domingo, 27 de março de 2022

IV DOMINGO DA QUARESMA - LEITURA S - 27 DE MARÇO DE 2022

 


                   IV DOMINGO da QUARESMA


27 DE MARÇO DE 2022



LEITURA DO LIVRO DE JOSUÉ

Jos 5, 9a.10-12


Naqueles dias, disse o Senhor a Josué:

"Hoje tirei de vós o opróbrio do Egipto". 

Os filhos de Israel acamparam em Gálgala e celebraram a Páscoa, no dia catorze do mês, à tarde, na planície de Jericó. 

No dia seguinte à Páscoa, comeram dos frutos da terra: pães ázimos e espigas assadas nesse mesmo dia. 

Quando começaram a comer dos frutos da terra, no dia seguinte à Páscoa, cessou o maná. 

Os filhos de Israel não voltaram a ter o maná, mas, naquele ano, já se alimentaram dos frutos da terra de Canaã.


Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 33 (34)


REFRÃO


Saboreai e vede como o Senhor é bom.


(Repete-se) 


Saboreai e vede como o Senhor é bom.

 

1


A toda a hora bendirei o Senhor, 

o seu louvor estará sempre na minha boca. 

A minha alma gloria-se no Senhor:

escutem e alegrem-se os humildes.


 2



Enaltecei comigo ao Senhor

e exaltemos juntos o seu nome.

Procurei o Senhor e Ele atendeu-me,

libertou-me de toda a ansiedade.


 3


Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,

o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.

Este pobre clamou e o Senhor o ouviu,

salvou-o de todas as angústias.




LEITURA DA EPÍSTOLA DO 

APÓSTOLO SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS


2 Cor 5, 17-21

 

Irmãos:

Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. 

As coisas antigas passaram; tudo foi renovado. 

Tudo isto vem de Deus, que por Cristo nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação. 

Na verdade, é Deus que em Cristo reconcilia o mundo consigo, não levando em conta as faltas dos homens e confiando-nos a palavra da reconciliação. 

Nós somos, portanto, embaixadores de Cristo; é Deus quem vos exorta por nosso intermédio. 

Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus. 

A Cristo, que não conhecera o pecado, Deus identificou-O com o pecado por causa de nós, para que em Cristo nos tornemos justiça de Deus.


Palavra do Senhor.




EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO SÃO LUCAS


Lc 15, 1-3.11-32


Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. 

Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: 

«Este homem acolhe os pecadores e come com eles». 

Jesus disse-lhes então a seguinte parábola: 

«Um homem tinha dois filhos. 

O mais novo disse ao pai: 

"Pai, dá-me a parte da herança que me toca". 

O pai repartiu os bens pelos filhos. 

Alguns dias depois, o filho mais novo, juntando todos os seus haveres, partiu para um país distante e por lá esbanjou quanto possuía numa vida dissoluta. 

Tendo gasto tudo, houve uma grande fome naquela região e ele começou a passar privações. 

Entrou então ao serviço de um dos habitantes daquela terra, que o mandou para os seus campos guardar porcos. 

Bem desejava ele matar a fome com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. 

Então, caindo em si. disse: 

"Quantos trabalhadores de meu pai têm pão, em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Vou-me embora, vou ter com meu pai e dizer-lhe: 

«Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho, mas trata-me como num dos teus trabalhadores». 

Põs-se a caminho e foi ter com o pai. 

Ainda ele estava longe quando o pai o viu: encheu-se de compaixão e correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. Disse-lhe o filho:

 "Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho".

 Mas o pai disse aos servos: 

«Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha. 

Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. 

Trazei o vitelo gordo e matai-o. 

Comamos e festejemos, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado». 

E começou a festa. 

Ora o filho mais velho estava no campo. 

Quando regressou, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo. 

O servo respondeu-lhe: 

«O teu irmão voltou e teu pai mandou matar o vitelo gordo, porque ele chegou são e salvo». 

Ele ficou ressentido e não queria entrar. 

Então o pai veio cá fora instar com ele. 

Mas ele respondeu ao pai: 

«Há tantos anos que eu te sirvo, sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos. 

E agora, quando chegou esse teu filho, que consumiu os teus bens com mulheres de má vida, mataste-lhe o vitelo gordo». 

Disse o pai: 

«Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. 

Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado».



PALAVRA DA SALVAÇÃO


********************


ANTÓNIO FONSECA



DOMINGO - 27  DE MARÇO  DE 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 658 - SÉRIE DE 2024 - Nº (135) - SANTOS DE CADA DIA - 14 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 0 )

Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 135º  Número da Sér...