Caros Amigos
17 DE MARÇO DE 2022
37 Anos da Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso.
(Hoje, passam 37 anos sobre a fundação "e entrada solene ao culto" da Igreja da Comunidade de São PAULO DO VISO.
Como é sabido, devido à propagação do Coronavírus COVID-18 e à instauração do Estado de Emergência (em 14-Março-2020), e por decisão da CEP (e do Vaticano) as Igrejas foram todas encerradas e não houve culto "missas, funerais, casamentos, baptizados e outras cerimónias religiosas" enquanto não for levantado o Estado de emergência que foi longo - "falava-se em princípios de Maio - mas na realidade só ocorreu em dezembro, numa nova normalidade".
A situação em Março de 2021 mantinha-se pelo que não houve qualquer celebração desta data (que agora seriam os 36 anos da Comunidade).
Para este ano (2022) e até ao momento, em que escrevo (14/3) não está prevista nenhuma comemoração e tudo leva a crer que ainda não seja desta vez. Esperemos com confiança e fé a abertura da Igreja aos seus fiéis, que permita que em breve se possa celebrar mais um aniversário, em pleno. Amen.
HISTÓRIA
A Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, está integrada na Paróquia da Senhora do Porto. Começou a ser construída em 1983, sob a orientação do Pde António Inácio Gomes e a sua inauguração teve lugar em 17 de Março de 1985 que foi presidida pelo então Arcebispo-Bispo do Porto, D. Júlio Tavares Rebimbas, Em 17-Março-2010 celebraram-se condignamente os 25 anos, no dia 20 do mesmo mês,
Seguem-se algumas outras datas significativas na história desta Comunidade e da paróquia da Senhora do Porto.
12-Junho-1964 - D. Florentino de Andrade e Silva, Administrador Apostólico da Diocese do Porto, cria a Paróquia Experimental da Senhora do Porto que integra uma área muito vasta na parte noroeste da zona (Viso - bairro) na qual é criado também um centro secundário de culto e irradiação apostólica, tendo nomeado seu Pároco responsável, o Padre António Inácio Gomes.
Novembro de 1967 - São instalados no Bairro, 4 carros eléctricos, cedidos pelos Transportes Colectivos, que foram transformados em salas de aula que acolheram cerca de 320 crianças.
26-Novembro-1967 - D. Florentino inaugura o pavilhão-capela, pré-fabricado cedido pelo Centro de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Fevereiro de 1980 - Início da campanha de angariação de fundos para a construção da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso.
1-Agosto-1983 - Início das obras de construção desta Igreja.
17-Março-1985 - Inauguração da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, presidida por D. Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo-bispo do Porto.
18-Dezembro-1987 - Colocação do Cristo Crucificado (de Hanny Polling).
2-Junho-1990 - Colocação do Sacrário (autoria de Júlio Resende e Zulmiro de Carvalho).
21-Março-2004 - Sagração do altar e Dedicação da Igreja de S. Paulo do Viso, presidida por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto.
8 de Dezembro de 2006 - Após o falecimento do Pde António Inácio Gomes, ocorrido em Novembro, foi nomeado Pároco da Senhora do Porto e da Comunidade de São Paulo do Viso, o Pde Dr. Manuel Correia Fernandes (Director da Voz Portucalense).
2º Semestre de 2008 - Efectuadas obras de restauro da instalação eléctrica, instalação sonora, colocação de novo soalho em madeira nobre no presbitério e altar mor e retirada do tecto falso que ameaçava ruir.
24-Janeiro-2009 - Entronização e bênção da imagem de S. Paulo, esculpida em ferro (trabalho da escultora Ana Carvalho), a que presidiu o bispo do Porto D. Manuel Clemente.
31 de Maio de 2009 - Após a Procissão de Velas, para Encerramento do mês de Maria, que partiu da Igreja Paroquial da Senhora do Porto para a Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, foi benzida e inaugurada pelo Pároco Dr. Manuel Correia Fernandes a nova imagem de Nossa Senhora do Rosário (obra da mesma escultora atrás referida, Ana Carvalho) que substituiu a pequenina imagem de Nossa Senhora de Fátima que ali existia há cerca de 25 anos (e oferecida por uma paroquiana) o que foi acompanhado com alegria pela multidão de paroquianos que enchia por completo, a Igreja.
17 de Março de 2010 - Quarta-feira - 25º Aniversário da inauguração.
20 de Março de 2010 - Celebração do 25º Aniversário da fundação da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso,
Nos últimos anos (2016 até hoje) foi alterado por 2 ou 3 vezes o sistema de iluminação - que de vez em quando tem sofrido algumas varias, talvez defeito de origem de alguns projectores
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.