quinta-feira, 20 de abril de 2023

Nº 5 267 - SÉRIE DE 2023 - Nº (110) - SANTOS DE CADA DIA - 20 DE ABRIL DE 2023 - NÚMERO ( 1 6 4 ) DO 16º ANO

 Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual



Este é portanto o 

110º  Número

da Série de 2023

e o Nº  1  6  4


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  2  6  7


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  1  1  0)


 
20 DE ABRIL DE 2023


SANTOS DE CADA DIA




(Nº  1  6  4)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****





INÊS DE MONTEPULCIANO, Santa
Virge,m -1274-1312

Em Montepulciano, Etrúria e hoje na Toscana, Italia, Santa INÊS virgem que aos nove anos tomou as vestes das virgens saradas e ainda com 15 anos foi eleita contra a sua vontade, superiora das monjas de Proceno, depois fundou um mosteiro em Montepulciano, segundo a observância de São DOMINGOS
onde deu exemplo de verdadeira , humildade. (1317)

MARCELINO DE EMBRUN, Santo
Bispo - 374

Como DOMINGOS e VICENTE., MARCELINO viera de África para evangelizar os Alpes Franceses. Construiu uma igreja nesta cidade e convidou Santo EUSÉBIO DE VERCELL (Pienomte) a vir consagrá-la. Este Santo fê-lo e conferiu a MARCELINO  a sagração episcopal. 
Narra-se que regressando duma excursão apostólica, MARCELINO encontrou umas mulas que transportavam trigo. Um dos almocreves praguejava contra uma que morrera de esgotamento. 
"Ah! exclama ele agarrando o Bispo, aqui está quem me vai livrar de dificuldades". MARCELINO deixou que o albardassem, tomou a carga e levou-a substituindo a mula. Mas quando os cristãos o viram chegar naquele preparo, quiseram fazer em postas o velhaco que assim tinha tratado o pastor que a eles chegara: mas este não deixou que lhe fizessem tal coisa.
 "Não lhe façais mal nenhum, disse, porque só me fez bem. Não me permitiu imitar um pouco Aquele que tomou sobre si os nossos pecados e quis levar a cruz da nossa salvação?". 
Está claro que um amor assim a Nosso Senhor não podia deixar de fazer de MARCELINO um grande convertedor. A Godos os seus méritos deve acrescentar-se o de combater o arianismo, que desejava Constante I  impor ao Ocidente. Teve de fugir muitas vezes para os montes, a fim de escapar aos funcionários imperiais, encarregados de o prender. À morte de Constâncio (361) restituiu-lhe a liberdade. São MARCELINO que morreu a 13 de Abril de 374

ODA de Hainaut, Beata
Virgem - 1158

 O Martirológio romano dizia assim neste dia "No Hainaut (Bélgica) a Beata ODA virgem que, tendo fugido de maneira espantosa à insistência dum jovem que a desejava como esposa, se retirou para o mosteiro de Rivroelles, da Ordem Premonstratense, o qual governou depois santamente como prioresa".
(....)

ANICETO, Santo

Papa - 166

Em Roma, Santo ANICETO para que recebeu fraternalmente o hóspede insignes São POLICARPO para dialogar com ele sobre a celebração do dia de Páscoa. (166)



SULPÍCIO e SERVICIANO, Santos
Mártires - data incerta

Em Roma a comemoração de São SULPÍCIO e São SERVICIANO m´mártires cujos corpos foram sepultados na Via Latina a três milhas da cidade (data incerta)

SECUNDINO de Córdova, Santo
Mártir - séc. IV


Em Córdova, na Hispânia Bética hoje Espanha, São SECUNDINO ,mártir. (sec. IV)


MARCIANO de Auxerre, Santo

Bispo - 488


Em Auxerre na Gália Lionense, hoje França, São MARCIANO monge (488)




TEODORO "Triquinas", Santo
Solitário -séc. V

Em Constantinopla, hoje Istambul, Turquia, São TEODORO "TRIQUINAS" por causa do áspero cilício de crinas que usava sempre e levou uma vida de grande virtude na solidão. (séc. V)


ANASTÁSIO de Antioquia, Santo
Bispo e mártir - 609

Em Antioquia, na Síria hoje Antakya, na Turquia, Santo ANASTÁSIO Bispo e mártir que no tempo do imperador Focas, foi cruelmente assassinado por sicários (609)



