segunda-feira, 3 de abril de 2023

Nº 5 250 - SÉRIE DE 2023 - Nº (093) - SANTOS DE CADA DIA - SEGUNDA-FEIRA SANTA - 3 DE ABRIL DE 2023 - NÚMERO ( 1 4 7 ) DO 16º ANO

  Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual



Este é portanto o 

93º  Número

da Série de 2023

e o Nº  1  4  7


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  2  5  0


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  9  3)



 
3  DE ABRIL DE 2023


SANTOS DE CADA DIA

SEGUNDA-FEIRA SANTA




(Nº  1  4  7)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****


SEGUNDA-FEIRA SANTA


Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia onde vivia Lázaro, a quem havia ressuscitado de entre os mortos. 
Ali foi-lhe oferecida uma ceia: 
Maria servia e Lázaro era um dos que estavam com Ele à mesa. 
Maria, pegou numa libra de perfume de nardo, verdadeiro e caro com que ungiu Jesus nos pés e nos cabelos, enxugando-o em seguida. 
A casa encheu-.se duma fragrância de perfume. 
Judas Iscariotes, um dos seus discípulos e que o ia entregar, disse: 
Porque não se vende este perfume por trezentos dinheiros para os dar aos pobres? 
(Disse isto, não porque lhe importassem os pobres, mas sim porque era ladrão e como tinha a bolsa, levava o que ia encontrando). 
Então Jesus disse-lhe: 
«Deixa-a. Ela tinha-o guardado este perfume para o dia do meu funeral, porque pobres tenreis sempre convosco , enquanto a Mim nem sempre tereis».



ÁGAPE, QUIONIA e IRENE, Santas
Mártires - 304


Em Tessalónica, na Macedónia hoje Grécia, as santas ÁGAPE e QUIONIA e IRENE virgens e mártires que na perseguição de Diocleciano por recusarem comer das carnes dos animais sacrificados aos ídolos, foram entregues ao Governador Décio e condenadas à fogueira. (304)



ENGRÁCIA de Braga, Santa
Mártir - 1050


 Dizem alguns historiadores que esta santa nasceu na cidade de Braga. Os pais tinham prometido dar a sua mão a um mouro dos que dominavam o país, mas, como a Santa havia feito a Deus voto de virgindade, fugiu para Castelã, logo que soube das pretensões dos pais. Desesperado o mouro com esta fuga, e crendo-se escarnecido por ENGRÁCIA, partiu em sua procura, e, encontrando-a nos montes de Carvajales, próximos de Leão, cortou-lhe a cabeça, que levou como troféu da sua indigna vitória. E deitou-a a uma lagoa. Descoberta depois  foi levada à igreja matriz de Badajoz. Havia perto daquele sítio um mosteiro de Santo AGOSTINHO, cujos religiosos recolheram o cadáver da santa Virgem e o depositaram na sua igreja. 
Decorreu o martírio de martir ENGRÁCIA por meados do século XI. Em Lisboa há uma Igreja monumental (o panteão nacional) dedicada à santa. A actual reconstrução, iniciada a meados do século XVII, só ficou terminada em 1966. Tanta demora originou na expressão popular: "Obras de santa Engrácia".


CONRADO DA SAXÓNIA, Beato
ESTÊVÃO DA HUNGRIA, Beato
Mártires - 1282

Eetes dois religiosos da Ordem dos Frades Menores foram enviados para o Curdistão, onde foram ardorosos pregadores da fé católica na Ivéria, hoje Geórgia. Andavam em discussões contínuas com os cismáticos do rito grego. Estes últimos, sentindo-se impotentes contra a divina sabedoria que neles se manifestava, ameaçaram tirar-lhes a vida. Sem se atemorizarem, os bons religiosos perseveraram na pregações, que eram seguidas pela conversão de bastante gente. A senhora que os alojava viu uma noite em sonho dois falcões com asas douradas e de maravilhosa beleza a levantarem-se para o céu; Acordando, perguntou-se ela com ansiedade que poderia significar tal visão.
Quando os dois religiosos se dirigiam, como de costume, para o local das pregações, foram assaltados pelos cismáticos que os espreitavam. Executados pelos atacantes, subiram para o Ceu e realizaram aquilo que figurava a visão dos falcões. 


