARTIROLÓGIO ROMANO
Ed. Conferência Episcopal Portuguesa - MMXIII
e do Livro
SANTOS DE CADA DIA
da Editorial AO de Braga
(4ª Ed.)
"""""""""""""""
(4ª Ed.)
"""""""""""""""
No que se refere às imagens que aparecem aqui no fim das mensagens diárias, são recolhidas aleatoriamente ou através de fotos próprias que vou obtendo, ou transferindo-as das redes sociais e que creio, - por esse facto - são livres.
Quanto às de minha autoria, (que serão diferentes e versando diversos temas - diariamente) não
são colocados quaisquer entraves para quem quiser copiá-las
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.