Caros Amigos
Iniciou-se um Novo Ano que é o
2022
da Era de Cristo
Este blogue nascido em 7 de Novembro de 2006 vai continuar a ser publicado, diariamente, enquanto Deus permitir que eu mantenha a minha Saúde e as minhas faculdades mentais.
Procurarei na medida do possível, melhorar cada vez mais os textos das biografias dos Santos e Beatos e Festividades que forem acontecendo ao longo do ano.
Este é portanto o
Sexagésimo Primeiro Número
da Nova Série de 2022
e o Nº 1 1 6
do 15º ano
Todas as biografias que não estejam completas, podem ser consultadas através dos
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga; MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.
Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
continuem a passar os seus olhares por este Blogue e façam os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem
Igreja da Comunidade de
São PAULO DO VISO
António Fonseca
Autor desde 7-11-2006
Nº 4 8 5 4
SÉRIE DE 2022 - (Nº O 6 1)
2 DE MARÇO DE 2022
SANTOS DE CADA DIA
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
(Nº 1 1 6)
15º A N O
BENDITO E LOUVADO
SEJA PARA SEMPRE
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA
**********************************************************
Todos os Católicos com verdadeira Fé,
deverão recordar, comemorar e até imitar a
Vida dos Santos e Beatos de cada dia
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida
___________________________________________________________________________
(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*************
****
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
A Quarta-feira de Cinzas é sempre sucedida pela terça-feira de Carnaval. Em 2022, ela será recordada pelos fiéis católicos no dia 2 de Março.
O dia marca a abertura do tempo litúrgico da Quaresma, que para a Igreja Católica é marcado por oração, jejum e penitência.
Para os judeus, a tradição das cinzas remete ao arrependimento dos pecados e a reconciliação com Deus.
De acordo com o que diz a Igreja Católica, a data introduz os fiéis ao tempo litúrgico que exorta o arrependimento dos pecados para alcançar a eternidade e celebrar bem a Páscoa.
MÁRTIRES DOS LOMBARDOS, Santos
Na Campânia (579)
Uns 15 anos antes da época em que escrevia São GREGÓRIO MAGNO, apoderaram-se os Lombardos de 40 aldeões nas terras que tinham assolado; quiseram-nos obrigar a comer carne oferecida aos ídolos. esses cristãos recusaram energicamente e declararam estar prontos a sofrer tudo, até a morte, em vez de macularem as próprias consciências. Foram chacinados, mostrando no cumprimento dos mandamentos a mesma firmeza que no testemunho das verdades evangélicas.
Existia outro acto supersticioso entre os Lombardos: imolavam ao demónio uma cabeça de cabra; e estando já a cabeça separada do corpo do animal, prestavam-lhe uma espécie de culto, levando-a em procissão, executando cânticos em sua honra e dobrando o joelho diante dela.
Quiseram obrigar também os cristãos, que mantinham cativo a copiar as mesmas cerimónias; e como estes se recusavam, deram-lhes a morte. Assim, num tempo em que a paz estava concedida à Igreja, estes generosos cristãos sacrificaram a própria vida para não se sujeitarem a cerimónias pagãs.
Pode acreditar-se que houve outros 40 que resistiram à tentação. Daí veio o número de 80, indicado pelo martirológio romano. Mas só a partir do século XVI foi a memória destes mártires marcada para 2 de março, e localizada na Campânia - Itália, embora São GREGÓRIO não diga onde se realizou tal suplício.
INÊS DE PRAGA, Santa
Virgem (1208-1282)
Nasceu nesta cidade em 1208 e na mesa cidade morreu a 2 de março de 1282. Era filha de Otocaro I, rei da Boémia e de Constança da Hungria, portanto, da mesma família que Santa ISABEL deste último país.
Foi educada em dois mosteiros. Pretendida por Frederico II, imperador da Alemanha, ao enviuvar, negou-se ela dizendo estar consagrada a Cristo, mas, para manter a recusa teve de recorrer ao papa GREGÓRIO IX.
Fundou um hospital para pobres e dois conventos, uma para Franciscanos e outro para Clarissas. para este enviou Santa CLARA DE ASSIS cinco religiosas. Nele tomou INÊS o véu e mais tarde foi eleita abadessa.
