Nº 1742 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013
Distribuição das Tribos em ISRAEL
Nº 1742
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o
ANTIGO TESTAMENTO
que é composto pelos seguintes livros:
ANTIGO TESTAMENTO
que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis, (Estes já estão…)
Faltam apenas 830 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
“IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
1742 - 2ª Página
1742 - 2ª Página
4 de Setembro de 2013
ANTIGO TESTAMENTO
REIS
Mapa antigo de Israel
2º Livro dos REIS
SEGUNDO LIVRO DOS REIS
CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA SINCRÓNICA DE ISRAEL ATÉ AO FIM
CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA SINCRÓNICA DE ISRAEL ATÉ AO FIM
9 - OS REIS DE ISRAEL E DE JUDÁ, ASSASSINADOS POR JEÚ
O profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas e disse-lhe: «Cinge o teu cinto e parte para Ramot de Galaad com este frasco de óleo. Quando lá chegares procurarás Jeú, filho de Josafat, filho de Namsi. Aproximar-te-ás dele e farás com que se levante do meio dos seus irmãos. Conduzi-lo-ás a um aposento retirado, e tomando o frasco de óleo, derramá-lo-ás sobre a sua cabeça, dizendo: «Isto diz o Senhor: Sagro-te rei de Israel. Depois abrirás a porta e fugirás sem demora». (1 Rs 19, 16). O jovem servo do profeta partiu para Ramot de Galaad. Quando lá chegou, os chefes do exército estavam sentados em reunião. E disse: «General, tenho uma palavra a dizer-te: Jeú perguntou: «A qual de nós?» Ele respondeu: «A ti, general». E Jeú levantou-se, entrou em casa, e o jovem derramou-lhe então, o óleo na cabeça, dizendo: «Isto diz o Senhor: Sagro-te Rei de Israel, do povo do Senhor. Ferirás a casa de Acab, teu soberano, e vingarás o sangue dos Meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do Senhor, derramado por Jezabel (Rs 21). Toda a casa de Acab perecerá; exterminarei da casa de Acab, em Israel, todo o varão, escravo ou livre, Farei à casa de Acab o que fiz à de Jeroboão, filho de Nabat e à de Baasa, filho de Aía. E Jezabel será devorada pelos cães no campo de Jezrael, e ninguém lhe dará sepultura». Dizendo isto, o jovem abriu a porta e fugiu.
Quando Jeú voltou para junto dos oficiais do seu soberano estes perguntaram-lhe: «Tudo corre bem? Que veio fazer esse louco?» Ele respondeu-lhes: «Vós bem conheceis esse homem, e a sua maneira de falar». Eles exclamaram: «Mentira! conta-nos a verdade». «Pois bem, respondeu, ele disse-me isto e isto, e acrescentou: «Isto diz o Senhor: Sagro-te rei de Israel». Levantaram-se, então, imediatamente, tomaram cada um do seu manto, estenderam-no aos seus pés em forma de estrado, e tocaram a trombeta, gritando: «Jeú é rei». Portanto, Jeú, filho de Josafat, filho de Namsi, conspirou contra Jorão, no tempo em que Jorão, com todo o Israel defendia Ramot de Galaad contra Hazrael, rei da Síria. Jorão tinha vindo a Jezrael para se curar dos ferimentos recebidos dos sírios, quando combatia contra Hazael, rei da Síria. Disse então Jeú: «Se esta é a vossa vontade, ninguém fuja da cidade para ir dar a notícia a Jezrael» . E Jeú subiu para o seu carro e partiu, sem demora, para Jezrael, onde Jorão, no seu leito de enfermo, recebia a visita de Ocozias, rei de Judá. A sentinela, que estava no alto da torre de Jezrael, vendo aproximar-se a tropa de Jeú, anunciou: «Vejo aproximar-se uma tropa». Jorão disse: «Toma um carro e manda alguém ao seu encontro perguntar ser tudo corre bem». Ao chegar junto de Jeú, o cavaleiro disse: «O rei manda perguntar se tudo corre bem» . Jeú respondeu: «Que te importa se tudo corre bem? Põe-te atrás de mim e segue-me».