LUÍS SCROSOPPI, Beato
Virgem e mártir - 307


Em Údine, no Véneto - Itália, São LUIS SCROSÓPPI presbitero da Congregação do Oratório que fundou a Congregação das irmãs da Divina Providência para formar os jovens noi espirito cristão.



SISTO I, Santo
Papa - 128

Em Roma São SISTO I papa, que no tempo do imperador Adriano, foi o sexto sucessor de São Pedro na direcção da Igreja. (128)


CRESTO de Constança, Santo
PAPO de Constança, Santo
Mártires - séc. IV


Em Constança , Cítia hoje na Roménia, os santos CRESTO e PAPO martires. (séc. IV)


ULPIANO de Tiro, Santo
Mártir - 306


Em Tiro na Fenícia, hoje no Líbano, Santo ULPIANO mártir que ainda adolescente, durante a perseguição de Maximino Data César, foi encerrado com um cão e uma serpente num saco de couro e consumou o martírio afogado nomar. (306)

JOÃO de Nápoles, Santo
Bispo - 432


No mosteiro de Luxeuil, na Borgonha, França, santo EUSTÁSIO abade, que foi discípulo de São COLUMBANO e prelado de quase seiscentos monges. (629)



NICETAS de Medikion, Santo
Hegúmeno - 824


No Chelmsford, Inglaterra São JOÃO PAINE presbitero e mártir que no reinado de Isabel I, falsamente acusado de alta traição, sofreu o suplicio da forca, (1583)




JOSÉ O HIMNÓGRAFO, Santo
Presbitero e monge - 886


Em Tomhom, ilha de Guam, na Oceânia, São PEDRO CALUNGSOD, catequista e o Beato DIOGO LUIS DE SAN VÍTORES presbitero da Companhia de Jesus, que npor causa da sua fé cristã foram cruelmente assassinados e lançados ao mar por apóstatas e alguns indígenas sequazes de superstições pagãs. (1672)


RICARDO de Chichester, Santo
Bispo - 1235

Em Chichester, Inglaterra São RICARDO bispo que, exilado pelo rei Henrique III e de novo restituído à sua sede, manifestou uma grande generosidade para com os pobres. (1235)

GANDOLFO DE BINASCO SÁCHI, Santo
Presbitero - 1260


Em Polizzi, na Sicilia, Itália, São GANDOLFO DE BINASCO SÁCHI presbitero da Ordem dos Menores que se entregou a uma austera vida de solidão e dominou as regiões limítrofes com  a pregação da palavra de Deus. (1260)


JOÃO de Penna, Beato
Presbitero - 1275


Em Penna, no Piceno, Itália o Beato JOÃO presbitero, um dos primeiros companheiros de São FRANCISCO que foi enviado para a Gália Narbonense onde propagou a forma de vida evangélica. (1275)



ROBERTO MIDDLETON, Beato
TURSTÃO MHUNT, Beato
Presbiteros e mártires - 1601


Em Lencastre, na Inglaterra, os beatos ROBERTO MIDDLETON da Companhia de Jesus e TRUSTÃO HUNT presbíteros e mártires; o segundo fo preso quando tentava libertar o primeiro durante numa transferência de prisioneiros, condenados ambos à morte. no reinado de isabel I por causa do seu sacerdócio, mnereceram, através dos tormentos ser glorificados à direita de Cristo. (1601)



EZEQUIEL (José Luciano) HUERTA GUTIÉRREZ, Beato
SALVADOR (José) HUERTA GUTIÉRREZ, Beato
Pais de familia e mártires - (1927)


Em Guadalajara, Jalisco, México, os beatos EZEQUIEL (José Luciano) HUERTA GUTIERREZ e SALVADOR (José) HUERTA GUTIERREZ pais de família e mártires. (1927)


JOÃO DE JESUS E MARIA (João Otazua y Madariaga), Beato
Presbitero e mártir - 1937


Em Mancha real, Jaén, Espanha, o beato JOÃO DE JESUS E MARIA (João Otazua y Madariaga) presbitero da Ordem da Santíssima Trindade e mártir. (1937)



PEDRO EDUARDO DANKOWSKI, Beato
Presbitero e mártir - 1942

Em Cracóvia, Polónia, no campi de concentração de Auchswitz, o beato PEDRO EDUARDO DANKOWSKI presbitero e mártir que durante a ocupação militar da sua pátria por um regime militar estrangeiro, foi encarcerado por causa da fé cristã e através dos tormentos consumou no martírio. (1942)

*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...