CAROS AMIGOS:
Este é o
Quinto Número
correspondente
ao 14º ano de publicação,
desde 7/11/2006
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores
As minhas melhores Saudações de Amizade e Gratidão
que os meus leitores e/ou simples visitantes, continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como entenderem
~
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 3 8 0
SÉRIE DE 2020 - (Nº 3 1 6)
11 DE NOVEMBRO DE 2020
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 0 0 5)
1 4º A N O
LOUVADO SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E
SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
***************
*************
****
***************
*************
MARTINHO DE TOURS, Santo
Nasceu São MARTINHO no ano de 316 em Sabária da Panónia, actual Hungria. Seus progenitores foram certamente pagãos. O pai era oficial do exército romano e foi destinado a Pavia, onde o filho recebeu a primeira educação. Aos dez anos pediu para entrar na Igreja, contra a vontade dos seus, e pensava mesmo em retirar-se para o deserto. Para o libertar das influências cristãs, o pai inscreveu-o no exército e obrigou-o ao juramento militar. Tratava o sue impedido em pé de igualdade, pois com ele comia servia-o à mesa e até lhe limpava o calçado.
Entre os 15 e os 18 anos, sendo ainda simples catecúmeno, devemos colocar o célebre episódio de Amiens, tão ingénuo e tão cristão. Era rigoroso Inverno e MARTINHO entrava na cidade, de volta dum passeio marítimo. Um pobre, meio nu, estendeu-lhe a mão, pedindo esmola. Tirou a sua clâmide militar, cortou-a ao meio com a espada e entregou metade ao mendigo. A outra lançou-a às próprias costas. Naquela noite dormiu MARTINHO melhor do que nunca. O coração batia-lhe com os impulsos do bem praticado. Jesus Cristo apareceu-lhe vestido com o manto que ele tinha dado ao mendigo e disse-lhe:
«MARTINHO, ainda catecúmeno, deu-me este vestuário».
Era isto louvor e também exortação a que entrasse definitivamente na Igreja pelo baptismo. Baptizou-se provavelmente em Amiens, em 339, por altura da Páscoa, como era costume então. Continuou ainda dois anos no exército. Em 341, no acampamento de Worms, chamado pelo imperador Constante para receber uma gratificação, recusou-a e pediu licença para retirar-se do exército:
«Até agora manejei as armas por ti; permite-me que daqui em diante as maneje por Deus».
(***)
Ver mais sobre São MARTINHO DE TOURS no Livro SANTOS DE CADA DIA da Editorial AO de Braga.
MENAS do EGIPTO, Santo
O egipcíaco MENAS era soldado cristão. Quando os imperadores Diocleciano (284-303) e Maximiano (286-305), respectivamente do Oriente e do Ocidente, perseguiam o Cristianismo, estava MENAS no deserto a fazer penitência. Celebrando-se um dia festas estrondosas no aniversário natalício dos imperadores, foi MENAS ao teatro onde o povo se achava reunido e aí fustigou acremente e em voz alta, para todos, ouvirem, as superstições gentílicas daquela multidão desaforada. Preso sem demora, foi azorragado impiedosamente. Passava-se isto na Frígia, onde era governador Pirro. Levado para o cavalete, aí foi atormentado durante muito tempo, até que, cansados, os carrascos o abandonaram para, logo em seguida, lhe aplicarem fogo nas feridas. Não ficaram ainda por aqui aqueles lobos ferozes, insaciáveis de sangue. Arrastaram-no ainda sobre espinhos duríssimos muito tempo, até que lhe decepou a cabeça uma espadeirada, pondo desta forma termo a tão horríveis cenas.
Não satisfeitos ainda, lançaram o cadáver a uma fogueira. os cristãos retiraram-no dali e sepultaram-no, sendo mais tarde trasladado para Constantinopla.
VERÃO, Santo
Em Vence, na Provença da Gália hoje França, a comemoração de São VARÃO Bispo que, sendo filho de Santo EUQUÉRIO bispo de Lião, foi educado no mosteiro de Lérins e escreveu ao papa São LEÃO MAGNO para lhe agradecer a profissão de fé ne Encarnação do Verbo contida na sua carta a FLAVIANO.
(séc. V)
MENAS DE SÂMNIO, Santo
Na província de Sâmnio - Itália, a comemoração de São MENAS solitário cujas virtudes são mencionadas pelo papa GREGÓRIO MAGNO. (580)
JOÃO O ESMOLER, Santo
Em Amatonte, Limassol, na ilha de Chipre, o passamento de São JOÃO O ESMOLER bispo de Alexandria, célebre pela sua compaixão para com os pobres que movido pela sua generosa caridade, fez construir muitas igrejas, hospitais e orfanatos, sempre solícito para aliviar todas as necessidades da cidade, contribuindo para isso com os bens da Igreja e exortando assiduamente os ricos à prática da beneficência. (630)
BERTUÍNO, Santo
No mosteiro de Malone, no Brabante hoje Bélgica, São BERTUÍNO venerado como bispo e abade. (698)
TEODORO ESTUDITA, Santo
Em Constantinopla, hoje Istambul -. Turquia, São TEODORO ESTUDITA que fez do seu mosteiro uma escola de sábios, de santos e de mártires, que morreram vítimas das perseguições dos iconoclastas. Foi três vezes deportado para o exílio, teve grande veneração pela tradição dos Padres da Igreja e, para defender a fé católica, escreveu tratados famosos sobre a doutrina cristã. (826)
BARTOLOMEU, Santo
No mosteiro de Grottaferrata, Frascátti, Roma, São BARTOLOMEU abade que nascido na Calábria foi companheiro de São NILO cuja vida depois escreveu; esteve a sue lado até aos seus últimos dias na construção do cenóbio de Frascáti, sob a disciplina ascética dos Padres orientais que fortaleceu durante o seu governo, convertendo-o numa escola de ciência e de arte. (1065)
MARINA DE OMURA, Santa
Em Nagasáqui no Japão Santa MARINA DE OMURA virgem e mártir que encarcerada e levada a uma casa pública para escárnio da sua castidade, foi finalmente queimada vivca. . (1634)
VICENTA MARIA (Luís Polóni), Beata
Em Verona, Itália, a beata VICENTA MARIA (Luísa Polóni) virgem fundadora, juntamente com o beato CARLOS STEEB do Instituto das Irmãs da Misericórdia de Verona para socorrer os aflitos, os, pobres e os enfermos. (1855)
ALICE KOTOWSKA (Maria Jadwiga Kotowska), Beata
Em Láski Pianiska, perto da cidade de Wejherowo na Polónia, a beata ALICE KOTOWSKA (Maria Jadwiga Kotowska) virgem da Congregação das Irmãs da Ressurreição do Senhor e mártir, que durante a guerra foi fuzilada por perseverar firmemente na fé de Cristo. (1939)
VICENTE EUGÉNIO BOSSILKOV, Beato
Em Sófia, Bulgária, a paixão do Beato VICENTE EUGÉNIO BOSSILKOV, bispo de Nicópolis e mártir, da Congregação da Paixão de Jesus, que sob um regime tirano, por se recusar a separar-se da comunhão com a Sé Romana, foi encarcerado e atrozmente torturado e finalmente, sob a acusação de crime de alata traição, condenado à morte e fuzilado. (1952)