quarta-feira, 26 de abril de 2023

Nº 5 273 - SÉRIE DE 2023 - Nº (116) - SANTOS DE CADA DIA - 26 DE ABRIL DE 2023 - NÚMERO ( 1 7 0 ) DO 16º ANO

 Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual



Este é portanto o 

115º  Número

da Série de 2023

e o Nº  1  7  0


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  2  7  3


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  1  1  6)


 
26  DE ABRIL DE 2023


SANTOS DE CADA DIA




(Nº  1  7  0)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****


Semana da Oração pelas Vocações


ANACLETO ou CLETO, Santo
Papa - séc. I

Segundo a Lista Papal que nos conservou Santo IRENEU, ANACLETO seguiu LINO imediato sucessor de São PEDRO. Também a lista apresentada por EUSÉBIO DE CESAREIA refere a mesma sucessão. A cronologia do seu pontificado é incerta. O mesmo EUSÉBIO lhe coloca a morte no ano duodécimo do reinado de Domiciano e fixa em 12 anos a duração do seu episcopado, que pode portanto ser colocado aproximadamente entre os anos 79-91. O Livro Pontifical apresenta-o como de origem grega, nascido em Atenas, e acrescenta que ele, por reconhecimento para com São PEDRO, mandou construir um monumento (memorial) sobre o túmulo o primeiro Papa. Segundo o Martirológio romano, ANACLETO distingue-se de CLETO e foram ambos mártires. 


MARCELINO, Santo
Papa e mártir - 304


Papa de 296 a 304. Nada se sabe do seu pontificado. São-lhe atribuídas duas Decretais que são falsas. Um bispo donatista de Constantino (ano 400) e uma crónica também donatista de 427 acusam-no de ter desfalecido na perseguição de Diocleciano. A calúnia foi depois repetida e aceite por verdade. Santo AGOSTINHO e outros rejeitam tal acusação. O túmulo de MARCELINO teve culto na Igreja antiga de Roma. A omissão de MARCELINO em documentos que deviam citá-lo explica-se pela confusão com o nome de MARCELO.


PEDRO DE RATES, Santo
séc. V ou VI

Na arquidiocese de Braga venera-se hoje São PEDRO, chamado de Rates ou também São PEDRO MÁRTIR. É tido como primeiro bispo de Braga. Faltam completamente notícias seguras a seu respeito. Julga-se ter vivido no século V ou VI.



PASCÁSIO RADBERT, Santo
Abade - 865

PASCÁSIO RADBERT foi personagem considerável no seu tempo. Os historiadores da Teologia continuam a mencionar a teoria que ele imaginou para "esclarecer" o mistério da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento. Como diplomata, viajou muito entre 822 e 834, para solucionar questões da Igreja e tentar apaziguar os conflitos que punham em campo os sucessores de CARLOS MAGNO.
Era um enjeitado exposto no pórtico de Nossa Senhora de Soissons no fim dó século VIII. A abadessa TEODARDA, prima direita de CARLOS MAGNO, recolheu-o e educou-o da melhor maneira que pôde. Sempre ele se referiu á sua mãe adoptiva com reconhecimento e veneração; apesar disso, deixou-a algum tempo para se lançar em aventuras. Converteu-se aos 22 anos. E foi então ADELARDO, irmão de TEODARDA, abade de Corbie, que o recebeu entre o seus monges. Veio a ser professor célebre, que deu celebridade às escolas de Corbie. Em 844, os seus colegas elegeram-no como abade mas, sete anos mais tarde, fizeram uma espécie de revolução que o obrigou a refugiar-se noutra abadia. Não se afligiu. Nascera para escritor, tinha várias obras em preparação: "Que felicidade, dizia, ser lançado nos braços da filosofia e da sabedoria e poder de novo beber no meu outono o leite das Sagradas Escrituras, que alimentou a minha juventude". Mas afinal os monges de Corbie acabaram por o chamar; voltou a viver com eles como simples religioso, edificando-os com os exemplos e continuando a escrever. Aí morreu a 26 de Abril de 865.


BASÍLIO DFE AMASEIA, Santo

Bispo e Mártir - 322

BASILIO ou BASILEU tomou parte, em 314, nos sínodos de Gangres e de Neocesareia. Foi uma das principais vítimas da perseguição de Licínio, sob o pretexto de ter dado esconderijo a uma cristã chamada GLAFIRA. Denunciado ao imperador pelo tribuno, foi condenado a que lhe cortassem a cabeça, na costa marítima. BASÍLIO sofreu a pena, depois de levantar a Deus uma última oração pelo seu rebanho, e dar o beijo de adeus aos sacerdotes e aos diáconos da sua Igreja. O corpo, deitado ao mar, foi encontrado por indicação dum anjo; os cristãos deram-lhe honrada sepultura. De comum acordo, os latinos e os gregos honram-lhe a memória a 26 de Abril; supôs-se porém, ter ele sofrido em Nicomédia a 28 de Março e que o 26 de Abril era o aniversário da trasladação do corpo para Amaseia.