A sentinela avisou: «O mensageiro chegou junto dele, mas não volta». O rei enviou um segundo cavaleiro, que se apresentou a Jeú, dizendo: «O rei manda saber se tudo corre bem?» Jeú respondeu: «Que te importa se tudo corre bem? Põe-te atrás de mim e segue-me». Imediatamente a sentinela deu o aviso: «Também esse chegou junto deles, mas não volta. Pelo modo de conduzir o carro, parece ser Jeú, filho de Namsi, pois corre como um louco». Jorão disse: «Preparai o meu carro». Atrelaram os cavalos ao carro de Jorão, rei de Israel, o qual partiu com Ocozias, rei de Judá, cada um no seu carro, ao encontro de Jeú. Encontraram-no no campo de Nabot de Jezrael (2 Par 22, 7). Ao vê-lo, Jorão perguntou-lhe: «Tudo corre bem, Jeú?» «Como poderá correr tudo bem, enquanto durar a prostituição e a magia de Jezabel, tua mãe». Então, Jorão voltou as rédeas e fugiu dizendo a Ocozias: «Traição, Ocozias»! Mas Jeú, flectindo o seu arco, atingiu Jorão pelas espáduas, de modo que a flecha atravessou-lhe o coração e o rei caiu morto no seu carro. Jeú disse ao seu oficial Badacer: «Pega nele e atira-o ao campo de Nabot de Jezrael, pois deves recordar o oráculo que o Senhor pronunciou contra ele quando tu e eu, montados, seguíamos Acab, seu pai. Tão certo, diz o Senhor, que assim como vi ontem correr o sangue de Nabot, pagar-te-ei com a mesma moeda, neste mesmo campo, diz o Senhor. Portanto, pega nele e atira-o ao campo, conforma a palavra do Senhor». Vendo isto, Ocozias, rei de Judá, fugiu pelo caminho de Betgan. Mas Jeú perseguiu-o, gritando: «Também a ele!» Feriram-no no seu carro na subida de Gur, perto de Jeblaam. Ele, porém, fugiu para Magedo, onde morreu. Os seus servos levaram-no no seu carro para Jerusalém e sepultaram-no no seu túmulo com os outros irmãos, na cidade de David. Ocozias começou a reinar em Judá no décimo primeiro ano de Jorão, filho de Acab. Jeú entrou em Jezrael, Jezabel, informada da sua chegada, pinto os olhos, adornou a cabeça e pôs-se a olhar pela janela. Quando Jeú entrou pela porta, ela disse-lhe: «Como vais, Zamri, assassino do teu amo?» Jeú levantou os olhos para a janela e disse: «Quem é esta? Quem?» Dois ou três eunucos fizeram a Jeú uma profunda reverência. «Atirai-a daí abaixo», disse ele. Atiraram-na e o seu sangue salpicou as muralhas e os cavalos, que a esmagaram, sob os seus pés. Jeú entrou, comeu, bebeu e disse: «Ide ver essa mulher maldita e sepultai-a, porque é de sangue real». Foram para lhe dar sepultura, mas só encontraram o crânio, os pés e as palmas das mãos. Vieram, dar a notícia a Jeú, que disse: «Foi este o oráculo que o Senhor pronunciou pela boca do seu servo Elias, o tesbita: Sobre o solo de Jezrael os cães devorarão a carne de Jezabel (1 Rs 21, 23), e o seu cadáver estará sobre a terra como esterco espalhado, de sorte que ninguém, poderá dizer: Esta é a Jezabel».
*********************f*********
Textos do 2º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO
Textos do 2º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
Este texto deveria ter sido publicado em
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
Este texto deveria ter sido publicado em
4 de SETEMBRO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
Sem comentários:
Enviar um comentário
Gostei.
Muito interessante.
Medianamente interessante.
Pouco interessante.
Nada interessante.