domingo, 6 de março de 2022

I DOMINGO DA QUARESMA - LEITURAS - 6 DE MARÇO DE 2022

 


                   I DOMINGO da QUARESMA


6 DE MARÇO DE 2022



LEITURA DO LIVRO DO DEUTERONÓMIO

Deut 26, 4-10


Moisés falou ao povo, dizendo:

«O sacerdote receberá da tua mão as primícias dos frutos da terra e colocá-las-á diante do altar do Senhor teu Deus. 

E diante do Senhor teu Deus, dirás as seguintes palavras

"Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egipto com poucas pessoas, e aí viveu como estrangeiro até se tornar uma nação grande, forte e numerosa. 

Mas os egípcios maltrataram-nos, oprimiram-nos e sujeitaram-nos a dura escravidão. 

Então invocámos o Senhor Deus dos nossos pais e o Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso sofrimento e a opressão que nos dominava. 

O Senhor fez-nos sair do Egipto com mão poderosa e braço estendido, espalhando um grande terror e realizando sinais e prodígios. 

Conduziu-nos a este lugar e deu-nos esta terra, uma terra onde corre leite e mel. 

E agora venho trazer-Vos as primícias dos frutos da terra que me destes, Senhor".

Então colocarás diante do Senhor teu Deus as primícias dos frutos da terra e te prostarás diante do Senhor teu Deus».



Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 90 (91)


REFRÃO


Estai comigo Senhor, no meio da adversidade.


(Repete-se) 


Estai comigo Senhor, no meio da adversidade.

 

1


Tu que habitas sob a protecção do Altíssimo

e moras à sombra do Omnipotente, diz ao Senhor:

«Sois o meu refúgio e a minha cidadela:

meu Deus, em Vós confio».


 2



Nenhum mal te acontecerá,

nem a desgraça se aproximará da tua tenda,

porque Ele mandará aos seus Anjos

que te guardem em todos os teus caminhos.


 3


Na palma das mãos te levarão, 

para que não tropeces em alguma pedra.

Poderás andar sobre víboras e serpentes,

calcar aos pés o leão e o dragão.


  4


Porque em Mim confiou, hei-de salvá-lo;

hei-de protegê-lo, pois conheceu o meu nome.

Quando Me invocar, hei-de atendê-lo,

estarei com ele na tribulação,

hei-de libertá-lo e dar-lhe glória.




LEITURA DA EPÍSTOLA DO 

APÓSTOLO SÃO PAULO AOS ROMANOS


Rom 10, 8-13

 

Irmãos:

Que diz a Escritura?

«A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração». 

Esta é a palavra da fé que nós pregamos. 

Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e se acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. 

Pois com o coração se acredita para obter a justiça e com a boca se professa a fé para alcançar a salvação. 

Na verdade, a Escritura diz: 

«Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido». 

Não há diferença entre judeu e grego: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que O invocam. 

Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.


Palavra do Senhor.




EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO SÃO LUCAS


Lc 4, 1-13


Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão.

 Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo Diabo.

Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. 

O Diabo disse-Lhe: 

«Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão» 

Jesus respondeu-lhe: 

«Está escrito: "Nem só de pão vive o homem

O Diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e disse-Lhe: 

«Eu te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. 

Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu». 

Jesus respondeu-lhe: 

«Está escrito: "Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto

 Então o Diabo levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do templo e disse-Lhe: 

«Se és Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo, porque está escrito

"Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito, para que Te guardem", e ainda: 

"Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra"».

Jesus respondeu-lhe: 

Está mandado: "Não tentarás o Senhor teu Deus"». 

Então o Diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.

Palavra da Salvação.


********************


ANTÓNIO FONSECA



DOMINGO - 6  DE MARÇO  DE 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...