quinta-feira, 6 de abril de 2023

Nº 5 253 - SÉRIE DE 2023 - Nº (096) - SANTOS DE CADA DIA - QUINTA FEIRA SANTA - CEIA DO SENHOR - 6 DE ABRIL DE 2023 - NÚMERO ( 1 5 0 ) DO 16º ANO

     Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual



Este é portanto o 

96º  Número

da Série de 2023

e o Nº  1  5  0


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  2  5  3


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  9  6)


 
6  DE ABRIL DE 2023


SANTOS DE CADA DIA

QUINTA-FEIRA SANTA
CEIA DO SENHOR



(Nº  1  5  0)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****


QUINTA-FEIRA SANTA
CEIA DO SENHOR


Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado a hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado aos seus que estavam no mundo, amou-os até ao extremo. 
Estavam ceando (já o diabo se havia metido na cabaça de Judas Iscariotes (o de Simão) que o entregará) e Jesus sabendo que o Pai havia posto tudo em suas mãos, que vinha de Deus e para Deus voltava, levantou-se da Ceia, tirou o manto e pegando numa toalha, deitando água numa selha pôs-se a lavar os pés  dos discípulos, secando-os com a toalha que estava nos seus joelhos. 
Chegou a vez de Simão Pedro e este disse-lhe: 
"Senhor, ides lavar-me os pés?. 
Jesus replicou: 
"O que eu faço, tu não entendes agora, mas o compreenderás mais tarde". 
Simão Pedro disse-lhe:  
"Nunca me lavarás os pés". 
Jesus respondeu-lhe: 
"Se não te lavar não tens nada a ver comigo",. 
Simão Pedro disse-lhe: 
"Senhor, lavai-me não só os pés, mas também as mãos e a cabeça". 
Jesus disse-lhe: 
"O que se lavou não necessita de  lavar mais do que os pés, porque todo ele está limpo .Também vós estais limpos, ainda que não todos (porque sabia quem O ia entregar, por isso disse: "Nem todos estais limpos"). 
Quando acabou de lavar os pés, tomou o manto, vestiu-o outra vez e disse-lhes: "Compreendeis o que acabei de fazer convosco? Vós me chamais "Mestre e Senhor", e dizeis bem, porque O sou. Pois se Eu sou Mestre e Senhor, e vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos este exemplo para que o que fiz com vocês, Vós também o façais".




PRUDÊNCIO, Santo
Bispo - 861

Em Troyes, São PRUDÊNCIO bispo que compôs um compendio de Saltério para os itinerantes, coligiu um Florilégio de preceitos para os candidatos ao sacerdócio tomados da Escritura e renovou a observância dos mosteiros. (861)



120 MÁRTIRES DA PÉRSIA, Santos
344

Na Selêucia, antiga Pérsia hoje irão, a comemoração de 111 homens e 9 mulheres, mártires que, reunidos de vários lugares nas cidades régias da Pérsia, por recusarem firmemente negar a Cristo e adorar o fogo, foram queimados por ordem do mesmo rei. (344)



MARCELINO de Cartago, Santo
413


Santo AGOSTINHO fez grandes elogios a este alto funcionário romano, seu amigo. O imperador Honório (423) enviara-o a Cartago para acabar com o perigo da guerra civil que provocara o Donatismo, nascido das atitudes do clero de África até à invasão dos Vândalos (429). O Donatismo era movimento rigorista que afirmava depender a eficácia dos Sacramentos da dignidade do ministro. Ajudado pelos conselhos do Bispo de Hipona, MARCELINO desempenhou o sue papel com imparcialidade e prudência exemplares. Mas os Donatistas mandaram-no assassinar quando já terminara a obra e a sorte deles estava decidida, pois vieram a desaparecer com a invasão árabe, sem deixar vestígios. Era MARCELINO homem muito culto, foi para responder a perguntas por ele feitas que Santo AGOSTINHO escreveu Sobre a remissão dos pecados e O Espírito e a letra; e o Bispo de Hipona dava-lhe a ler os capítulos da Cidade de Deus à medida que os ia compondo. Falece MARCELINO a 13 de setembro de 413.



