quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Nº 1742 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - II REIS - (9) - 4 de Setembro de 2013


4 de Setembro de 2013

Nº 1742 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1742

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis(Estes já estão…)

Faltam apenas 830 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


1742 - 2ª Página

4 de Setembro de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

2º Livro dos REIS





Elias ressuscitando o filho da viúva que o acolheu

SEGUNDO LIVRO DOS REIS



CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA SINCRÓNICA DE ISRAEL ATÉ AO FIM



9 - OS REIS DE ISRAEL E DE JUDÁ, ASSASSINADOS POR JEÚ
O profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas e disse-lhe: «Cinge o teu cinto e parte para Ramot de Galaad com este frasco de óleo. Quando lá chegares procurarás Jeú, filho de Josafat, filho de Namsi. Aproximar-te-ás dele e farás com que se levante do meio dos seus irmãos. Conduzi-lo-ás a um aposento retirado, e tomando o frasco de óleo, derramá-lo-ás sobre a sua cabeça, dizendo: «Isto diz o Senhor: Sagro-te rei de Israel. Depois abrirás a porta e fugirás sem demora». (1 Rs 19, 16). O jovem servo do profeta partiu para Ramot de Galaad. Quando lá chegou, os chefes do exército estavam sentados em reunião. E disse: «General, tenho uma palavra a dizer-te: Jeú perguntou: «A qual de nós?» Ele respondeu: «A ti, general». E Jeú levantou-se, entrou em casa, e o jovem derramou-lhe então, o óleo na cabeça, dizendo: «Isto diz o Senhor: Sagro-te Rei de Israel, do povo do Senhor. Ferirás a casa de Acab, teu soberano, e vingarás o sangue dos Meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor, derramado por Jezabel (Rs 21). Toda a casa de Acab perecerá; exterminarei da casa de Acab, em Israel, todo o varão, escravo ou livre, Farei à casa de Acab  o que fiz à de Jeroboão, filho de Nabat e à de Baasa, filho de Aía. E Jezabel será devorada pelos cães no campo de Jezrael, e ninguém lhe dará sepultura». Dizendo isto, o jovem abriu a porta e fugiu.
Quando Jeú voltou para junto dos oficiais do seu soberano estes perguntaram-lhe: «Tudo corre bem? Que veio fazer esse louco?» Ele respondeu-lhes: «Vós bem conheceis esse homem, e a sua maneira de falar». Eles exclamaram: «Mentira! conta-nos a verdade». «Pois bem, respondeu, ele disse-me isto e isto, e acrescentou: «Isto diz o Senhor: Sagro-te rei de Israel». Levantaram-se, então, imediatamente, tomaram cada um do seu manto, estenderam-no aos seus pés em forma de estrado, e tocaram a trombeta, gritando: «Jeú é rei». Portanto, Jeú, filho de Josafat, filho de Namsi, conspirou contra Jorão, no tempo em que Jorão, com todo o Israel defendia Ramot de Galaad contra Hazrael, rei da Síria. Jorão tinha vindo a Jezrael para se curar dos ferimentos recebidos dos sírios, quando combatia contra Hazael, rei da Síria. Disse então Jeú: «Se esta é a vossa vontade, ninguém fuja da cidade para ir dar a notícia a Jezrael» . E Jeú subiu para o seu carro e partiu, sem demora, para Jezrael, onde Jorão, no seu leito de enfermo, recebia a visita de Ocozias, rei de Judá. A sentinela, que estava no alto da torre de Jezrael, vendo aproximar-se a tropa de Jeú, anunciou: «Vejo aproximar-se uma tropa». Jorão disse: «Toma um carro e manda alguém ao seu encontro perguntar ser tudo corre bem». Ao chegar junto de Jeú, o cavaleiro disse: «O rei manda perguntar se tudo corre bem» . Jeú respondeu: «Que te importa se tudo corre bem? Põe-te atrás de mim e segue-me».
