sexta-feira, 14 de abril de 2023

Nº 5 261 - SÉRIE DE 2023 - Nº (104) - SANTOS DER CADA DIA - 14 DE ABRIL DE 2023 - NÚMERO ( 1 5 8 ) DO 16º ANO

      Caros Amigos






16º ano com início na edição 
Nº 5 102 


NOTA:


Hoje inicia-se nova numeração anual



Este é portanto o 

104º  Número

da Série de 2023

e o Nº  1  5  8


do 16º ano



Todas as biografias podem ser consultadas através dos 
Livros "SANTOS DE CADA DIA" da Editorial A. O. de Braga
MARTIROLÓGIO ROMANO - Edição MMXIII
ou através das etiquetas do Blogue referentes à sua publicação em anos anteriores.

Muito Obrigado a todos os meus Seguidores e Leitores e/ou simples Visitantes
 e continuem a passar os seus olhares por este Blogue e fazendo os comentários favoráveis ou não, como e se o entenderem




Igreja da Comunidade de 
São PAULO DO VISO






Foto de 1-Maio-2022

António Fonseca
Autor desde 7-11-2006

Nº  5  2  6  1


SÉRIE DE 2023  -  (Nº  1  0  4)


 
14 DE ABRIL DE 2023


SANTOS DE CADA DIA




(Nº  1  5  8)




16º  A N O 










BENDITO E LOUVADO 
SEJA PARA SEMPRE

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA



**********************************************************

Todos os Católicos com verdadeira Fé, 
deverão recordar, comemorar e até imitar a 

Vida dos Santos e Beatos de cada dia 
(ao longo dos tempos) e durante toda a vida

___________________________________________________________________________

(*)
(**)
(**************)
(**)
(**)
(**)
(**)
(**)

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




*************
****





LUDOVINA de Schiedam, Santa
Virgem - 1350-1433

Em Schiedam, Géldria, Países Baixos, Santa LUDOVINA virgem que pondo a sua confiança só em Deus, suportou as enfermidades corporais em toda a sua vida pela conversão dos pecadores e redenção das almas. (1455)



PEDRO GONZALEZ TELMO, Santo
Confessor - 1190-1246


Em Tuy, na Galiza, Espanha, o Beato PEDRO GONZALEZ conhecido vulgarmente por SÃO TELMO, presbitero da Ordem dos Pregadores que transformou o seu anterior desejo de glória em profunda humildade e se dedicou particularmente a ajudar os necessitados em especial os navegantes e os pescadores. (1246)


HERMENEGILDO, Santo
Mártir - 585

 Com o estabelecimento do reino visigodo na Espanha, o arianismo converteu -se em religião oficial, de maneira porém que permaneceu intacto o catolicismo dos naturais da terra. Não nos consta como se portaram os primeiros reis Visigodos com os católicos, mas Teodorico (453-466) abriu uma era de perseguição e Leovigildo (569-586), para chegar à unificação total da Península, lançou-se numa campanha tenaz e forte contra os católicos.
O ponto mais delicado foi o de seu filho HERMENEGILDO, que se fizera católico por influxo da esposa INGUNDA, franca e do Bispo de Sevilha., São LEANDRO. Com esta conversão, Leovigildo viu que não só os seus planos de unidade desabavam, mas que perigava mesmo a coroa que cingira. Os católicos acabaram por colocar-se ao lado do filho e proclamá-lo Rei da Península inteira. Passados anos, em Sevilha, foi aclamado como rei por fortes cidades e castelos. O pai chamou o filho para vir a Toledo, capital, mas HERMENEGILDO desculpou-se com o temor de que o matassem. Leovigildo declarou-o então rebelde e começou a enfrentá-lo com a força das armas.
Ño Outono de 582, o pai dirigiu as suas hostes contra Sevilha, para onde HERMENGILDO se retirara. Cerca de dois anos resistiu a cidade; mas por fim carecido de recursos, teve de abandoná-la e retirar-se para Córdova, onde pretendeu em vão refazer-se. Vendo-se também aqui perdido, desistiu das armas e refugiou-se numa igreja, exclamando: 
«Não virá mo meu pai contra mim. 
É crime o pai matar o filho ou o filho ao pai".
Leovigildo enviou o outro filho, RECAREDO, falar com HERMENEGILDO: "Aproxima-te., irmão meu, prostra-te aos pés do nosso pai e ele te perdoará". Realmente, o pai levantou-o e beijou-o. E com palavras carinhosas conduziu-o ao acampamento. mas o cálculo frio impôs-se ao coração e à misericórdia. mandou-o atar, despojá-lo do vestuário real, vesti-lo de escravo, tirar-lhe todos os criados menos um, e levá-lo desterrado para Valência e depois Tarragona. Encerrado num calabouço, manietado de pés e mãos como traidor, tentaram-se inauditos esforços para o fazer apostatar da religião católica, mas tudo foi inútil. Na Páscoa, ,entre silêncio e na escuridão da noite, apresentou-se um, bispo ariano para dar-lhes a comunhão e reconciliá-lo com o pai. HERMENEGILDO repeliu-o indignado, negando-se a comungar da mão de um herege. IUns dias depois cortava-lhe o verdugo a cabeça por ordem do pai (585). Foi São GREGÓRIO MAGNO (604) o primeiro autor a declarar ter HERMENEGILDO sofrido o martírio. 
O sacrifício de Santo HERMENEGILDO não foi estéril, seu irmão RECAREDO sucedeu no trono ao pai, e, pouco depois, fez-se católico; toda a Espanha seguiu o seu exemplo, devido em grande parte ao Bispo de Sevilha, São LEANDRO. mas sobretudo foi numa verificação da máxima de TERTULIANO: "o sangue dos mártires é semente de cristãos".