HELIENA de Laurino, Santa
Virgem - séc. VII

Em Laurino, perto de Paésium, na Campânia, Itália Santa HELIENA virgem que  firmemente animada pelas obras em Cristo retirando-se para um lugar deserto, se consagrou totalmente e incansavelmente a Deus no serviço dos religiosos e dos enfermos. (séc. VII)


VIÃO de Osnaburck, Santo
Bispo - 804

Em Osnabruck, na Saxónia, Alemanha, São VIÃO bispo, natural da Frísia, que foi enviado como abade pelo imperador Carlos Magno para evangelizar os saxões e depois eleito bispo de Osnabruck suportou por Cristo muitas tribulações. )804)


GERALDO DE SALES, Santo
cÓNEGO - 1120

No mosteiro de Chateliers, Poitiers, França, o Beato GERALDO DE SALES que, vivendo pobre como cónego regrante e mais pobre ainda como eremita e entregue a árduas penitências, a muitos inflamou no amor de Deus, atraindo-os à vida eremítica e fundou numerosas casas de cónegos regrantes. (1120)

DOMINGOS VERNAGALLI, Beato
Presbitero - 1218

Em Pisa, na Etrúria, hoje Toscana - Itália, o beato DOMINGOS VERGANALLI presbitero da Ordem Camaldulense que construiu um hospício para órfãos., (1218)

SIMÃO DE TÓDI RINALDUCCI, Beato
Presbitero - 1323

Em Bolonha - Emília-Romanha, Itália o beato SIMÃO DE TÓDI RINALDÚCCI presbitero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, que instruiu os jovens estudantes e o povo de Deus com a palavra da sua pregação e o exemplo da sua vida. (1323)



JAIME BELL e JOÃO FINCH, Beatos
Presbiteros e mártires - 1564

Em Lencastre, Inglaterra, os beatos JAIME BELL e JOÃO FINCH mártires: o primeiro, presbitero depois de ter passado vinte anos noutra confissão orientado pela exortação uma piedosa mulher reconciliou-se com a Igreja Católica: o segundo, pai de família, agricultor e catequista pela sua fé suportou durante muitos anos o cárcere, a fome e outros tormentos, no reinado de isabel I, ambos alcançando ao mesmo tempo a felicidade eterna. (1584)


RICARDO SARGEANT e GUILHERME THOMSON, Beatos
Presbiteros e mártires - 1484

Em Londres, Inglaterra, os beatos RICARDO SARGEANT e GUILHERME THOMSOM presbíteros e mártires que condenados à morte por terem entrado como sacerdotes em Inglaterra e aí permanecerem padeceram no patíbulo de Tyburn o extremo suplicio. (1584)


MAURÍCIO MACKENRAGHTY, Beato
Bispo e mártir - 609

Em Clonmel na Irlanda, o Beato MAURICIO MACKENRAGHTY presbitero e nmártir que depois de dois anos de cativeiro, recusando sempre a autoridade da rainha Isabel I nos assuntos espirituais, foi condenado ao suplicio o patíbulo. (1585)


ANTÓNIO PAGE, Beato
Presbitero e mártir - 1593

Em York, Inglaterra, o beato ANTONIO PAGE presbitero e mártir homem pacifico e honrado que foi condenado a cruéis torturas em ódio ao sacerdócio (1593)



FRANCISCO PAGE e ROBERTO WATKINSON, Beatos, 
Presbíteros e mártires - 1602

Em Londres, Inglaterra, o beato mártir JAIME DUCKETT, homem casado que denunciado por vender na sua livraria livros católicos, esteve preso durante 9 nanos e foi enforcado no reinado de Isabel I, juntamente com o seu denunciante, a quem prestes a morrer, incitou a aceitar a morte pela fé católica. (1602)


CLARA BOSTATTA (Dina Bossatta), Beata
Virgem - 1887

Em Londres, Inglaterra, o beato mártir JAIME DUCKETT, homem casado que denunciado por vender na sua livraria livros católicos, esteve preso durante 9 nanos e foi enforcado no reinado de Isabel I, juntamente com o seu denunciante, a quem prestes a morrer, incitou a aceitar a morte pela fé católica. (1602)



ANASTÁSIO PANKIEWICZ, Beato
Presbitero e mártir - 1942

Em Londres, Inglaterra, o beato mártir JAIME DUCKETT, homem casado que denunciado por vender na sua livraria livros católicos, esteve preso durante 9 nanos e foi enforcado no reinado de Isabel I, juntamente com o seu denunciante, a quem prestes a morrer, incitou a aceitar a morte pela fé católica. (1602)

*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...