A sentinela avisou: «O mensageiro chegou junto dele, mas não volta». O rei enviou um segundo cavaleiro, que se apresentou a Jeú, dizendo: «O rei manda saber se tudo corre bemJeú respondeu: «Que te importa se tudo corre bem? Põe-te atrás de mim e segue-me». Imediatamente a sentinela deu o aviso: «Também esse chegou junto deles, mas não volta. Pelo modo de conduzir o carro, parece ser Jeú, filho de Namsi, pois corre como um louco». Jorão disse: «Preparai o meu carro». Atrelaram os cavalos ao carro de Jorão, rei de Israel, o qual partiu com Ocozias, rei de Judá, cada um no seu carro, ao encontro de Jeú. Encontraram-no no campo de Nabot de Jezrael (2 Par 22, 7). Ao vê-lo, Jorão perguntou-lhe: «Tudo corre bem, Jeú?» «Como poderá correr tudo bem, enquanto durar a prostituição e a magia de Jezabel, tua mãe».  Então, Jorão voltou as rédeas e fugiu dizendo a Ocozias: «Traição, Ocozias»! Mas Jeú, flectindo o seu arco, atingiu Jorão pelas espáduas, de modo que a flecha atravessou-lhe o coração e o rei caiu morto no seu carro. Jeú disse ao seu oficial Badacer: «Pega nele e atira-o ao campo de Nabot de Jezrael, pois deves recordar o oráculo que o Senhor pronunciou contra ele quando tu e eu, montados, seguíamos Acab, seu pai. Tão certo, diz o Senhor, que assim como vi ontem correr o sangue de Nabot, pagar-te-ei com a mesma moeda, neste mesmo campo, diz o Senhor. Portanto, pega nele e atira-o ao campo, conforma a palavra do Senhor». Vendo isto, Ocozias, rei de Judá, fugiu pelo caminho de Betgan. Mas Jeú perseguiu-o, gritando: «Também a ele!» Feriram-no no seu carro na subida de Gur, perto de Jeblaam. Ele, porém, fugiu para Magedo, onde morreu. Os seus servos levaram-no no seu carro para Jerusalém e sepultaram-no no seu túmulo com os outros irmãos, na cidade de David. Ocozias começou a reinar em Judá no décimo primeiro ano de Jorão, filho de Acab. Jeú entrou em Jezrael, Jezabel, informada da sua chegada, pinto os olhos, adornou a cabeça e pôs-se a olhar pela janela. Quando Jeú entrou pela porta, ela disse-lhe: «Como vais, Zamri, assassino do teu amo Jeú levantou os olhos para a janela e disse: «Quem é esta? Quem?» Dois ou três eunucos fizeram a Jeú uma profunda reverência. «Atirai-a daí abaixo», disse ele. Atiraram-na e o seu sangue salpicou as muralhas e os cavalos, que a esmagaram, sob os seus pés. Jeú entrou, comeu, bebeu e disse: «Ide ver essa mulher maldita e sepultai-a, porque é de sangue real». Foram para lhe dar sepultura, mas só encontraram o crânio, os pés e as palmas das mãos. Vieram, dar a notícia a Jeú, que disse: «Foi este o oráculo que o Senhor pronunciou pela boca do seu servo Elias, o tesbita: Sobre o solo de Jezrael os cães devorarão a carne de Jezabel (1 Rs 21, 23), e o seu cadáver estará sobre a terra como esterco espalhado, de sorte que ninguém, poderá dizer: Esta é a Jezabel».

*********************f*********

Textos do 2º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000



+++++++++++++++++++++++++++++++++++

Este texto deveria ter sido publicado em 

4 de SETEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.

Igreja da Comunidade de São Paulo do Viso

Nº 5 801 - SÉRIE DE 2024 - Nº (277) - SANTOS DE CADA DIA - 2 DE OUTUBRO DE 2024

   Caros Amigos 17º ano com início na edição  Nº 5 469  OBSERVAÇÃO: Hoje inicia-se nova numeração anual Este é, portanto, o 277º  Número da ...