DOMINGOS e GREGÓRIO de Castela, Beatos
séc. XIII

DOMINGOS  e GREGÓRIO, irmãos pregadores que viveram no primeiro século da Ordem, pertenciam a um convento de Castela. Passaram por Aragão e foram evangelizar a gente que vivia em montanhas abruptas, últimos contrafortes dos Pirenéus. Essa região fora reconquistada aos Mouros a partir de 1101. Ajudando-se um ao outro, estes dois religiosos viajavam sempre a pé, sem ouro nem prata,; pediam o comer de cada dia e davam edificação com os exemplos de vida.
Mas um dia foram surpreendidos por uma trovoada, e não havia nenhum abrigo. Foram colocar-se na pendente de um rochedo ao lado do caminho. Mas, de repente, sobreveio um estalido horrível; mal tiveram tempo de se lançar um nos braços do outro, e caíram esmagados sob o peso da massa enorme arrancada ao penedo. Ao mesmo tempo houve maravilhas que provaram a santidade eminente destes dois homens. os sinos das paróquias vizinhas dobraram sozinhos, anunciando a morte dos dois servos de Deus. E um viajante descobriu uma grande luz, sobre o ponto em que se dera o acidente. Houve questões sobre a posse dos corpos das vitimas. No fim de tudo, tocou o privilégio de os possuir à paróquia de Bezians, onde eles formam sepultados. Em consequência dos milagres obtidos, o culto destes beatos fixou-se, e PIO IX confirmou-o no principio do seu pontificado. Os dois nomes estão incluídos a 16 de Abril, no Ano Dominicano.


ESTÊVÃO DE ANTIOQUIA, Santo
Bispo e mártir - 479


Em Antioquia, Síria, hoje Antakya, na Turquia, Santo ESTÊVÃO bispo e mártir que sofreu muitos ataques dos hereges que se opunham ao Concilio da Calcedónia e no tempo do imperador Zenão foi precipitado no rio Orontes onde morreu afogado. (420)


PRIMITiVO de Gábi, Santo
Mártir - data incerta


Em Gábi, na Via Perestrina a 30 milhas de Roma, São PRIMITIVO mártir. (data incerta)


RICARiO de Amiens, Santo
Presbitero - 645

Num ermo da floresta de Crécy, Amiens, França, São RICÁRIO presbitero que movido pela pregação dos monges escoceses se converteu a uma vida de penitência. (645)



GUILHERME e PEREGRINO, Santos
Eremitas - séc. XIII

Em Fóggia, na Apúlia, Itália, os santos GUILHERME e PEREGRINO eremitas. (SÉC. xiii)




ESTÊVÃO de Perm, Santo
Bispo - 1396

No mosteiro da Transfiguração em Moscovo, Rússia, o sepultamento de Santo ESTÊVÃO Bispo de Perm que para evangelizar os Zirianis, inventou um alfabeto para redigir as duas formas literárias, celebrou a liturgia na sua língua nativa, abateu os ídolos, erigiu templos e sobretudo fortaleceu-os na verdade da fé. (13996)



RAFAEL ARNAIZ BARÓN, Santo
Religioso - 1938

No mosteiro e São Pedro de Dueñas, em Palência, Espanha, São RAFAEL ARNAIZ BARÓN presbitero da Sociedade salesiana e mártir que, durante a perseguição contra a fé cristã, mereceu abraçar mediante o martírio a glória da vida eterna. (1938)


JOÃO PLAMARIA, Santo
Presbitero - 1913

Em Remedello, Bréscia, Itália, São JOÃO PLAMARIA presbitero que enfrentando grandes adversidades fundou em Bréscia o Instituto dos pequenos Artesãos e , na proximidades de uma colónia agrícola para que os jovens recebessem uma educação religiosa e a aprendizagem de um oficio , fundou também a Congregação da Sagrada Familia de Nazaré. (1913)





JÚLIO JUNYER PADERN, Beato
Presbitero e mártir - 1938

Em Montjuic, Gerona, Espanha, o Beato JÚLIO JUNYER PADERN presbitero da Sociedade Salesiana e mártir que durante a perseguição contra a fé cristã, mereceu alcançar o martírio e glória da vida eterna. (1938)



ESTANIUSLAU KUBISTA, Beato 
LADISLAU GORAL, Beato
Presbiteros e mártires - 1942

No campo de concentração de Sachsenhausen, Berlim, Alemanha  o Beato ESTANISLAU KUBISTA presbitero da Sociedade do Verbo Divino e mártir, que em tempo de guerra, durante a ocupação militar da Polónia por um regime hostil a religião, consumido por graves tormentos neste cárcere entregou a alma a Deus. Com ele é comemorado o Beato LADISLAU GORAL bispo auxiliar de Lublin, que no mesmo lugar e na mesma guerra defendeu corajosamente a dignidade do homem e da fé, morrendo no cárcere, em dia incerto, consumido pela enfermidade. (1942)

*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...