CAROS AMIGOS:
Este é o
Décimo Primeiro Número
correspondente
ao 14º ano de publicação,
desde 7/11/2006
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 3 8 6
SÉRIE DE 2020 - (Nº 3 2 2)
17 DE NOVEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 1 1)
1 4º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
ISABEL DA HUNGRIA, Santa
Filha de André II, rei da Hungria e de Gertrudes de Merânia, ISABEL foi prometida em casamento, pouco depois de nascer, a Luís, duque hereditário da Turíngia. Aos quatro anos, nascera em 1207, levaram-na num berço de prata, para o castelo de Marburgo, onde a esperava o noivo de 11 anos. Casaram-se em 1220. Em 1222 LUÍS IV partiu para a cruzada e lá morreu. Ficaram-lhe do matrimónio um filho e duas filhas.
Já antes do casamento, ISABEL tinha sofrido muito. Tendo-lhe morrido o futuro sogro, a viúva e o irmão do defunto tentaram recambiá-la para a Hungria. Não o conseguiram devido ao amor que o seu prometido lhe dedicava, mas fizeram tudo o que puderam para a perseguir. Num dia da festa da Assunção, em que acompanhou à Igreja a futura sogara, ISABEL tirou a coroa e prostrou-se durante muito tempo diante do crucifixo. Aborrecida, a megera começou a escarnecer dela, dizendo: «Quando é que encerras essa cena de te deitares por terra como mula velha cansada? Pesa-te muito a coroa? Pareces uma labrega, dobrada em duas, dessa maneira!».
Levantando-se, ISABEL apenas observou que não pudera conserva na cabeça uma coroa de pérolas, diante de Cristo crucificado e coroado de espinhos.
(...)
Ver mais sobre Santa ISABEL DA HUNGRIA no Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
.
FILIPA DUCHESNE, Beata
A Beata FILIPA DUSCHENE nasceu em Grenoble, a 29 de Agosto de 1769. O pai, advogado no parlamento desta cidade, ganho pelas doutrinas dos filósofos do século XVIII, encontrando-se na vanguarda da revolução francesa, quando esta rebentou. Por isso, obteve o seu nome celebridade, de que a família bem prescindiria; na verdade, os Duchesnes pertenciam às camadas cristãs mais profundas e mais sólidas de França. Distinguiam-se por energia da vontade, que em todos se manifestava como traço racial; e a expressão carácter Duchesne tornara-se provérbio no país, para exprimir tenacidade e intransigência.
(...)
Ver mais sobre a Beata FILIPA DUCHESNE no livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga
ANIANO, Santo
Atribuiu-lhe a história o mérito de ter impedido que Orleães fosse tomada por Átila, contribuindo assim para salvar a Europa da ocupação dos Hunos.
O mais que os hagiógrafos acrescentam, não é fácil averiguá-lo. A dar-lhes crédito, ANIANO (em francês, AIGNAN) nasceu em Viena do Delfinado, duma família romana, oriunda da Panónia. Tirou tanto proveito das lições do seu mestre, Santo EUVÉRTIO que este, ao sentir aproximar-se a morte, escolheu-o para lhe suceder como Bispo de Orleães. Como essa escolha fosse contestada por algumas pessoas, EUVÉRTIO ordenou três dias de orações e jejuns, a fim de conhecer a vontade divina. Passado este período, levaram uma criança à assembleia dos cristãos para tirar uma lista da urna onde tinham sido lançados os nomes dos candidatos propostos saiu a que continha o nome de ANIANO.
(...)
Ver mais sobre Santo ANIANO no livro SANTOS DE CADA DIA DA Editorial AO de Braga.
HILDA ou ILDA, Santa
Era sobrinha de Eduíno, primeiro rei cristão da Nortúmbria - Inglaterra. Nasceu em 614 e foi baptizada pelo apóstolo romano PAULINO. Viveu no mundo querida e cortejada por todos, até aos 33 anos, quando Deus a chamou para o claustro. Projectou passar a França, no mosteiro de Chelles, mas o bispo ADRIANO dissuadiu-a de tal propósito. Retirou-se a viver religiosamente junto do rio Wear com algumas companheiras. Em seguida, governou como abadessa o mosteiro de Hartepool, e com as suas rendas edificou o mosteiro de Straneshalch, hoje Whithy. Governou-os a ambos, com grande prudência durante 30 anos. Foi tida por oráculo em toda a Inglaterra, e todas as grandes personalidades a consultavam. Vivia com ela no mosteiro uma irmã sua, HERESVIDA. Teve Santa HILDA o dom da profecia, e foi celebrada por todos os escritores e historiadores ingleses, tanto pela sabedoria divina que possuía como pela santidade altíssima. Morreu ao cabo de longa e penosa doença, que durou seis anos. O falecimento foi por 690, aos setenta e seis anos de idade. O célebre historiador francês Montalembert fala dela em pormenor na sua história dos monges do Ocidente.
GREGÓRIO DE TOURS, Santo
Nasceu em 538 ou 539 e morreu em 594. Natural duma ilustre família da Alvérnia - França, foi bispo de Tours (573-594) num tempo de agitações políticas e matanças. Os netos de CLÓVIS assassinavam muitíssimo, e muitas vezes as mulheres deles eram também decapitadas. GREGÓRIO impôs-se pelas virtudes e pela coragem. Os acontecimentos de que foi testemunha e aqueles de que se informou, contou-os na sua História dos Francos, sem a qual quase nada saberíamos do que se passou na época merovíngia.
ALFEU e ZAQUEU, Santos
Em Cesareia da Palestina, os santos ALFEU e ZAQUEU mártires que,m no primeiro ano da perseguição do imperador Diocleciano por confessarem firmemente a fé num só Deus e em Jesus Cristo depois de sofrerem muitos tormentos foram condenados à morte. (453)
ACISCLO, Santo
Em Córdova na Hispânia hoje Espanha Santo ACISCLO mártir, (séc. IV)
ANIANO, Santo
Em Orleães na Gália Lionense hoje França, São NAMÁCIO Bispo que além de desempenhar rectamente as suas funções civis, governou e honrou a sede episcopal. (599)
GREGÓRIO "O Taumaturgo", Santo
Em Neocesareia no Ponto hoje Niksar na Turquia, São GREGÓRIO O Taumaturgo Bispo que abraçou a fé cristã ainda adolescente e foi progredindo nas ciências divinas e humanas, eleito bispo, resplandeceu pela sua doutrina, virtude e trabalhos apostólicos e, pelos numerosos milagres que realizou foi chamado "O Taumaturgo". (270)
FLORINO, Santo
Em Remosch, na Récia hoje Suíça, São FLORINO presbítero fielmente dedicado ao ministério paroquial. (856)
LÁZARO, Santo
Em Constantinopla hoje Istambul, Turquia, São LÁZARO monge nascido na Arménia, insigne pintor de imagens sagradas, que ao negar-se a destruir as suas obras foi atormentado com cruéis suplícios por ordem do imperador iconoclasta Teófilo e, depois de se apaziguarem as controvérsias sobre o devido culto das imagens, foi enviado pelo imperador Miguel III a Roma para consolidar a concórdia e unidade de toda a Igreja. (867)