domingo, 13 de março de 2022

II DOMINGO DA QUARESMA (2022) - LEITURAS - 13 DE MARÇO DE 2022

 


                   II DOMINGO da QUARESMA


13 DE MARÇO DE 2022



LEITURA DO LIVRO DO GÉNESIS

Gen 15, 5-12.17-18


Naqueles dias, Deus levou Abraão para fora de casa e disse-lhe: 

«Olha para o céu e conta as estrelas, se as puderes contar». 

E acrescentou: 

«Assim será a tua descendência». 

Abraão acreditou no Senhor, o que lhe foi atribuído como justiça. 

Disse-lhe Deus: 

«Eu sou o Senhor que te mandou sair de Ur dos Caldeus, para te dar a posse desta terra». 

Abraão perguntou: 

«Senhor meu Deus, como saberei que a vou possuir?» 

O Senhor respondeu-lhe: 

«Toma uma vitela de três anos, uma rola e um pombinho». 

Abraão foi buscar todos esses animais, cortou-os ao meio e pôs cada metade em frente da outra metade; mas não cortou as aves. 

Os abutres desceram sobre os cadáveres, mas Abraão pô-los em fuga. 

Ao pôr do sol, apoderou-se de Abraão um sono profundo, enquanto o assaltava um grande e escuro terror. 

Quando o sol desapareceu e caíram as trevas, um brasido fumegante e um archote de fogo passaram entre os animais cortados. 

Nesse dia, o Senhor estabeleceu com Abraão uma aliança, dizendo: 

«Aos teus descendentes darei esta terra, desde o rio do Egipto até ao grande rio Eufrates».


Palavra do Senhor.



SALMO RESPONSORIAL


Salmo 26 (27)


REFRÃO


O Senhor é a minha luz e a minha salvação.


(Repete-se) 


O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

 

1


O Senhor é a minha luz e salvação:

a quem hei-de temer?

O Senhor é protector da minha vida;

de quem hei-de ter medo?


 2



Ou vi, Senhor, a voz da minha súplica, 

tende compaixão de mim e atendei-me.

Diz-me o coração: «Procurai a sua face».

A vossa face, Senhor, eu procuro.


 3


Não escondais de mim o vosso rosto,

nem afasteis com ira o vosso servo.

Não me rejeiteis nem me abandoneis,

meu Deus e meu Salvador.



  4


Espero vir a contemplar a bondade do Senhor

na terra dos vivos.

Confia no Senhor, sê forte.

Tem coragem e confia no Senhor




LEITURA DA EPÍSTOLA DO 

APÓSTOLO SÃO PAULO AOS FILIPENSES


Fil 3, 20-4,1

 

Irmãos:

A nossa pátria está nos Céus, donde esperamos, como Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder que Ele tem de sujeitar a Si todo o universo. 

Portanto, meus amados e queridos irmãos, minha alegria e minha coroa, permanecei firmes no Senhor.


Palavra do Senhor.




EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO SÃO LUCAS


Lc 9, 28b-36


Naquele tempo, Jesus, tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. 

Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. 

Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém. 

Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; 

mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. 

Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: 

«Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas; uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». 

Não sabia o que estava a dizer. 

Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem. 

Da nuvem saiu uma voz, que dizia: 

«Este é meu Filho, o meu Eleito, escutai-O». 

Quando a voz e fez ouvir, Jesus ficou sozinho. 

Os discípulos guardaram silêncio e naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.


Palavra da Salvação.


********************


ANTÓNIO FONSECA



DOMINGO - 13  DE MARÇO  DE 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...