Querendo estabelecer no seu hospital a pobreza absoluta, como em São DAMIÃO DE ASSIS, renunciou às rendas, preferindo que vivesse só de esmolas; mas esta restrição só foi aprovada por INOCÊNCIO IV (1243-1254).
Tee uma santidade coroada com o dom de milagres; entre outros, predisse que seu irmão VENCESLAU venceria o duque de Áustria. as quatro cartas a ela dirigidas por Santa CLARA mostram o afeto que esta dedicava a INÊS, a quem chamou "metade da sua alma" e a quem enviou vários presentinhos.
PIO IX confirmou o culto da beata neste dia.
INÊS DA BOÉMIA, Santa
Religiosa (1211-1282)
Filha de Premislau Ottocario, rei da Boémia e da rainha Constância, nasceu em Praga no ano de 1211. Casada em tenra idade com o príncipe da Silésia, foi colocada no mosteiro Trzebnicense das virgens Cistercienses, onde, sob a direcção da Beata EDWIGES, recebeu os primeiros fundamentos da vida cristã. tendo falecido o marido, partiu para o mosteiro das religiosas Premonstratenses, a fim de adquiri uma formação conveniente. destinada a núpcias reais, de 1220 a 1225 viveu no palácio ducal de Vindobona, onde a par da aprendizagem dos costumes áulicos, progredia na prática das virtudes.
Desfeito o pacto esponsal, regressou a Praga e entregou-se mais que tudo a práticas de piedade e caridade, decidida a seguir o Senhor Jesus, Cordeiro Imaculado como único esposo da sua alma. Como naquele tempo teve conhecimento da forma evangélica de viver de FRANCISCO DE ASSIS e da virgem CLARA, propôs-se imitá-los, seguindo caminho idêntico.
Começou então a distribuir os seus bens aos pobres e doentes. Em 1233 mandou-lhes construir um asilo, que confiou à direcção de um sodalício fundado por ela e que mais tarde foi aprovado com o título da Ordem dos Crucígeros de Stella Rubra. Na mesma cidade de Praga fundou num mosteiro para as irmãs Pobres ou Diamanitas, no qual ela mesma fez o seu ingresso no dia de Pentecostes de 1234, professando os votos solenes de castidade, pobreza e obediência.
Nomeada abadessa pelo papa GREGÓRIO IX preferiu ser tratada pelo nome de "Irmã". Governou com espírito de humildade e caridade. permaneceu no mesmo, mosteiro 47 anos.
(...)
ÂNGELA DA CRUZ GUERRERO GONZÁLEZ, Beata
Fundadora (1846-1932)
Em Sevilha - Espanha Santa ÂNGELA DA CRUZ (Maria dos Anjos Guerrero González) fundadora do Instituto das Irmãs da Companhia da Cruz, que nada considerava mais seu que dos pobres, a quem costumava chamar seus "senhores" e se dedicava verdadeiramente ao serviço. (1932)
TRÓADES de Neocesareia, Santo
Em Neocesareia - Ponto hoje Niksar - Turquia, São TRÓADES mártir durante a perseguição do imperador Décio de cujo martírio dá testemunho São GREGÓRIO TAUMATURGO. (250)
CEADA de Lichfield, Santo
Em Lichgield, Inglaterra, São CEADA bispo que em tempos muito difíceis exerceu o ministério episcopal no território de Mércia, de Lindisfarne e da Anglia mediterrânea cujo ministério procurou desempenhar com uma vida de grande perfeição segundo os exemplos dos Padres Orientais. (672)
LUCAS CASÁLI DE NICÓSIA, Santo
séc. IX
Em Agira na Sicilia - Itália São LUCAS CASÁLI DE NICÓSIA monge célebre pela sua profunda humildade e grandes virtudes. (séc. IX)
Em Bruges, Flandres na actual Bélgica o Beato CARLOS O BOM mártir que, sendo rei da Dinamarca e depois conde de Flandres procedeu como promotor de justiça e defensor dos pobres e foi morto por soldados que ele procurava induzir à paz. (1127)
Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto
ANTÓNIO FONSECA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.