sexta-feira, 20 de setembro de 2013

1758 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - II REIS - (25) - 20 de Setembro de 2013

20 de Setembro de 2013

Nº 1758 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1758

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis(Estes já estão…)

Faltam apenas 830 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


1758 - 2ª Página

20 de Setembro de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

2º Livro dos REIS




Elias ressuscitando o filho da viúva que o acolheu

SEGUNDO LIVRO DOS REIS



CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA SINCRÓNICA DE ISRAEL ATÉ AO FIM



25  -  TOMADA E DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM
No ano nono do seu reinado, no dia dez do décimo mês, Nabucodonosor marchou com todo o seu exército contra Jerusalém. Acampou diante da cidade e levantou trincheiras em redor dela. O cerco da cidade durou até ao décimo primeiro ano do reinado de Sedecias. No nono dia do quarto mês, como a cidade se visse apertada pela fome e a população não tivesse mantimentos, abriu-se uma brecha na muralha da cidade, e todos os homens de guerra fugiram de noite pelo caminho da porta que está entre os dois muros, junto do jardim do rei. Entretanto, os caldeus cercavam a cidade. Os fugitivos tomaram o caminho da planície do Jordão, mas o exército dos caldeus perseguiu o rei e alcançou-o nas planícies de Jericó. Então as suas tropas, que o acompanhavam, abandonaram-no e dispersaram-se. O rei Sedecias foi preso e conduzido a Rebla, diante do rei da Babilónia, que pronunciou sentença contra ele. Degolou os seus filhos na presença de Sedecias, furou-lhe os olhos e levou-o para a Babilónia ligado com duas cadeias de bronze.
No sétimo dia do quinto mês, no décimo nono ano do reinado de Nabucodonosor. rei da Babilónia, Nabuzardan, chefe da guarda e servo do rei da Babilónia, penetrou em Jerusalém, incendiou o templo do Senhor, o palácio real e todas as casas da cidade (2 Par 36, 19). E as tropas que acompanhavam  o chefe da guarda destruíram o muro que cercava Jerusalém.
Nabuzardan, chefe da guarda levou cativos para Babilónia os que restavam da população da cidade, os que já se tinham rendido ao rei da Babilónia e o resto do povo. O chefe da guarda só deixou ali alguns pobres como viticultores e agricultores (Jer 39, 78-12).
Os caldeus quebraram as colunas de bronze do templo do Senhor, os pedestais e o mar de bronze que estava no templo, e levaram todo o bronze para a Babilónia. Tomaram também os cinzeiros, as pás, as facas, os vasos e todos os objectos de bronze ao serviço do culto. O chefe da guarda levou também os turíbulos e os vasos, tudo o que era de ouro, e tudo o que era de prata. As duas colunas, o mar e os pedestais, que Salomão mandara fazer para o templo do Senhor, e todos os objectos de bronze tinham um peso incalculável.
Uma das colunas tinha dezoito côvados de altura, e sobre ela assentava um capitel de bronze de três côvados; em volta do capitel da coluna havia uma rede e romãs, tudo de bronze. A segunda coluna era semelhante, e tinha os mesmos ornamentos (2 Par 36, 18-20; Jer 52, 17-23).
O chefe da guarda levou também o sumo sacerdote Saraías, o segundo sacerdote Sofonias e os três porteiros. Apanhou na cidade um eunuco encarregado de comandar os homens de guerra, cinco homens dos conselheiros do rei que encontrara na cidade, e o escriba capitão do exército, encarregado do recrutamento no país, assim como sessenta homens do povo que foram encontrados na cidade (Est 1, 14; Esd 7, 14). Nabuzardan, chefe da guarda, prendeu-os e levou-os ao rei da Babilónia em Rebla. Este matou-os em Rebla, na terra de Emat. Assim Judá foi levado cativo para longe da sua terra (Jer 52, 24-27). O resto da população deixada na terra de Judá, Nabucodonosor entregou-a ao governo de Godolias, filho de Aicam, filho de Safan (Jer 26, 24).
Quando os chefes das tropas e os seus homens souberam que o rei da Babilónia nomeara Godolias como governador, foram ter com ele em Masfa. Eram eles, Ismael, filho de Natanias, Joanan, filho de Carêz, Sarafas, filho de Taneumet, de Netofa, e Jenozias, filho de Macat, e os seus homens.
Godolias declarou, sob juramento, a eles e aos seus homens; «Nada tendes a temer dos caldeus. Ficai no país, submetei-vos ao rei da Babilónia e tudo vos correrá bem».
Mas, no sétimo mês, Ismael, filho de Natanias, filho de Elisamas de sangue real, veio com dez homens e matou Godolias, assim como os judeus e os caldeus que estavam com ele em Masfa. Então todo o povo, pequenos e grandes, os chefes e as suas tropas fugiram para o Egipto com medo dos caldeus.
No trigésimo sétimo ano do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no vigésimo sétimo dia do décimo segundo mês, Evil-Merodac, rei da Babilónia, no primeiro ano do seu reinado, fez mercê a Joaquim, rei de Judá, e libertou-o. Falou-lhe benevolamente e deu-lhe um trono mais elevado que os dos reis que estavam com ele na Babilónia.  Tirou-lhe as vestes de prisioneiro, e, até ao fim da sua vida, Joaquim comeu à sua mesa. O seu sustento diário foi-lhe assegurado pelo rei durante toda a sua vida (Jer 52, 31-34).




*********************f*********

Fim do 2º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000



+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Este texto deverá ser publicado em 

20 de SETEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 659 - SÉRIE DE 2024 - Nº (136) - SANTOS DE CADA DIA - 15 DE MAIO DE 2024 - NÚMERO ( 1 9 1 )

  Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 136º  Número da S...