TIBÚRCIO, VALERIANO e MÁXIMO, Santos

Mártires - data incerta

Em Roma, no cemitério de Pretextato junto à Via Ápia, os santos TIBÚRCIO, VALERIANO e MÁXIMO mártires. ( data incerta)


BÉRNICA, PROSDOCA e SENHORINHA, Santas
Mártires - séc. IV

Em Antioquia , na Síria hoje Antakya, na Turquia, as santas mártires BÉRNICA e PROSDOCA virgens, com sua mãe SENHORINHA que em tempo de perseguição, ao fugirem para se salvarem dos que atentavam contra a sua pureza, encontraram no rio o seu martírio. (séc, IV)

FRONTÃO  de Nítria, Santo
Abade - séc, IV


Npo deserto de Nítria, no Egipto São FRONTÃO abade que com cerca de setenta companheiros, se retirou para a vida eremítica. (séc. IV)


ASACO ou ASICO de Elphin, Santo
Discipulo de São PATRICIO - séc, V


Em Elphin, na Irlanda, santo ASACO ou ASICO bispo, que é considerado discípulo de São PATRÍCIO e primeiro bispo desta igreja. (séc. V)



TOMAIDES de Alexandria, Santa
Mártir - 476

Em Alexandria, Egipto, Santa TOMAIDES mártir. (476)

LAMBERTO de Lião, Santo
Bispo - 688

Em Lião, na Gália hoje França São LAMBERTO bispo que tinha sido monge e depois abade de Fontenelle. (688)



JOÃO de Montemarano, Santo
Bispo - séc. XI ou XII


Em Montemarano, na Campânia, Itália, São JOÃO bispo que colocou todo o ardor da sua actividade na assistência aos pobres e na santificação do clero. (séc. XI)

BERNARDO de Tiron, santo
Abade - 1117



No mosteiro de Tiron, junto de Chartres, França, São BERNARDO abade que por várias vezes se refugiou para a vida eremítica nos bosques e na ilha de Chausey, mas também se dedicou a instruir e conduzir à perfeição evangélica os discípulos que a ele acorriam em grande número. 1117)


BENTO de Avinhão, Santo
Pastor - 1184

Em Avinhão, na Provença, França, São BENTO jovem pastor por cuja virtude, com o auxílio de Deus, foi construída a ponte sobre o Rodano, de grande utilidade para os cidadãos. (1184)



ISABEL (Josefina Caldoch Rovira), Beata
Virgem e mártir - 1936

 Em Cuevas de Vinromá, Castellon de La Plana, Espanha, a Beata ISABEL (Josefina Calduch Rovira) virgem da Ordem das Clarissa apuc



*************



Local de processamento deste blogue, na cidade do Porto



»»»»»»»»»»»»»»»»



ANTÓNIO FONSECA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...