terça-feira, 4 de abril de 2023

Nº 5 251 - SÉRIE DE 2023 - Nº (094) - SANTOS DE CADA DIA - TERÇA-FEIRA SANTA - 4 DE ABRIL DE 2023 - NÚMERO ( 1 4 8 ) DO 16º ANO

   Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual



Este é portanto o 

94º  Número

da Série de 2023

e o Nº  1  4  8


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  2  5  1


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  0  9  4)



 
4  DE ABRIL DE 2023


SANTOS DE CADA DIA

TERÇA-FEIRA SANTA




(Nº  1  4  8)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****


TERÇA-FEIRA SANTA


Naquele tempo, Jesus, profundamente comovido, disse: 
"Asseguro-vos que um de vós me vai entregar". 
Os discípulos olharam uns para os outros, pois não sabiam quem seria. 
Um deles, o que Jesus mais amava, estava à mesa à sua direita. 
Simão Pedro fez-lhe sinal para que averiguasse quem seria. 
Então ele, apoiando-se no peito de Jesus, perguntou-lhe: 
"Senhor. Quem é?» 
Respondeu-lhe Jesus: 
"Aquele a quem Eu der este pão molhado". 
E molhando o pão deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 
(Junto com o pão, entrou Satanás). 
Então Jesus disse-lhe: 
«Faz o que tens a fazer, mas depressa
Nenhum dos comensais entendeu a que se referia. 
Como Judas guardava a bolsa, alguns supuseram que Jesus o tinha encarregado de comprar algo necessário para a festa ou para dar alguma esmola aos pobres. 
Judas, depois de tomar o pão, saiu imediatamente. 
Era de noite. 
Quando saiu, disse Jesus:
«Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus é glorificado n'Ele». 
(Se Deus era glorificado n'Ele, também Deus se glorificará a Si próprio): 
Simão Pedro disse: 
"Senhor, ,para onde vais?». 
Jesus respondeu-lhe: 
«Aonde Eu vou não me podes acompanhar agora, mas acompanhar-me-ás mais tarde". 
Pedro replicou: 
«Senhor, porque não posso acompanhar-te agora? 
Darei a minha vida por ti". 
Jesus lhe respondeu: 
«Como é que darás a vida por mim?»
«Asseguro-te que o galo não cantará antes que me negues três vezes



ISIDORO DE SEVILHA, Santas
Bispo, doutor da Igreja (556-636)

SANTO ISIDORO bispo e doutor da igreja que foi discípulo de seu irmão São LEANDRO e lhe sucedeu na sede episcopal de Sevilha, na Hispânia Bética hoje Espanha. escreveu muitas obras de grande erudição, reuniu e dirigiu vários concílios e trabalhou com eximia sabedoria e zelo pela fé católica e pela observância da disciplina eclesiástica. (636)


BENEDITO o Africano, Santo
Religioso - 1526-1589


 BENEDITO nasceu emn Fratelo, perto de Messina, ,por volta de 1526, de país etíopes, feitos cativos pelos cristãos e vendidos a um latifundiário siciliano. Na Sicília converteram-se ao cristianismo e contraíram matrimónio. A BENEDITO foi concedida a liberdade por ser o primogénito. Levou desde o principio uma vida tão virtuosa que começaram a designá-lo por "santo mouro". Alguns escarneciam dele, por causa da cor da pele e pela condição de seus pais, mas ele tudo suportava com grande paciência.
Um jovem de nome LANZA, responsável por um grupo de jovens eremitas franciscanos, íntuiu que BENEDITO tinha estofo para religioso e convidou-o a juntar-se a eles. Quando LANZA morreu, BENEDITO foi escolhido para superior da comunidade.
Pouco tempo depois, o papa ordenou a dissolução do grupo e que os membros entrassem numa ordem religiosa, reconhecida pela Igreja. BENEDITO escolheu os Frades Menores da Observância e entrou numa casa da Ordem, perto de Palermo, como irmão converso.
Em 1578 foi eleito para guardião (superior) da casa, apesar de ser analfabeyto e simples irmão leigo. Mostrou-se um superior ideal, dotado de grande capacidade de juizo e de fino tacto. Entretanto, a sua fama de santo e taumaturgo espalhava-se por toda a Sicilia e via-se assediado por numerosas pessoas que lhe pediam graças.
Quando deixou o cargo de Guardião, foi nomeado vigário da casa e mestre de noviços. A seu pedido, foi-lhe permitido deixar esses cargos para voltar a ser cozinheiro, como já fora anteriormente. Era, porém, demasiado famoso, para conseguir viver na solidão como ele tanto desejava . Todos mos dias apareciam pobres a invocar a sua caridade, doentes que pediam a cura  que buscavam conselhos  e direcção espiritual . A sua vida teve sempre por base a caridade, austeridade e penitência.
Morreu em 1589 depois de uma breve doença. O seu culto divulgou-se por toda a Itália, Espanha e América meridional. Foi canonizado em 1807 e é um dos santos protectores da cidade de Palermo.


