Caros Amigos
Iniciou-se um Novo Ano que é o
2022
da Era de Cristo
Este blogue nascido em 7 de Novembro de 2006 vai continuar a ser publicado, diariamente, enquanto Deus permitir que eu mantenha a minha Saúde e as minhas faculdades mentais.
Procurarei na medida do possível, melhorar cada vez mais os textos das biografias dos Santos e Beatos e Festividades que forem acontecendo ao longo do ano.
Este é portanto o
Octagésimo Quinto Número
da Nova Série de 2022
e o Nº 1 4 0
do 15º ano
Todas as biografias que não estejam completas, podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga; MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 8 7 8
26 DE MARÇO DE 2022
SANTOS DE CADA DIA
(Nº 1 4 0)
15º A N O
BENDITO E LOUVADO
SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
****
BRÁULIO, Santo
Bispo (585-651)
SÃO BRÁULIO é uma das glórias da santidade e da ciência da Peninsula Ibérica. É um dos que tiveram parte mais notável na cultura e no movimento intelectual da Igreja Visigoda hispânica, não tanto pelos seus próprios trabalhos, quanto pelo ânimo que infundia aos companheiros e pelo empenho que sempre mostrou de enriquecer a sua biblioteca. Toda a correspondência que deixou está cheia de notícias relativas a livros e manuscritos.
Foi irmão de um bispo de Saragoça, chamado JOÃO. Além deste, teve ainda outro irmão, o presbítero FRUNIMIANO e duas irmãs, BASILA, a quem ele consolou por carta quando perdeu no marido e POMPÓNIA abadessa de um mosteiro desconhecido.
O lugar onde nasceu BRAÚLIO disputam-no com probabilidade Gerona, Sevilha, Toledo e Saragoça. Nasceu pelo ano de 585. Na cripta de Santa Engrácia, alcácer de mártires e arquivo de memórias, dava então aulas seu irmão JOÃO e lá recebeu BRÁULIO os primeiros ensinamentos: não só de ciência sagrada, mas também de literatura clássica. Citando embora versos encomiásticos da antiguidade, considera a literatura pagã como "vão palavreado, frivolidade que satisfaz a inquietação humana, fumo impalpável e vento de ostentação".
Como Sevilha era então o centro de ciência nas Espanhas, porque lá ensinava Santo ISIDORO - o homem mais sábio que havia na cristandade inteira - BRÁULIO acorreu lá como discípulo do grande doutor. E foi-lhe proveitosíssima a estada, mesmo que não fosse senão pela amizade que estreitou com tal homem.
Conservam-se ainda seis cartas de Santo ISIDORO a BRÁULIO e duas deste a Santo ISIDORO. Os dois mostram empenho extraordinário pela cultura, pois sempre falam de troca de manuscritos. É interessante a carta de São BRÁULIO pedindo ao amigo o livro das Etimologias: «Rogo-te, e com muita instância te peço, me envies o Livro das Etimologias que, segundo me dizem, terminaste, graças a Deus. Lembra-te das promessas. Além disso, não te esqueças de que, nas fadigas da composição, te ajudei não pouco com os meus incitamentos e estímulos. tenho, portanto, direito a receber o primeiro exemplar».
(...)
(...)
(...)
São BRÁULIO voltou a Saragoça e por morte do irmão, foi elevado àquela sé em 631. Assistiu aos concílios IV, V e VI de Toledo. No concilio IV do ano de 633, viu pela última vez Santo ISIDORO. Três anos mais tarde voltou a Toledo, mas ISIDORO tinha morrido nuns meses antes.
(...)
À sua irmã POMPÓNIA escreveu, consolando-a pela morte de BASILA. E termina dizendo: «O tempo foge insensivelmente, a morte aproxima-se em segredo, e a nossa cega esperança não vê senão as alegrias da vida. Felizes aqueles cuja alegria é Deus, e cujo gozo repousa na futura bem-aventurança».
São BRÁULIO morreu pelo ano de 651.
LUDGERO, Santo
Bispo (743-804)
No mosteiro de Werden, na Saxónia, hoje Alemanha, o passamento de São LUDGERO bispo que instruído por ALCUÍNO pregou no Evangelho na Frísia, na Dinamarca e na Saxónia constituiu a sede episcopal de Munster e fundou vários mosteiros verdadeiros centros de propagação da fé. (809)
QUADRADO ou QUADRATO, TEODORO ou TEODÓSIO, EMANUEL,SABINO e + 40 MÁRTIRES, Santos
Mártires (data incerta)
Na Anatólia, hoje Turquia, os santos QUADRADO ou QUADRATO, TEODORO ou TEODÓSIO, EMANUEL, SABINO e mais 40 mártires. (data incerta)
EUTÍQUIO e companheiros, Santo
Mártires (356)
Comemoração da paixão de Santo EUTÍQUIO subdiácono de Alexandria que no tempo do imperador Constâncio, sendo bispo da cidade o ariano Jorge, morreu pela sua fé católica juntamente com muitos outros MÁRTIRES. (356)
CÁSTULO de Roma, Santo
Em Roma junto à Via Labicana São CÁSTULO mártir. (Data incerta)
MONTANO e MÁXIMA, Santos
Em Sirmium, na Panónia hoje Sremska Mitrovica na Sérvia os santos mártires MONTANO presbítero e MÁXIMA esposos que, segundo a tradição por confessarem a sua fé em Cristo Senhor foram precipitados no mar por alguns infiéis. (304)
PEDRO de Sebaste, Santo
Em Sebaste, na antiga Arménia hoje Sivas, na Turquia São PEDRO bispo irmão mais novo de São BASILIO MAGNO que foi insigne defensor da recta fé contra os Arianos. (391)
BERCÁRIO de Montier-en-Der, Santo
No mosteiro de Montier-en-Der, em Champagne hoje França, São BERCÁRIO primeiro abade de Hautvillers e de Montier-en-Der que ferozmente apunhalado por um perverso monge no dia da Ceia do Senhor passou ao reino celeste no dia da ressurreição. (685)
BARÔNCIO e DESIDÉRIO, Santos
Em Montalbano, na Etrúria, hoje na Toscana - Itália, os santos BARÔNCIO e DESIDÉRIO eremitas. (séc. VII)
LUDGERO de Werden, Santo
No mosteiro de Werden, na Saxónia, hoje Alemanha, o passamento de São LUDGERO bispo que instruído por ALCUÍNO pregou no Evangelho na Frísia, na Dinamarca e na Saxónia constituiu a sede episcopal de Munster e fundou vários mosteiros verdadeiros centros de propagação da fé. (809)
MADALENA CATARINA MORANO, Beata
Em Catânia, Sicilia - Itália, a beata MADALENA CATARINA MORANO virgem do instituto das Filhas de Maria Auxiliadora que se consagrou à obra da catequese, percorrendo incansavelmente ao longe e ao largo toda esta região. (1908)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.