WINEBALDO, Santo
Confessor - 620

Em Troyes, Nêustria hoje França, São WINEBALDO ou VINEBALDO abade do mosteiro de São Lopo, célebre pela suja austeridade. (620)


PIERINA ou PETRINA MOROSINI, Beata
Virgem - 1931-1957


Em Fióbbio di Albino, Bérgamo, Itália, a beata PIERINA ou PETRINA MOROSINI, virgem e mártir que aos 26 anos, quando vinha da oficina onde trabalhava de regresso a casa, foi atacada por um jovem e morreu ferida de morte, ao defender a sua virgindade consagrada a Deus. (1957)


IRENEU de Sirmium, Santo
Bispo e mártir - séc. IV


Em Sirmium, na Panónia, hoje Sremska Mitrvica, na Sérvia, a paixão de Santo IRENEU Bispo e mártir que no tempo do imperador Maximiano e do governador Probo, foi cruelmente atormentado, depois submetido a vários suplícios no cárcere durante vários dias, e finalmente decapitado. (séc. IV)


EUTÍQUIO de Constantinopla, Santo
Bispo - 582


Em Constantinopla, hoje Istambul, Turquia, Santo EUTÍQUIO bispo que presidiu ao Concilio de Constantinopla II, onde defendeu tenazmente a recta fé e depois de suportar um Longo exilio, morreu professando a fé na ressurreição da carne. (582)



GALA de Roma, Santa
Virgem - séc. VI


Em Roma, Santa GALA filha do cônsul Simaco que, depois da morte do esposo se consagrou durante muitos anos à oração, à esmola, aos jejuns e a outras obras  santas junto à igreja de São Pedro, São GREGÓRIO MAGNO descreveu a sua morte gloriosa. (séc. VI)




METÓDIO de Velchrad, Santo
 Bispo - 885

Em Velehrad, na Morávia, hoje Chéquia o dia natal de São METÓDIO Bispo, cuja memória se celebra com a de seu irmão CIRILO no dia 14 de fevereiro. (885)


NOTKERO o Gago, Beato
Monge - 912

No mosteiro de São GALO na Suabia, hoje Suiça, o beato NOTKERO O GAGO, monge que passou quase toda a sua vida neste cenóbio, onde compôs numerosas sequências: era débil de corpo mas não de mente, gago da língua mas não de inteligência, sólido nas realidades divinas, paciente nas adversidades, afável com  todos, assíduo na oração, na leitura, na meditação e na escrita literária. (912)


FILARETO da Calábria, Santo
Monge - 1086


No mosteiro de Santo ELIAS no monte Aulina, Pálmi, Calábria, Itália, São FILARETO monge, insigne pela sua vida de oração. (1070)



GUILHERME de Eskill, Santo
Abade - 1203


N ailha de Eskill, perto de Roeskilde, Dinamarca, São GUILHERME abade que, chamado do cenóbio dos Cónegos Regrantes de Paris à Dinamarca, restaurou a observância regular, superando grandes dificuldades e obstáculos, e partiu desta vida terrena ao amanhecer o domingo de Páscoa. (1203)


PEDRO DE VERONA, Santo
Presbitero e mártir - 1252


Em Milão, Lombardia, Itália a paizão de São PEDRO DE VERONA presbitero da Ordem dos Pregadores e mártir que, sendo filho de pais sequazes do maniqueísmo, abraçou ainda criança a fé católica e na adolescência recebeu o hábito das mãos do próprio São DOMINGOS aplicou toda a sua energia no combate às heresias até que, ao dirigir-se para Como, foi assassinado pelos seus inimigos proclamando até ao último suspiro o símbolo da f+é. (1252)



CATARINA DE PALLANZA, Beata
 Virgem - 1478


Npo mosteiro de Santa maria, no Sacro Monte, junto ao Varese, Lombardia - Itália, a beata CATARINA DE PALLANZA virgem que, juntamente com algumas companheiras, levou vida eremítica segundo as regras de Santo Agostinho. (1476)



PAULO LÊ  BAO TINH, Santo
Presbitero e mártir - 1857


Em Vinh Tri, Tonquim, Vietname, São PAULO LÊ BAO TINH presbitero e mártir que, ainda clérigo, esteve preso no cárcere muito tempo por causa da fé e elevado ao sacerdócio foi reitor do seminário: compõs um livro de homilias e um compêndio de doutrina cristã; finalmente levado de novo a tribunal foi condenado á morte no tempo do imperador Tu Duc. 1857



ZEFERINO AGOSTINI, Beato
Presbitero - 1896


Em Verona, Itália, o beato ZEFERINO AGOSTINI presbitero qie se dedicou ao ministério da pregação, da catequese e da educação cristã, e promoveu obras de todo o género em favor da juventude, dos pobres e dos enfermos, para os quais fundou a Congregação das ursulinas Filhas de Maria Imaculada. (1896)


MIGUEL RUA, Beato
Presbitero - 1910


Em Turim, Itália, o beato MIGUEL RUA presbitero discípulo de São JOÃO BOSCO insigne propagador da Sociedade salesiana. (1910)


*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 643 - SÉRIE DE 2024 - Nº (120) - SANTOS DE CADA DIA - 29 DE ABRIL DE 2024 - NÚMERO ( 1 7 5 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 120º  Número da S...