IRENE de Roma, Santa
Irmã do papa São DÂMASO

Santa IRENE era irmã do Papa São DÂMASO. Quando morreu em Roma, aos 20 anos e foi sepultada no cemitério de CALISTO, na Via Ápia, o irmão dedicou-lhe o seguinte epitáfio, que julgamos poder traduzir do latim deste maneira:

"Descansam agora neste túmulo os restos de quem se consagrou a Deus. Esta é a irmã de DÃMASO: se perguntas o seu nome, chamava-se IRENE. Estando em vida, consagrou-se a Cristo, para que até o exterior patenteasse o mérito da virgindade. Não chegou a completar 20 invernos, mas à idade adiantaram-se insignes costumes, e a piedade veneranda da joiem antecipou-se ao propósito do espirito. Deu magníficos frutos nos seus mais belos anos. A ti me refiro, irmã, agora certificada de quanto de amei. Ao saíres do corpo, deixaste-me um rico penhor, tu que, ao conseguires a melhor parte, a pátria do céu, longe de temeres a morte, livremente entraste nos céus. Eu, porém, senti dor, confesso, ao ver partir tal companhia da vida. mas agora, ao vir Deus ao teu encontro, lembra-te de nós, tu virgem, a fim de a recordação de ti me trazer luz mediante o Senhor"




JOSÉ BENTO DUSMET, Beato
Bispo - 1818-1894


Em Catânia, na Sicília, Itália, o beato JOSÉ BENTO DUSMET bispo da Ordem de São Bento que promoveu diligentemente o culto divino, a instrução cristã do povo e o zelo do clero, e na epidemia da peste prestou grande auxilio aos enfermos. (1894)



AGATÁPODO de Tessalónica, Santo
TEÓDULO de Tessalónica, Santo
Mártires - séc. IV

Em Tessalónica, na Macedónia hoje Grécia, os santos mártires AGATÓPODO diácono e TEÓDULO leitor que pela sua confissão de fé cristã, sob o regime do imperador Maximiano, por ordem do prefeito Faustino foram lançados ao mar com uma pedra atada ao pescoço. (séc. IV)


AMBRÓSIO de Milão, Santo
Bispo - 397


Em Milão, na Ligúria hoje Lombardia, Itália o sepultamento de Santo AMBRÓSIO bispo que no dia de Sábado santo foi ao encontro de Cristo triunfante. A sua memória celebra-se a 7 de Dezembro dia da sua ordenação. (397)

PLATÃO de Constantinopla, Santo
Hegúmeno - 714


Em Constantinopla hoje Istambul, Turquia, São PLATÃO hegúmeno que combateu durante vários anos os opositores ao culto das sagradas inagens e com seu sobrinho São TEODÓSIO STUDITA instituiu no célebre mosteiro de Stúdion. (814)

PEDRO de Poitiers, Santo
Bispo - 1115


Em Poitiers, na Aquitânia hoje França, São PEDRO bispo que favoreceu os inícios da Ordem de Fontevralt e, injustamente removido da sua sede, morreu exilado em Chauvigny. (1115)



GUILHERME CUFFITÉLLI, Santo
Eremita - 1411


Em Sxcicli, na Sicília, Itália, São GUILHERME CUFFITÉLLI, eremita que abandonando a paixão pela caça , passou cinquenta e sete anos na solidão, e na pobreza. (1411)




BENTO MASSARÁRI "o Negro", Santo
Presbitero e monge - 886

Em Palermo, na Sicilia, Itália, o São BENTO MASSARÁRI chamado o Negro por causa da cor da pele, que foi eremita e depois relugioso na Ordem dos Frades menores, semore humilde em todas as circunstâncias e cheio de confiança na divina providência-. (1589(


FRANCISCO MARTO, Santo
Vidente de Fátima - 1919

Em Aljustrel, Fátima - Portugal, o Santo FRANCISCO MARTO que, ainbda criança, consumido rapidamente pela enfernidade, manifestou admirável suavidade de comportamento, perseverança na adversidade e na fé e assiduidade na oralçºão. (1919)

CAETANO CATANOSO, Santo
Presbitero - 1953


Em Réggio Calabreia, It+ália., São CAETANO CATANOSO presbitero que fundou a Congregação das irmãs Verónicas da Santa face para a assistência dos pobres e dor marginados. (1953)


*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...